Estariam os “relançamentos” matando o mercado de colecionadores?

em 02/01/2010

A MTV Multiplayer lançou um artigo detalhando a queda de valor no clássicos de vídeo-games após seus “relançamentos” através de serviços co... (por Filipe Gatti em 02/01/2010, via Nintendo Blast)

A MTV Multiplayer lançou um artigo detalhando a queda de valor no clássicos de vídeo-games após seus “relançamentos” através de serviços como o Virtual Console de Wii.
Por exemplo, o jogo Castlevania Dracula X, o último jogo lançado da série antes de Symphony of the Night, foi lançado em 2007 no PSP. O valor do cartucho de SNES chegou a valer metade do seu preço comum no mercado retrô após esse evento, alcançando o valor de U$45,00 antes de ficar na média de U$67,00.

chrono O próximo é o clássico Chrono Trigger. Considerado por muitos o maior RPG 2D de todos os tempos, o jogo conseguiu manter seu valor por muito tempo, até que houve o lançamento para o DS em 2008. Depois disso o preço diminuiu cerca de 40% e você consegue encontrar cópias do jogo original por cerca de U$45,00.

Bubble Bobble, clássico do NES, revela a inconstância – e insanidade – do mercado de colecionadores, alcançando o pico do seu valor 13 meses após o lançamento do jogo em 2007 pelo Virtual Console, mas em 2009 o jogo perdeu mais que metade do valor e é possível encontrá-lo por cerca de U$10,00.

Enquanto muitos apreciam os jogos clássicos originais e seu valor sentimental, é um absurdo reclamar da queda do preço. O artigo da MTV foi mostrar como os novos modelos de distribuição para os jogos estão fazendo um estrago no mercado de colecionadores, colocando os valores lá embaixo. Isso é comum, afinal, a Economia Básica nos ensina que o preço deve subir quando há pouca oferta e muita procura, e que deve baixar quando há o inverso. Vários jogadores estão eternamente gratos por poderem jogar Chrono Trigger novamente sem ter que ficar vasculhando o eBay, e principalmente sem ter que pagar preços totalmente absurdos somente porque o jogo é raro. O mercado retrô é geralmente um mercado excluído, onde somente aqueles jogadores nostálgicos o suficiente têm coragem de gastar muito dinheiro somente para jogar alguns clássicos.

a-nerd Isso acaba levantando o assunto dos emuladores. Uma rápida pesquisada no Google e você encontra qualquer jogo da Nintendo antes do GameCube com tremenda facilidade. Olhando um pouco mais a fundo nas pesquisas do Google é possível encontrar traduções em Português feitas por fãs dos jogos clássicos mais famosos. As ROMs não quebram, assim como os cartuchos, e você não precisa de um console super antigo em casa só para jogar um jogo.
Sim, ROMs têm seus benefícios, mas todos sabemos que de cada 10, 9 são ilegais. Jogos com os preços acima do esperado somente encorajam a pirataria dos clássicos – quantos jogadores realmente têm cerca de U$50,00 só para comprar um clássico? Isso contando que o jogador já tem o console antigo em casa.

Os canais de distribuição modernos como o WiiWare, XBLA e PSN, acabaram por dar a oportunidade de todos os jogadores terem a chance de jogar e fazer uma visita aos clássicos sem precisar recorrer à ilegalidade. Comprar Ogre Battle 64 por U$70 no eBay – ou baixar a ROM – não beneficia o mercado, muito menos o desenvolvedor. Pelo menos agora nosso dinheiro pode ir diretamente para quem realmente merece.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.