O advento dos jogos em 3D começou a partir da geração do Nintendo 64, e desde então os jogos 2D tem perdido espaço. A modelagem tridimensional traz uma grande experiência de jogo, mas se engana quem acha que mesmo na geração atual a biblioteca de jogos de duas dimensões é ruim. Diversos jogos usando gráficos 2D – alguns simulando visualmente a terceira dimensão, criando o que chamamos de 2.5D – podem ser citados, como por exemplo LostWinds, A Boy And His Blob, Wario Land, e mais recentemente o New Super Mario Bros. Wii.
Muitas franquias, tanto da Nintendo, quanto das thirds, ainda são esperadas para a geração atual. Mas existem aqueles jogos que definitivamente agradariam muito aos fãs se voltassem em 2D! Quais desses jogos não podem de jeito nenhum faltar no Nintendo Wii?
10. Mega Man
Ok, o Wii tem o Mega Man 9, mas eu realmente ficaria muito feliz com um Mega Man que aproveitasse melhor o potencial gráfico do console. O primeiro Mega Man foi lançado em 1987 para o NES, mas foi somente em 2000, com Mega Man Legends, que a série adquiriu um visual em 3D. A série principal tem um visual gráfico essencialmente em 2D, logo seria interessante se o Mega Man 10 mantivesse essa linha, e avançasse para um colorido mais compatível com os jogos atuais aos quais estamos acostumados.
9. Prince of Persia
Sim! Um Prince of Persia da série original, totalmente em 2D. Seria um retorno às origens. Em 1996, Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame foi lançado para o SNES. Semelhante ao primeiro Prince of Persia, o personagen explora várias áreas correndo, saltando, engatinhando, evitando armadilhas, resolvendo puzzles e bebendo poções mágicas. Esse jogo, no entanto, continha mais combates do que o seu antecessor. Foi em 1999 que a modelagem 3D apareceu na série, em seu terceiro jogo. A partir daí tem início a série Sands of Time, licensiada pela Ubisoft. Um novo Prince of Persia em 2D pode resgatar a qualidade que marcou o jogo na época do SNES. Pura nostagia!
8. Final Fight
O clássico da Capcom marcou época durante a geração do SNES, na década de 90. Final Fight 2 e 3 foram fighting actions que proporcionavam ao jogador o combate corpo a corpo contra múltiplos oponentes, numa abordagem acentuada das artes marciais. Em 2006, a Capcom lançou para o Xbox e o PS2 o primeiro e único jogo em 3D da franquia, versão que definitivamente desagradou muito tanto ao público quanto à crítica. Um possível retorno da série só é aceitável com uma Metro City melhor estilizada mas ainda assim fornecendo o melhor da jogabilidade em 2D.
7. Kid Chameleon
Após o revival de NiGHTS, outro jogo da Sega que pede para retornar é Kid Chameleon. Lançado em 1992 para o Mega Drive, este um ótimo jogo de aventura e com um altíssimo nível de dificuldade. Um remake para o Nintendo Wii seria demais! No jogo, o jogador usa seu personagem para saltar nos inimigos e coletar diamantes, que por sua vez são trocados por novas habilidades. Também é possível coletar máscaras, que mudam a aparência e trazem novas e incríveis habilidades. O jogo nunca teve uma sequência, mas faz parte da biblioteca de grandes clássicos da Sega.
6. Metroid
Atualmente, Metroid está entre as cinco principais franquias da Nintendo. O retorno da série no GameCube consolidou-a como uma das mais importantes para as atuais gerações, ao passo que a qualidade na produção da série Prime marcou a Retro Studios como uma das principais equipes de desenvolvimento da Nintendo. Um novo jogo que fizesse parte da série principal e que tivesse a perspectiva em 2D entrava facilmente entre os títulos mais desejados pelos fãs da série. Agora, em 2010, Nintendo e Tecmo colaboram juntas para o lançamento do novo jogo: Other M. Mesmo que a Retro Studios tenha sido elencada para um outro projeto, é possível confiar que a nova aventura de Samus em 2D certamente será uma das mais esperadas para o próximo ano.
