2009 já está em seus últimos suspiros. E foi um ano simplesmente fantástico para qualquer dono de Wii e DS. Dezenas de bons games foram lançados, muita coisa surpreendeu, franquias novas surgiram, notícias nos deixaram perplexos e apesar da correria, conseguimos nos divertir muito ao longo dos doze meses desse ano.
Agora chegou a hora de premiar os destaques de 2009, ano que fica marcado pela consolidação da Nintendo na liderança do mercado. Aqueles games que conseguiram se sobressair em meio a um mar de lançamentos – muitas vezes desleal – ficarão para sempre na memória e na lembrança dos jogadores. Esperamos que 2010 seja ainda melhor. E há de ser. Confira os vencedores:
Melhor Jogo de Ação : Grand Theft Auto: Chinatown Wars (DS)
Uma categoria complicada, já que vários bons games do gênero apareceram. No fim, nossa equipe escolheu a experiência profunda e gigantesca de Grand Theft Auto Chinatown Wars. De promessa na E3 2008, o game ganhou corpo e surpreendeu meio mundo ao mostrar uma jornada longa, belo visual e uma variedade de jogabilidade simplesmente impressionante. Está entre os melhores games já lançados para um portátil em todos os tempos.
Melhor jogo de Aventura: New Super Mario Bros. Wii
Surpresa da E3 desse ano, New Super Mario Bros. Wii é um daqueles games que você precisa jogar antes de morrer. Além de ser o primeiro game da série principal a suportar quatro jogadores simultâneos, ele ainda conseguiu unir inovação e tradição ao resgatar personagens da franquia que pareciam esquecidos. O design de fases e inimigos, novas roupas e habilidades, visual retrô e trilha sonora espetacular ainda completam o pacote.
Melhor RPG: Mario & Luigi Bowser´s Inside Story
O humor da série Mario & Luigi é sem comparação. Quem realmente é fã e atento a todos os meandros da série pode perceber que a grande quantidade de elementos no subtexto do game é impressionante. Além de diálogos afiadíssimos, o game ainda possui uma jogabilidade bem simples e balanceada, ligada a visuais graciosos e totalmente estilo Mario. Se somarmos a ideia de dar grande importância ao Bowser, temos um dos mais interessantes games de toda a série Mario.
Melhor game de esporte: Wii Sports Resort
A importância de Resort é evidente. Foi ele o game responsável por apresentar o Motion Plus, acessório que amplia a capacidade do Wiimote reconhecer os movimentos do usuário. E é difícil não se impressionar com a grande quantidade de minigames, alguns deles muito criativos e bem pensados. Nem todos usam o acessório da forma esperada, mas é possível enxergar um ganho gigantesco na experiência de jogo. Foi um dos games mais vendidos desse ano e sem dúvida um dos mais divertidos também.
Melhor game de tiro: Call of Duty Modern Warfare Reflex (Wi)
É meio inexplicável o motivo de só agora, dois anos após o original, o primeiro Modern Warfare chegar ao Wii. A ideia foi tardia, mas pelo menos existiu. Reflex oferece uma surpreendente experiência, lembrando sim o original lançado para PS3/X360 e PC. O visual é bom, a jogabilidade com o Wiimote responde muito bem, as missões são divertidas e o modo online é um dos mais completos do console. Resta esperar se teremos em breve uma versão do segundo game da série, que é ainda melhor.
Melhor game de corrida: F1 2009 (Wii)
Desenvolvido pela Sumo Digital, essa versão da série F1 para o Wii é a primeira depois que a Codemasters conseguiu os direitos da franquia. Para uma estréia, essa primeira tentativa é louvável. Apesar do visual pobre, a jogabilidade é sólida e o game possui modos de jogo bem resolvidos. É uma grata surpresa, principalmente pra quem não acha que gráficos são o elemento mais importante de um game.
Melhor Game Musical: The Beatles Rock Band (Wii)
É emocionante. Se você é fã dos Beatles ou então curte games musicais, esse game aqui é imperdível. O modo carreira fornece uma das mais recompensadoras campanhas da história dos títulos musicais. Relembrar os momentos e os principais sucessos dos Beatles é não menos que algo inesquecível. Engraçado é que dá para sentir a falta de algumas músicas (problema resolvido com as DLCs), mas nada que tire o brilho de um dos games mais comentados do ano, mesmo fora da imprensa gamer.
Melhor Puzzle Game: Boom Blox Bash Party
Criação da mente privilegiada de Steven Spielberg, o primeiro Boom Blox foi uma ótima surpresa na época de seu lançamento ano passado. Bash Party evolui a fórmula oferecendo mais de 400 fases e possibilidades online muito ampliadas. É um bom exemplo de como um título pode ser casual e ao mesmo tempo completo e desafiador. Um dos destaques do Wii nesse ano, sem dúvidas.
Melhor Jogo via Download (WiiWare e DSiWare): LostWinds Winter of Melodias (WiiWare)
O primeiro Lost Winds foi o melhor game da primeira leva do WiiWare. O segundo pode ser considerado o melhor game que já apareceu no serviço. Com um visual impecável, fases muito bem projetas e uma trilha sonora arrebatadora, Winter of Melodias adiciona mais variedade, profundidade e desafio ao carisma do game anterior. É um dos grandes games de 2009.
