A geração atual de consoles é uma das melhores que já presenciamos. Todos os três sistemas oferecem experiências únicas e ao mesmo tempo similares o suficiente para as comparações entre eles serem relevantes. Os rumores para a nova geração de consoles já estão saindo, então está na hora de darmos uma boa olhada no que aconteceu até o momento e ver qual console está mais bem posicionado para vencer essa corrida.
O Nintendo Wii foi lançado como se tivesse um foguete acoplado ao Wiimote. O Wii se deu tão bem, que agora os concorrentes diretos estão correndo atrás do tempo perdido, desenvolvendo seus próprios controles de sensor de movimento. Falando no geral, é possível perceber duas falhas consideradas majoritárias pelos gamers no console da Nintendo: a primeira é o fato dos gráficos não suportarem HD e terem ficado bastante inferiores aos seus concorrentes – algo que eles não pretendem mudar tão em breve – e a segunda falha foi a falta de títulos fortes de empresas terceiras. O Wii fez um tremendo sucesso, mas isso não seria possível se não fossem pelos títulos primários da Nintendo, que fizeram uma legião de fãs desde muito tempo atrás. Não foram muitos os sucessos de empresas terceiras no Wii, e que ainda foram afogados pela maré de péssimos jogos que fizeram os gamers ficarem com medo de comprar títulos que não fossem da Nintendo. Concluindo, o Wii dominou completamente o mercado de gamers casuais, mas será que somente isso é o suficiente para vencer a corrida?
A Sony começou na pole position com após duas vitórias com PlayStation e PlayStation 2, mas essa vantagem acabou quando PlayStation 3 atingiu as prateleiras com preços considerados altos demais. O mercado atingido foi o de uma mistura com gamers hardcores e geeks. Mas gamers normais, e principalmente os casuais, não viam motivo para comprá-lo. Para toda ação existe uma reação, e com as vendas em baixa, as empresas terceiras deram as costas à Sony, que perdeu títulos exclusivos entre outros jogos. Os jogos de empresas terceiras foram a força da Sony em gerações passadas, e esse foi um dano forte. Mas após alguns cortes de preço e o lançamento do PS3 Slim, uma volta por cima está a caminho. Alguns títulos exclusivos fizeram com que a venda crescesse bastante nos últimos meses, e o driver Blu-Ray acabou vingando e sendo útil. Tudo isso está ajudando muito o PlayStation 3, mas ele não ficou muito para trás no começo da corrida?
A falta de experiência afetou pouca coisa no legado do Xbox. O console da Microsoft veio como forte opção para os gamers, tendo jogos para gamers hardcores e com um preço adequado aos gamers casuais. Isso fez com que ele fosse a opção ideal entre o Wii e o PS3 por quase toda a corrida. As vendas foram bem, as empresas terceiras deram um suporte razoável ao console (parte devido ao fracasso inicial do PS3), e o Xbox 360 tomou o lugar do PlayStation 2 como console mais visto nas salas dos gamers, inclusive no Brasil. Porém, no Oriente, as pessoas parecem nem saber o que é Xbox 360, tendo em vários meses vendido menos até que o PSP Go, por exemplo. O Xbox 360 começou um pouco antes na corrida, tendo sido lançado um ano antes que o PS3, e mesmo assim está sendo alcançado por este. Será que o console da Microsoft tem fôlego para ficar até o fim?
Nesse ponto da corrida, o Wii precisa abastecer o tanque, mesmo estando voltas na frente dos concorrentes, pois está desacelerando. Muitas famílias que não tinham nenhuma experiência com consoles investiram no Wii e aprovaram, mas os gamers hardcores não consideram o console como sério o suficiente para suprir as necessidades. O PlayStation 3, por outro lado, começou como uma tartaruga e se tornou numa lebre, correndo rapidamente e ameaçando os concorrentes. Mesmo assim, o Xbox 360 está um pouco a frente do PS3, se levarmos em consideração apenas o mercado Ocidental. O PlayStation 3 até pode dar a volta por cima, mas nesse momento temo que seja tarde demais para passar a Big N.
A Nintendo, por outro lado, deveria estar focando na atualização e avanço de tecnologia do console para a próxima geração, afinal, todos os outros consoles já terão controle de sensor de movimento quando a hora chegar.
E quem vai ganhar essa corrida? Bem, eu particularmente aposto no Nintendo Wii, mas aprendi que não devemos subestimar nossos concorrentes. E você, quem acha que tem mais chances de chegar em primeiro, segundo e terceiro?