A série Ace Combat é uma das mais respeitadas quando o assunto são simuladores de combate aéreo. Com um time competentíssimo por trás, a série já acumula mais de 10 anos de sucesso desde a estréia no Playstation. Mesmo com tamanho respaldo, nenhum Ace Combat ganhou uma versão para um console de mesa da Nintendo - uma ausência sentida que está prestes a ser superada - pelo menos em partes.
No início de janeiro, o Wii vai receber The Sky Crawlers Innocent Aces, um senhor game dos mesmos criadores da série Ace Combat e um dos melhores títulos do gênero dos últimos anos. Tá certo que o game não leva o nome da série, mas todas as características base estão lá.
Baseado em um romance do japonês Hiroshi Mori, que também já virou mangá e filme, a história gira em torno de um grupo de jovens exploradores do céu. O jogador controla Lynx, membro novato dos Sky Crawlers que precisa ganhar o respeito dos outros integrantes. Há um mistério na trama: o desaparecimento de um grupo de pilotos então ditos como imortais. É aí que a trama se desenrola.
A grande diferença com relação a Ace Combat é que o game segue uma história mais densa.Na versão japonesa do terceiro game AC (o Electrosphere de 1998), a Namco havia inserido uma história mais rica e cenas em anime que acabaram retiradas da versão que chegou ao ocidente um ano mais tarde. Em Innocent Aces há uma preocupação enorme com o enredo, com a presença de muitos mecanismos para contar uma senhora história
A jogabilidade parece ser muito funcional e não oferecer grandes novidades com relação ao esquema dos simuladores tradicionais. O Nunchuk adquire a função de manche, sendo através dele que são feitas todas as manobras com as aeronaves, o contrário do que a maioria dos games faz. Já o Remote fica com a função de promover a aceleração e regular a pressão das turbinas. Quem testou garante que a jogabilidade funciona muito bem, apesar do desconforto inicial até que o jogador se acostume com o Nunchuk.
Outro ponto de destaque é o belíssimo tratamento visual que a NamcoBandai conseguiu. Os modelos das aeronaves são muito bonitos, a movimentação é realista e empolgante. Mas talvez a cereja do bolo seja as cenas em anime que ilustram a jornada. De qualidade e muito bom gosto.
Sky Crawlers é um dos games mais esperados para o início de 2010. Segundo a XSEED o processo de localização está quase pronto e o lançamento deve acontecer no dia 18 de janeiro.