A famosa série da Chunsoft, Mystery Dungeon, migra para os Wiis americanos em Fevereiro de 2010 com Shiren the Wanderer, publicado pela Atlus. A franquia que já emprestou seu gameplay para os famosos do mundo dos games Pokémon e Chocobo chega na nova geração pelo console da Nintendo.
-
Um pouco do mesmo e muito de novo.
Shiren the Wanderer traz a jogabilidade conhecida de sempre. Uma mistura de RPG com estratégia em turnos, que chega a lembrar um jogo de tabuleiro, que ficou bastante conhecida por Pokémon Mystery Dungeon. Os andares dos labirintos são gerados aleatoriamente por um complexo algoritmo, o que faz com que o jogador seja sempre apresentado a novos desafios. O novo sistema Dragon Orb permite que os equipamentos sejam melhorados durante a aventura. Ainda existem atividades pós-jogo, como por exemplo quests adicionais, Super Dungeons, torneios e o desafio do labirinto de 1000 andares.
O enredo é básico: Uma princesa se encontra adormecida por 1000 anos dentro da Mansão Karakuri. Quando o antigo mestre de Shiren lhe dá a chave Karakuri, o aventureiro se vê no meio de mistérios envolvendo passado e presente, com o objetivo de descobrir a história da garota e eliminar uma antiga força do mal. Com sorte, poderemos ter reviravoltas na história, mas não é de se esperar muito, ainda mais pelo estilo do jogo.
Apesar de esforços da parte da publisher, Atlus, a versão americana do game será, de certa forma, capada em relação à oriental. Os Rescue, Versus e Item Transfer, modos de jogo online, tiveram que ser deixados de lado na localização. Porém, como forma de compensação ao consumidor, todos os DLCs existentes na versão japonesa estarão presentes no disco. Mas mesmo sem esses submodos, Shiren the Wanderer ainda é um ótimo jogo a ser apreciado.
Dessa forma, Shiren será mais uma grande opção para os amantes de RPG donos de Wii, que reclamam principalmente da falta de jogos do gênero no console. Para aqueles que gostaram de Final Fantasy Fables: Chocobo’s Dungeon, podem esperar um Dungeon Crawler de maior qualidade que Shiren the Wanderer, sem dúvida, atenderá as expectativas.