Wii

Especial: Reflexões e especulações sobre o novo Zelda (Wii) - atualizado

em 20/01/2010

Eu sei que você está ansioso por The Legend of Zelda Wii (ainda sem nome definido), todos nós estamos. E aposto que você também ficou bem su... (por Gustavo Assumpção em 20/01/2010, via Nintendo Blast)

Eu sei que você está ansioso por The Legend of Zelda Wii (ainda sem nome definido), todos nós estamos. E aposto que você também ficou bem surpreso quando Satoru Iwata disse que ele seria lançado esse ano. Pra mim, isso é uma pegadinha daquelas de muito mal gosto - e se não for, pode ter certeza que será algo inédito na história da Big N.
zeldai Fato é que para um game que teoricamente sairá esse ano, as informações que existem sobre ele são muito poucas e a maioria não passam de especulação. Para um game que exige tantos detalhes e tanto tempo de desenvolvimento, é curioso que praticamente nada tenha aparecido oficialmente. Por isso, é melhor pensar na hipótese mais plausível: um lançamento somente em 2011.
Muita coisa é obscura nessa sequência. O primeiro dos fatos dignos de devaneios é a artwork divulgada por Miyamoto e Iwata na coletiva a portas fechadas durante a E3 2009. A misteriosa ilustração mostra um cenário rochoso e bem iluminado com um Link atingindo a fase adulta, em meio perfil. No primeiro plano, uma misteriosa figura prateada.
Esse "ser" é talvez o que mais tenha deflagrado teorias até agora, sejam possíveis ou não. O fato é que a principal especulação é que ele poderia ser a personificação da Master Sword, espada que possui uma importância fundamental na série Zelda. Alguns detalhes ajudam a tornar a informação lolxlppossível - a principal delas é a ausência de uma espada com Link, que aparece empunhando apenas um escudo. Outros indícios são a presença de elementos em comum entre a MS de Zelda Twilight Princess e o desenho (confira na imagem ao lado).
Se o foco do enredo será esse, não dá pra afirmar com certeza, apesar de tudo parecer fazer sentido. O que não dá pra saber é como será a jogabilidade. O próprio Miyamoto já afirmou que esse Zelda foi pensado especificamente para o Wii e que traria muitas diferenças em relação aos demais títulos da Wii_MotionPlus franquia. Some isso ao suporte ao Motion Plus e você vai ter possibilidades muito grandes de mudança e de aperfeiçoamento dos controles. "Pense Zelda enquanto você joga o arco-e-flecha e espada em Wii Sports Resort". "Há pessoas que pensam em Zelda mais como um RPG com controles simples, então achar um jeito de fazer todos felizes é algo que me incomoda", nas próprias palavras de Miyamoto.
Uma possibilidade importante é que esse título seja o responsável por uma forte alteração na estrutura de evolução de jogo que a série sempre apresentou. Eiji Aonuma - mais uma vez o produtor - disse que o esquema vai fugir do tradicional overworld - dungeon - overworld. Repare que em todo game da franquia o jogador explora um mundo aberto, entra em uma dungeon e depois volta para um mundo aberto. A vontade de Eiji Aonuma - o diretor do game - é que pela primeira vez haja uma fuga desse esquema. Esse jeito diferente da história progredir também já foi confirmada por Miyamoto.


  • O que restam são especulações



Desse ponto em diante, nada de factual pode ser afirmado. São apenas suposições. Algumas delas são tão malucas que nem precisam ser mencionadas. Um rumor bastante forte aponta para a possibilidade da existência de uma mecânica de voo inserida no game. A afirmação não foi negada por Eiji Aonuma que disse considerar a possibilidade, afinal já tivemos barcos (Wind Waker e Phantom Houglass) e trens (no recente Spirit Tracks).
link Particularmente, acredito que possamos ter algo épico a caminho. A Nintendo acertou na atmosfera de Twilight Princess, portanto acho bem difícil que haja uma fuga visual grande do antecessor. As alterações na jogabilidade talvez permitam que pela primeira vez tenhamos um Zelda mais próximo dos RPGs ocidentais - mais preocupado com a história e puzzles do que com combates. É claro que posso estar bem enganado, mas acho que a Nintendo está atenta para o que outras produtoras estão fazendo (ei Bioware, estou olhando pra você).
Tudo o que nos resta nesse momento é esperar mais um pouco. Se o lançamento for ocorrer nesse ano mesmo, a possibilidade de um anúncio nos próximos meses, talvez até antes da E3, é extremamente provável. Enquanto não sabemos o que Miyamoto e Aonuma nos reservam, o negócio é especular. Mãos a obra pessoal!

Atualizado: Foi só esse humilde fã da série resolver escrever alguma coisa, que mais rumores acabaram surgindo., vindos do fórum japonês 2chan. Tire suas conclusões!

Segundo os rumores, haverá diversas novidades logo de início no título, como a possibilidade de escolher um Link destro ou canhoto. Parece que a criação da jogabilidade e dos controles estão praticamente finalizados e nesse momento somente os personagens estão sendo trabalhados e a história finalizada. Falando em personagens, parece que a tal imagem prateada não é a Master Sword, mas sim uma garota com importância crucial da história (não há consenso sobre qual é o nome dela Adelle, Adella ou Aderu). Outro personagem mencionado é um dono de pousada na vila de Link que possui um filho que admira Link. 


As outras informações afirmam que os combates sobre o cavalo estarão de volta e que de alguma forma Epona desvia automaticamente de obstáculos existentes. Parece que haverá alguma mecânica de viagem no tempo, embora não tenha sido mencionada que papel isso terá no jogo em si. Por fim foi levantada a chance de ou esse game não se passar em Hyrule ou existirem momentos em um novo mundo.


Não sei quanto a vocês, mas pra mim esses rumores não fazem lá muito sentido. Primeiro porque parecem simplistas demais pra um game da magnitude de Zelda e segundo porque parecem genéricos - longe da inovação que está sendo prometida.
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).