Melhorias para os serviços online da Nintendo?

em 29/12/2009

Com a recente revelação de que a Sony introduzirá uma opção de serviço "PlayStation Network Premium" ano que vem, e com a grande ... (por Filipe Gatti em 29/12/2009, via Nintendo Blast)

nintendo_wii_controllers Com a recente revelação de que a Sony introduzirá uma opção de serviço "PlayStation Network Premium" ano que vem, e com a grande quantia em dinheiro que a Microsoft tem feito com as assinaturas do Xbox LIVE desde 2005, para alguns, parece que os serviços da Nintendo online estão um pouco para trás. Os práticos e fáceis "nomes de usuário" são substituídos com números de 16 dígitos sem nenhuma relevância que é impossível de transferir para outros serviços ou consoles; jogos para download são restritos apenas a 50 MB devido a pequena quantia que o console consegue armazenar internamente, e a baixa resolução não ajuda na hora de navegar pela web.

Melhorias e atualizações podem estar a caminho, mas estamos falando de um crescimento ao suporte online que está acontecendo agora. Super Smash Bros. Brawl possui um sistema anti-lag quase que perfeito, The Conduit permite jogabilidade deathmatch de até 16 jogadores simultâneos, e o Animal Crossing trouxe voz às nossas salas. Será que não é plausível esperar melhorias nos serviços da Nintendo? Graças à expansão ao suporte dos cartões SD, que permite aos jogadores baixarem e jogarem jogos a partir de um cartão SD comum, a capacidade interna do Wii está se tornando algo quase irrelevante. Você consegue colocar em média de dez à quinze jogos do WiiWare na memória interna do Wii, mas com um cartão SD de 4 GB – que hoje em dia não é tão caro – você consegue colocar mais ou menos oito vezes essa quantia.

O Wii Shop Channel está até disponibilizando demos de jogos; aliás, talvez não esteja fazendo isso da melhor forma possível, já que as páginas dos demos não estão ligadas com as páginas dos jogos completos, mas um update de firmware poderia facilmente mudar isso. Remova a restrição de 50 MB (ou aumente-a) e pronto, você tem uma respeitável loja virtual.
Interatividade com o DSi seria uma característica inteligente também. Por que não podemos comprar softwares do DSi com o nosso Wii e transferi-los ao nosso DS?

O Mii Channel é um ótimo exemplo da Nintendo fazendo as coisas como realmente devem ser feitas; você pode criar seus próprios avatares e portanto criar uma forma única de ser identificado em vários jogos. É possível que um dia o Mii evolua para algo com um nome de usuário central e identidade para ser compartilhado e reconhecido entre os jogos, incluindo os produzidos por empresas terceiras. Pena que provavelmente não veremos isso no atual Wii. Esse é um outro conceito que certamente iria necessitar de uma inscrição paga, já que todos os dados teriam que ficar armazenados nos servidores da Nintendo.

As chances de vermos os Friend Codes transformando-se em nomes de usuários são remotíssimas, já que o Friend Code atual está integrado com uma biblioteca imensa de jogos online do Wii, mas para a próxima geração de consoles, isso é algo que a Nintendo deveria considerar.
Sei que isso geraria problemas no console novo, pois os jogos online da biblioteca do Wii não reconheceriam o nome de usuário, mas acho que isso seria um efeito colateral necessário para uma experiência online muito mais agradável.

Se você tem ou já teve a oportunidade de experenciar serviços online através dos outros consoles dessa geração, perceberá que o Wii poderia fazer algumas melhorias nos próprios serviços. É possível que isso já esteja a caminho, o jeito é esperar.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.