No final deste ano, donos do Nintendo Wii terão a oportunidade de visitar Silent Hill: um povoado pleno de pessoas sinistras onde coisas macabras acontecem por toda a parte. Paredes de gelo que espontaneamente estouram do chão, mortos-vivos obcecados por qualquer coisa que se mexa, e os próprios moradores em si, cujo comportamento coloca em dúvida o quanto eles são confiáveis. O começo de todo esse mistério vai ser contado mais uma vez em Silent Hill: Shattered Memories, remake do Silent Hill original de 1999.
As influências da sua personalidade no jogo
Para você que nunca teve a oportunidade de jogar Silent Hill, eis uma síntese do enredo: Harry Mason viajava com sua filha, Cheryl, quando após um acidente de carro ela misteriosamente desaparece. E então começa a busca pela garota, na intrigante cidade de Silent Hill. A introdução à assombrosa experiência é bastante criativa. Você está no escritório de um psicólogo com uma lista de perguntas bem à sua frente. São perguntas pessoais, feitas para traçar a sua personalidade. O psicólogo, que o observa atentamente, depeja a sua bebida num copo e pede para que você responda a uma série de perguntas sobre o seu comportamento – Você já traiu o seu cônjuge? Ingere bebidas alcóolicas? – e por aí vai. Essa será a base para a avaliação do jogo sobre você. Em alguns pontos do jogo, o psicólogo voltará a te encontrar com novos testes – para continuar a projetar o seu perfil. Há diferentes atividades, como colorir e organizar quadros.
Mas como, exatamente, pode o seu comportamento mudar o universo do jogo? Algumas alterações serão tão sutis que você provavelmente nem vai notar. Por exemplo, uma sombra de cor diferente ou um efeito de luz diferente dentro do corredor. Mas outras coisas naturalmente serão mais fáceis de ser percebidas. No jogo, o protagonista Harry Mason, encontra-se com uma agente polícial numa espécie de lanchonete enquanto ele procura por sua filha desaparecida. A agente é curta, grossa e exige que ele abandone a busca e volte para casa. Mas dependendo do seu perfil ela também pode ser excepcionalmente atenciosa, pronta para lhe ajudar no que for preciso.
A luta para encontrar Cheryl
O jogo começa após um acidente de carro, evento para o qual todo o restante da história estará centrado. Jogando na pele de Harry Mason, você precisa encontrar a sua filha. Segurando uma lanterna em sua mão direita -- que é encontrolada pelo Wii Remote, ao passo que você move o personagem com o Nunchuk –, você vai encontrar alguns puzzles para serem resolvidos durante a caminhada. Por exemplo, ter que encontrar uma chave para abrir uma porta trancada.
Conforme o tempo passa, as coisas vão ficando mais sinistras. Depois de descobrir que estamos em Silent Hill, tropeçamos de volta ao cenário do começo do jogo, onde aconteceu a batida do barro, mas as coisas parecem um pouco estranhas… Há uma balança mexendo-se sozinha, sem nenhuma razão aparente, e quando se tira uma fotografia dela, é possível ver na foto uma garotinha sentada na balança. Você não pode interagir com a garotinha, mas esse pequeno fato é só o começo de uma série de coisas que serão vivenciadas a seguir.
Eis que paredes de gelo começam a surgir do chão, à sua volta! Você não pode escalar essas paredes, porque estão muito frias, então você precisa encontrar uma outra maneira. Tudo bem, a situação não é das melhores, mas poderia ser muito pior, né? Então que tal se uma horda de mortos-vivos começar a te perseguir? Não há qualquer combate em Shattered Memories, então você precisa correr feito um louco dessas criaturas demoníacas. O jogo oferece uma sequência bastante elaborada de perseguições, em que nós batemos por portas, rapidamente escalamos paredes (normais) e derrubamos estantes para retardar as crituaras que estão nos perseguindo, tudo isso na escassa esperança de que nós vamos sobreviver a este verdadeiro terror…
O Wii Remote também poder usado para você mexer em seu telefone celular, onde você pode salvar o game, checar o mapa, ouvir mensagens e tirar fotografias. Uma coisa bem legal é que há alguns momentos do jogo em que o seu celular pode indicar áreas de interesse. Conforme você se aproxima, o som que sai pelo seu Wii Remote vai ficando alto e mais alto (entenda-se BEM alto).
Os puzzles com os quais você topa no começo do jogo não são muito complicados. Não haverá nada de muito diferente do que ter de subir paredes e abrir portas; quando uma porta não abre, você precisa bisbilhotar a área até encontrar uma chave. As soluções geralmente estão bem próximas, então felizmente você não vai precisar atravassar o povoado para pegar um item que resolve um puzzle que não tem ligação alguma com aquela área longínqua.
Shattered Memories foca mais na exploração e na experiência do que em aniquilar criaturas. Quando você finalmente estiver cara a cara com aquelas hostis criaturas que se parecem com múmias, a sua única opção vai ser correr tão rápido quanto o botão Z permitir. A estratégia de saída é destacada por linhas azuis, indicando todas as portas de fuga e paredes escaláveis possíveis. Existem múltiplas opções, mas a sua única meta é a de escapar antes de ser dominado por aquelas bestas pegajosas. Se acontecer delas chegarem a arranhar as suas costas, você poderá atirá-las balançando o Remote e Nunchuk. Essas sequências de perseguição são frenéticas e tensas, mas felizmente não são constantes, então você não tem que estar pronto para correr o tempo todo.
Até agora, Shattered Memories tem se mostrado como um promissor título para o Nintendo Wii. A Climax Studios parece ter feito um incrível trabalho de recriação do povoado, deixando-o desolado mais ainda assim bastante perturbador. Os uivos do vento, as visitas por lojas abandonadas, e música melancólica com os sons ímpares certamente vão fazer o seu pulso disparar. Silent Hill: Shattered Memories tem data marcada para 8 de dezembro.