Em nota à investidores, o analista de Pesquisa e Design de Entretenimento Eletrônico (Electronic Entertainment Design and Research, EEDAR) Jesse Divnich disse que espera um anúncio oficial da Nintendo com relação ao portátil, nos “próximos oito meses”, com lançamento previsto para meados de 2011. Apesar do DS continuar no topo das vendas de consoles portáteis, Divnich acredita em um lançamento mais cedo que o esperado para um DS2 (é como o analista se refere ao sucessor) e acabar com ameaças de possíveis concorrentes de chegarem antes às prateleiras.
“A Nintendo sempre teve o controle no mercado de consoles portáteis, apesar de enfrentar diversos concorrentes, a EEDAR acredita que uma das maiores razões do sucesso do monopólio que a Nintendo possui no mercado de console portátil, é a habilidade de remover lacunas de oportunidades para a entrada de novos competidores.”
Por exemplo, Divnich apontou a transição para o Nintendo DS. Ao lançar o aparelho no final de 2004, a Nintendo derrotou o Sony PSP no mercado.
Divnich também apontou o declínio do apoio das publishers ao Nintendo DS, com a Sega, Capcom e Ubisoft, tudo indica menos investimentos para a plataforma no futuro.
Fonte: Gamespot