Foi em 2004 a primeira aparição de Final Fantasy: Crystal Chronicles, naquela época para o GameCube, cujo qual foi muito bem recebido pelo público. Quatro pessoas podiam participar do jogo – usando Game Boy Advances – e este primeiro título da série chegou a vender mais de um milhão de cópias. Naturalmente a Square Enix deduziu que esta poderia ser uma franquia de sucesso.
Então foi produzido um novo jogo da série, dessa vez contando uma história anterior ao do primeiro título, chamado Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates. Lançado para o Nintendo DS e seguindo os passos de seu antecessor, era possível jogar com outras pessoas usando a capacidade Wi-Fi do DS. Porém, as vendas não conseguiram ir tão bem em relação ao irmão mais velho, vendendo cerca de 600.000 unidades pelo mundo.
Mas isso não foi o suficiente para desencorajar a Square Enix, que começou a trabalhar no próximo jogo, Echoes of Time. Estranhamente, o jogo foi anunciado poucos meses antes de seu lançamento no Japão, e mais estranho ainda, veio em duas formas diferentes. Uma versão para o Wii e outra para o DS, tudo bem se não fosse por um detalhe: versões idênticas. Está pensando que fizeram um port da versão do Wii para o DS? Nada disso, por mais incoerente que possa parecer, foi o contrário. O resultado foi vendas que continuaram a cair. Combinando as duas versões, não conseguiram alcançar os números de Ring of Fates. A versão de Wii vendeu aproximadamente 160.000 unidades.
Eis que Crystal Bearers é lançado e toma um rumo diferente, sem manter o foco no multiplayer. Mesmo assim, ele falhou em causar impacto tanto no mercado Japonês como no Norte Americano. Até agora, o que podemos ver é que as vendas estão seguindo o mesmo caminho que Echoes of Time, ou seja, bem mal se for considerar um jogo da Square Enix que leva o nome Final Fantasy. Claro, nem tudo está perdido, afinal, o jogo será lançado na Europa dentro de pouco tempo, mas de acordo com o VGChartz, a franquia não tem feito muito sucesso na região. Sem falar que as análises até o momento não estão as mais otimistas possíveis.
E agora? Que rumo a Square Enix deve tomar? Ficou claro que a franquia Crystal Chronicles é (ou era) de grande interesse à produtora. É só vermos os esforços colocados em Crystal Bearers, que foi anunciado antes de Echoes of Time e passou mais de dois anos em desenvolvimento. Só que com as vendas indo tão mal assim, ou eles terão que aumentar drasticamente a qualidade e marketing dos títulos, ou simplesmente abandonar a franquia. Claro que será uma perca e tanto, quem jogou o primeiro jogo sabe o quão divertido ele foi, mas do jeito que as coisas estão indo, talvez seja até melhor para que eles pensem numa nova franquia, com mais qualidade e que promova mais divertimento ao público.