Se durante o ano de 2008, as vendas de jogos e consoles pouco foram afetadas pela crise econômica, em 2009 a pressão foi um pouco maior. Mas a época de fim de ano permanece aquecida, ostentando, assim, vendas para o Nintendo Wii e o Nintendo DS superiores a um milhão de unidades por semana. O console de mesa da Sony, PlayStation 3, também tem se mostrado altamente competitivo nesse final de ano.
Nintendo Wii
O desempenho geral do Nintendo Wii em 2009, mostrou-se inferior que ao do ano passado. Enquanto que em 2008 foram vendidas aproximadamente 24 milhões de unidades, as estimativas para esse ano do site especializado VGChartz apontam que as vendas do console não deverão passar das 20 milhões de unidades. Mesmo que os números apresentados pelo site não sejam exatos, a diferença negativa de 2009 para 2008 se mostra verdadeira.Durante os primeiros meses, a mente das pessoas pode estar voltada para o novo ano que começou, mas para os lojistas o ano fiscal ainda não chegou ao fim. As vendas naturalmente caem quando comparadas aos meses de novembro e dezembro, mas estas continuam aquecidas: em janeiro deste ano, foram vendidas em todo o mundo aproximadamente 1,64 milhões de unidades do console, ao passo que em fevereiro foram vendidas 1,43 milhões de unidades e em março 1,15 milhões. Diferente de 2008, em que Smash Bros. foi lançado nas Américas ainda no primeiro trimestre, o começo de 2009 não contou com grandes lançamentos em termos de vendas. Para o primeiro trimestre, destacam-se The House of the Dead: Overkill (fevereiro) com 100 mil unidades vendidas, e o novo Sonic e MadWorld, em março, também com vendas de 100 mil unidades no mês de lançamento.
As vendas do console subiram em abril para 1,2 milhões de unidades, ainda que sem grandes lançamentos. Nas Américas, Guitar Hero Metallica ganha destaque com 200 mil unidades vendidas, ao passo que no Japão são lançados Monster Hunter G (170 mil) e Muramasa (40 mil).
Os meses de maio e junho são os mais fracos do ano para o console, quando as vendas oscilam entre 800 e 900 mil unidades mensais. No mês de maio, o grande lançamento é EA Sports Active, que atinge 580 mil vendas em maio, e mais 580 mil vendas em junho. O jogo de boxe da Nintendo, Punch-Out!!, tem um fraco desempenho em vendas no seu primeiro mês, com apenas 200 mil unidades.
Em junho, começam a ser vendidos os primeiros jogos com suporte ao Wii Motion Plus. No Japão, Wii Sports Resort vende 350 mil unidades em apenas 5 dias, e o posterior lançamento do jogo no Ocidente, em julho, ajuda a alavancar as vendas do console. Tiger Woods vende 230 mil unidades em seu mês de lançamento, e o comentado Grand Slam Tennis da EA Sports atinge apenas 130 mil unidades. Esse fraco desempenho não é nada comparado ao do aguardado The Conduit, que decepciona e não vende mais que 60 mil unidades em seu mês de lançamento.
No mês de julho as vendas do Nintendo Wii voltam superar 1 milhão de unidades (1,12 milhões), por conta do lançamento de Wii Sports Resort no Ocidente. As vendas do jogo superam as do console: 1,7 milhões de unidades.
Em 1º de agosto, Monster Hunter Tri é lançado no Japão. Somente na primeira semana, mais de 580 mil unidades do jogo são vendidas, e a procura pelo console no Japão aumenta em 4 vezes. Mesmo assim, as vendas do Wii caíram no mês no restante no mundo, registrando um dos meses com menor desempenho. Ao todo, aproximadamente 860 mil consoles foram vendidos mundialmente. Mesmo assim, as vendas do Wii Sports Resort continuaram tão firmes quanto às do mês anterior.
Em setembro começam os grandes lançamentos para o console, e em consequência as vendas crescem. O Wii volta a registrar vendas acima de 1 milhão de unidades, ajudado por The Beatles: Rock Band, cujas vendas no mês foram de 480 mil e Guitar Hero 5 (360 mil).
Wii Fit Plus é lançado em 1º de outubro no Japão, vendendo 320 mil unidades em sua primeira semana. Mas com o lançamento em 4 de outubro nas Américas, o jogo consegue vender mais de 1,20 milhões de unidades durante todo o mês. Esse efeito também alavanca as vendas do console, que pela segunda vez no ano passam de 1,55 milhões. Outro lançamento de grande destaque para os lojistas foi Mario & Sonic at the Winter Olympic Games, da Sega, cujas vendas passaram de 520 mil unidades no mês.
Finalmente, em novembro, os grandes lançamentos fizeram muitas pessoas anteciparem suas compas de final de ano. 2,8 milhões de consoles foram vendidos, junto com lançamentos como New Super Mario Bros. (2,2 milhões), Rabbids Go Home (170 mil), Call of Duty (160 mil) e Tony Hawk (150 mil).
O mês de dezembro, como se espera, tem os números mais expressivos para o mercado. Até a semana de 20 de dezembro, estimam-se 4,20 milhões de consoles vendidos. Com esse dado, quase 19 milhões de consoles foram vendidos em 2009. Mesmo que os dados de dezembro sejam estimativas, a divulgação dos números reais dificilmente possibilitará que o console tenha passado de 20 milhões até 31 de dezembro.