Melhor Trilha Sonora: Little King Story (Wii)
Little King's Story é todo bom, mas a trilha sonora de Yoko Shimomura e Yutaka Minobe é impactante. Sabendo fazer uma leitura impressionante da trama, as composições brincam com temas clássicos reais – como claras referências ao "God Save the Queen". A alternância de melodias, o rico trabalho de ambientação e a dublagem de qualidade terminam por ampliar a experiência de jogo.
Melhor Visual: Dead Space Extraction (Wii)
As expressões faciais realistas, a movimentação perfeita e os mais belos efeitos já realizados no Wii tornam Extraction um game de impacto e que de certa forma dita uma nova era para o visual de games de ação no console. Apesar de uma lentidão aqui ou acolá, o game conseguiu transpor a mesma atmosfera de tensão do primeiro game para essa versão que era pra ser inferior, mas manteve o mesmo rigor técnico do original.
Melhor Nova Franquia: Scribblenauts (DS)
Scribblenauts tem problemas? Sem dúvida. Os controles pouco precisos, a mecânica falha de uso de itens e a necessidade de algumas vezes “adivinhar” o que o game quer são frustrantes. Mas após superar essa barreira você terá contato com um game poucas vezes visto. O herói Maxwell é super carismático e a jogabilidade convida o jogador a se superar e a usar sua imaginação a todo momento. Poderia ser melhor - e se o fosse poderia facilmente ser o melhor game de 2009.
Surpresa do ano: Silent Hill: Shattered Memories (Wii)
O Wii está recheado de títulos de terror genéricos. Pensando rapidamente já dá pra citar vários games do estilo que oferecem mais do mesmo. De certa forma era o que se esperava de Shattered Memories – releitura do primeiro game da série Silent Hill. A Konami, sem medo de ousar, surpreendeu a todos com o game que talvez seja o melhor que a série ganhou nos últimos tempos. Além de um ótimo visual, a decisão acertada de remover os combates e os puzzles inteligentes, o game ainda oferece uma história bem rica. Grata surpresa.
Boxart do ano: New Super Mario Bros. Wii
Com um lindo fundo vermelho e destaque para a opção 4 player, a box de New Super Mario Bros. Wii foi considerada pelos próprios criadores como "especial". Reggie deixou isso bem claro "É algo que o Miyamoto e seu time estavam tão apaixonados, que quando chegou o momento de fazer a embalagem, tivemos várias discussões internas em como fazê-la ser especial também. E foi aí que surgiu a ideia da caixa vermelha: Como mostraremos aos fãs da Nintendo, à nossa grande comunidade, a magnificência deste título? Com o vermelho do Mario". E parece que surtiu efeito!
Melhor Produtora: Nintendo
Com dezenas de lançamentos de peso e algumas surpresas, a Nintendo mais uma vez dominou o ano. Além de subsidiar ótimas equipes internas, a Big N ainda produz games fantásticos desenvolvidos em outros estúdios. Se pensarmos que os grandes medalhões (Galaxy 2, Metroid e porque não, Zelda) ficaram para 2010, dá pra afirmar: a Big N é um monstro.
Personagem do Ano: Little Mac - Punch Out!! (Wii)
A volta de Punch Out!! depois de mais de 15 anos foi festejada pelos fãs da Nintendo. Em um ano marcado por personagens fortes estrelando grandes títulos, o carisma de Little Mac e a volta por cima da série se destacaram. Os vídeos de promoção do lançamento do game, mostrando um ator real interpretando o herói contribuíram ainda mais para a exposição de Little Mac por aí. Pelo retorno e pelo carisma, ele é nosso personagem símbolo de 2009.
Fato do Ano: Nintendo + Team Ninja = Metroid Other M
As caras de surpresa e os queixos caídos ao fim da coletiva da Nintendo na E3 mostraram que algo havia surpreendido a todos – e positivamente. Other M é uma mudança bem vinda na franquia depois de anos nas mãos da Retro Studios. Voltando a ser um side scroller, estilo que consagrou a série, o game ganha muitas características dos títulos do Team Ninja (quantidade enorme de inimigos e visual limpo) numa união inesperada e que não dá muito pra saber no que resultará.
Game mais esperado para 2010: Super Mario Galaxy 2
Anunciado de forma impactante na E3 2009, Super Mario Galaxy 2 tem potencial não só para superar o original como pra se tornar o melhor game dessa geração. Além de muitas novidades (a maior delas a presença de Yoshi) dá pra esperar um game caprichado ao último com recursos dos mais diferenciados. E o melhor é que o lançamento pode estar mais próximo do que a gente imagina!
E os destaques negativos são:
2009 também foi um ano de decepções. Destaque na E3, o game de ação COP The Recruit chegou cheio de defeitos ao DS. The Conduit (Wii) fez muito barulho e nada provou. E o que dizer da versão sem brilho e cheia de problemas de Valhalla Knights para o Wii?
- Pior Jogo de Wii- Valhalla Knights Eldar Saga
- Pior Jogo de Nintendo DS : C.O.P. The Recruit
- Pior Jogo via Download (WiiWare e DSiWare)- Sexy Poker (WiiWare)
- Pior Trilha Sonora : Dirt 2
- Pior Visual : Valhalla Knights: Eldar Saga (Wii)
- Pior game do ano - Valhalla Knights Eldar Saga (Wii)
- Decepção do ano: The Conduit (Wii)
O Nintendo Blast ainda elegeu juntamente com outros sites e blogs o Top 10 Games de DS e Top 10 Games de Wii de 2009. Para ver quem foram os eleitos confira a edição desse mês da Revista Nintendo Blast.