5. Sunset Riders
Um dos grandes títulos do faroeste é Sunset Riders, lançado pela Konami em 1991. Dois anos depois, o jogo foi portado para o SNES. Com um grande foco no tiro, esse shoot’ em up merecia muito um remake, nem que fosse para o WiiWare. No jogo, quatro caçadores de recompensas percorrem por todo o oeste dos Estados Unidos atrás dos bandidos mais procurados pela polícia. Dois personagens usam pistolas, ao passo que os outros dois usam espingardas. À medida que se avança no jogo, você se depara com chefões (no total são oito) cujo valor de recomensa vai crescendo.
4. Alex Kidd
Quem nunca ouviu falar em Alex Kidd? Sem dúvida, uma das franquias cujo retorno é o mais aguardado – talvez a mais esperada se tratando da Sega. As aventuras de Alex Kidd foram protagonizadas no Master System entre 1986 e 1990; na época, a popularidade era tanto que a Sega chegou até a usar o personagem como mascote, antes do primeiro jogo do Sonic ser lançado, em 1991. Desde então, o jovem garoto da Montanha Eternal ficou esquecido. Alex Kidd não tem uma nova aventura desde o Master System, em Alex Kidd in Shinobi World, lançado em 1990. Recentemente, o personagem fez aparições em Sega Superstar Tennis e Sonic & Sega All-Stars Racings, o que no mínimo faz com que os rumores sobre a sua volta aumentem. Se é um aquecimento para o seu retorno ou apenas um agrado aos fãs antigos da Sega, é difícil saber, mas uma coisa é certa: se Alex Kidd voltar, o jogo tem que ser em 2D!
3. Donkey Kong
De longe, o meu jogo preferido do SNES é Donkey Kong Country 2. Jogo impecável, em todos os aspectos, e com uma das melhores trilhassonoras eu que já vi. Eu sinto que essa é uma série que foi feita para o 2D. Um pouco de como ela seria na geração atual é possível de se sentir em Super Smash. Bros Brawl, onde há remakes de cenários e alguns elementos da série. Pessoalmente eu não acredito que algum dia um título sucessor à trilogia Country venha a ser lançado, especialmente porque os três primeiros foram produzidos pela Rareware, mas é possível sonhar com um DK totalmente novo em 2D. Já chega de spin-offs de qualidade duvidosa, tal como o Barrel Blast. Donkey Kong merece um revival de sua era de ouro, em 2D!
2. Kirby
A última vez que Kirby teve uma aventura para um console de mesa (sem contar spin-offs) foi no Nintendo 64, em 2000, no game Kirby 64: The Crystal Shards. Quase dez anos se passaram e até agora nada de um novo Kirby da série principal. Uma versão para o GameCube havia sido anunciada na E3 de 2005, mas depois disso pouco se falou sobre o jogo. Ficou claro que uma transferência para o Wii provavelmente estava sendo realizada, quando em 2007 a própria Nintendo negou que um novo Kirby estivesse em desenvolvimento – mas uma lista vazada em julho desse ano indica o contrário. Ainda que as informações do novo Kirby não passem de especulações, uma coisa é certa: o novo jogo tem que ser em 2D!
1. Sonic
Depois de não-sei-quantas tentativas de emplacar um Sonic em 3D, as quais foram em sua maioria frustradas, a Sega finalmente ouve os seus fãs e começa a fazer um Sonic em 2D! Não vou dizer que mesmo assim estou um tanto cauteloso quanto ao projeto – depois do hype exagerado que eu coloquei em Sonic Unleashed, prefiro não passar pela mesma experiência negativa mais uma vez. Mas é impossível não ficar empolgado, quando o conceito do Project Needlemouse é simplesmente aquilo o que se mais espera de um bom jogo Sonic. As plataformas ainda não foram anunciadas, por isso eu elenco o Sonic no topo dessa lista. Acho muito difícil o Wii ficar de fora, no entanto. Sonic em 2D não pode faltar na biblioteca do Wii. Vamos torcer para que a Sonic Team trabalhe arduosamente para que esse jogo supere todas as expectativas dos seus jogadores.
Qual a sua lista de jogos 2D que não podem faltar no Nintendo Wii? Discuta também em nosso fórum.