Os jogos mais vendidos de 2009
- Wii Sports Resort – 9,96 milhões
- Wii Fit – 9,30 milhões
- Mario Kart Wii – 6,69 milhões
- New Super Mario Bros. Wii – 6,67 milhões
- Wii Fit Plus – 5,96 milhões
- Wii Play – 5,21 milhões
- EA Sports Active – 2,39 milhões
- Mario & Sonic at the Olympic Winter Games – 2,05 milhões
- My Fitness Coach – 1,47 milhões
- Guitar Hero: World Tour – 1,31 milhões
- Animal Crossing: City Folk – 1,29 milhões
- Super Smash Bros. Brawl – 1,24 milhões
- Lego Star Wars: The Complete Saga – 1,22 milhões
- The Beatles: Rock Band – 1,17 milhões
- New Play Control! Mario Power Tennis – 1,08 milhões
A demanda pelo Wii Balance Board continua muito grande. Juntos, Wii Fit e Wii Fit Plus passam das 15 milhões de unidades em 2009. O gráfico abaixo demonstra as vendas mensais dos dois jogos.
*As vendas de setembro do Wii Fit Plus no gráfico referem-se às vendas da primeira semana do jogo no Japão, lançado em 1º de outubro.
Nintendo DS
O portátil da Nintendo segue a tendência do console de mesa e também apresenta vendas anuais um pouco menores. Enquanto que em 2008 foram vendidos quase 28 milhões de unidades do portátil, a estimativa é que em 2009 sejam vendidos 27 milhões. Uma diferença muito pequena, o que demonstra a força do console nas vendas.O primeiro mês do ano teve, como é esperado, vendas um pouco acima da média. O DS vendeu 1,82 milhões de unidades em janeiro. No Japão, o lançamento de Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time merece destaque, com 110 mil unidades vendidas durante o mês.
As vendas caíram em fevereiro, mas não muito: foram 1,5 milhões de DS vendidos e, no Japão, o lançamento de Mario & Luigi 3 fez bastante barulho: 320 mil unidades foram vendidas. Em março, Pokémon Platinum é lançado no Ocidente. A popularidade da série permite que 750 mil unidades do jogo sejam venddas em março, e mais 800 mil em abril.
Ainda em abril, a nova versão do portátil chega ao Ocidente, o DSi. Isso explica a explosão de vendas no mês: 3,23 milhões de portáteis são vendidos no mundo. Até 30 de setembro, mais de 10 milhões de DSi já foram vendidos.
O mês de abril também conta com o lançamento de Rhythm Heaven nas Américas, onde são vendidas 180 mil unidades. Em maio, naturalmente, a quantidade de DS vendidos cai para 1,6 milhão. As vendas de Pokémon Platinum continuam fortes (760 mil). Kingdom Hearts é lançado no Japão e vende 290 mil unidades durante o mês. O novo Ace Attorney também chega ao Japão e vende 160 mil unidades.
Durante o mês de junho, as vendas do console seguem estáveis, na casa dos 1,6 milhões. Mas em julho, o lançamento de Dragon Quest IX no Japão faz a procura pelo console aumentar e 2,33 milhões de unidades são vendidas durante o mês. O jogo também é um dos mais vendidos do ano: somente em julho 3,4 milhões de japoneses foram às lojas comprar Dragon Quest IX.
Em agosto, 1,58 milhões de DS são vendidos. No final do mês, o segundo jogo da série Professor Layton é lançado nas Américas, que consegue vender 70 mil unidades. Mas em setembro, 450 mil unidades do jogo são vendidas no Ocidente. O lançamento de Scribblenauts atrai 160 mil vendas e Mario & Luigi 3 finalmente chega ao Ocidente, vendendo 220 mil unidades no mês. No Japão, muitas novidades: o aguardado Pokémon HeartGold/SoulSilver vende 2,3 milhões de unidades, e a sequência de Inazuma Eleven vende 280 mil. Voltando ao Ocidente, Kingdom Hearts é lançado, atingindo uma marca semelhante à feita no Japão: 270 mil unidades são vendidas.
O mês de outubro segue com 1,56 milhões de DS vendidos. O destaque fica para a versão do jogo de Mario & Sonic para o portátil, que vende 300 unidades. Já em novembro, a sólida biblioteca do portátil ajuda nas vendas: 3,35 milhões de consoles são vendidos. No Japão, um novo jogo da franquia Professor Layton é lançado. Professor Layton and the Specter’s Flute, o quarto jogo da série, vende 300 mil unidades em seu mês de lançamento.
E o ano fecha com o novo The Legend of Zelda: Spirit Tracks, que acumula 660 mil vendas em dezembro. A proximidade do final do ano sempre faz os números alavancarem e para o DS não é diferente: 4,64 milhões de portáteis são vendidos.
Os jogos mais vendidos de 2009:
- Pokémon Platinum – 4,31 milhões
- Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies – 4,10 milhões
- Mario Kart DS – 3,42 milhões
- Pokémon HeartGold/SoulSilver – 3,34 milhões
- New Super Mario Bros. – 3,28 milhões
- Professor Layton and the Curious Village – 2,38 milhões
- Brain Age – 2,21 milhões
- Tomodachi Collection – 2,07 milhões
- Nintendogs – 1,85 milhões
- Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story – 1,71 milhões
- Professor Layton and the Diabolical Box – 1,64 milhões
- Kingdom Hearts 358/2 Days – 1,56 milhões
- Brain Age 2 – 1,49 milhões
- Mario & Sonic at the Olympic Winter Games – 1,49 milhões
- Club Penguim: Elite Penguim Force – 1,47 milhões
Amanhã tem a última parte da Retrospectiva 2009 do Nintendo Blast. Até lá!