Na segunda parte da nossa retrospectiva, vamos relembrar o que de mais importante aconteceu nas feiras e eventos em 2009. Foi um ano controverso, cheio de novidades e de decepções.
GDC: Nintendo domina
O primeiro evento de 2009 foi a Game Developers Conference, que aconteceu no fim do mês de março. Encerrando o ano fiscal, a Big N revelou ótimas surpresas - com destaque para uma nova atualização para o Wii (que adicionava suporte a cartões SD) e o anúncio de The Legend of Zelda Spirit Tracks, que acabou de chegar as lojas americanas. Foram vários pequenos anúncios que corrigiram falhas na estratégia da Nintendo - como novos games para DSiWare e WiiWare.
No geral, a Nintendo surpreendeu e roubou para si todos os holofotes do evento ao apresentar novidades consistentes, surpresas inesperdas e parecer não estar brincando em serviço. Parecia uma preparação para o que estava por vir na E3.
E3: Controvérsias e bom desempenho
2009 começou com expectativas infladas. Para muita gente, teríamos logo no meio do ano a melhor E3 de todos os tempos da Nintendo. Após o fracasso do ano anterior, todo mundo apostava em uma feira que superasse todas as expectativas. Apesar de não ter sido exatamente isso o que aconteceu, a feira de 2009 ficou longe de decepcionar os fãs. Apesar da forma meio displicente com que a Big N apresentou suas novidades, elas vieram e em boa quantidade.
Tivemos a anúncio de New Super Mario Bros. Wii, Super Mario Galaxy 2, novidades de Zelda Spirit Tracks, Wii Fit Plus, Metroid Other M, Golden Sun DS e projetos nem tão impactantes mas também improtantes como Line Attack Heroes e Monado (ambos para o Wii), além da confirmação de versões ocidentais de games inesperados como Style Savvy e Glory of Heracles. Interessante é observar que boa parte desses lançamentos ficaram para 2010, mostrando que a Nintendo fez uma feira à longo prazo, pensando não só nos lançamentos dos meses seguintes mas também na estratégia de seus consoles para 2010. As third parties mostraram sua melhor linha de lançamentos desde a estréia do Wii: The Conduit, Dead Space Extraction, Grand Slam Tennis, Silent Hill Shattered Memories. RE Darkside Chronicles, FF CC Crystal Bearers, Red Steel 2, Rabbids Go Home, TMNT Smash Up…
Mas ainda não foi o suficiente. Enquanto todos esperávamos algum grande game novo ou principalmente, algum periférico inovador, eis que a Nintendo fez o arroz com feijão que aparentemente virou regra para a produtora. No geral, a coletiva não foi ruim. É só comparar com o desempenho de 2008 e ver que bons games foram divulgados. O problema é que mais uma vez só vimos continuações de séries consagradas. Novos EPs parecem estar bem longe dos desejos da Nintendo.
Gamescom e TGS: Muito barulho por nada
O terceiro evento de destaque de 2009 foi a Gamescom, que acabou acontecendo na segunda metade de agosto. O evento em si foi marcado pela grande quantidade de público presente no evento. A Nintendo não realizou coletiva, sendo as grandes produtoras (EA, Capcom, Konami, SEGA, Activision, Square Enix e Ubi Soft) as responsáveis pelos melhores momentos da feira.Mas a grande decepção mesmo estava por vir. E, setembro, a Tokyo Game Show foi uma completa decepção para os nintendistas. As novidades foram poucas e concentradas no DS. Quase nenhuma produtora mostrou títulos para o Wii e as que mostraram, exibiram games já bem conhecidos. No DS, dois títulos se destacaram: o surpreendente Okamiden e o lindíssimo Ninokuni - este último considerado por muitos como o melhor game de toda a feira.
A retrospectiva Nintendo Blast ainda não terminou. Amanhã tem mais uma parte! Até lá