Várias editoras tem reclamado da dificuldade de fazer dinheiro com jogos lançados para o Wii. Um pessoal da Capcom disse que os jogadores hardcores migraram da Nintendo para outro console, ou então que nunca houve uma audiência de verdade para os jogos desse gênero. Mas temos que manter em mente que as pessoas que fazem essa afirmação não são as mesmas que fazem os jogos; elas só publicam. São os responsáveis por contratar artistas e designers para criar os jogos; os empresários que estão mais preocupados em traçar tendências e fazer pesquisas demográficas do que realmente fazer algo.
Pergunte a um desenvolvedor de verdade da Capcom o que ele acha desse assunto e a resposta será totalmente diferente. Quando perguntado ao produtor Ryota Niistuma – que participou em vários jogos para o Wii – sobre o processo de designing de um jogo, a resposta foi simples. Primeiro, ele tenta pensar numa boa ideia para um jogo. Depois, se parece que vai dar certo no Wii, Ryota verifica formas de usar as características únicas do console à vantagem do jogo.
Parece loucura, certo? Por que pensar assim? Por que ele não vai desde o começo pensando no tipo de público ou região que pretende atingir? Bem, acho que é porque “jogos bons vão vender, independente do console.”
Note que ele não disse “Precisamos fazer pesquisas demográficas, pegar os dados de outros jogos para descobrir exatamente o que vende e o que não vende, e então planejar um jogo que dê um retorno financeiro dez vezes maior do que o gasto.” Se ele tivesse esse pensamento, duvido seriamente que fosse capaz de produzir um jogo como Tatsunoko vs. Capcom, e duvido que eu fosse gostar tanto assim dos jogos da Capcom.
Fonte: destructoid