Prévia: New Super Mario Bros. Wii

em 02/11/2009

Quando na E3 2009, Perrin Kaplan mostrou pela primeira vez New Super Mario Bros. Wii as opiniões logo entraram em divergência. Afinal, é ... (por Gustavo Assumpção em 02/11/2009, via Nintendo Blast)

1000nsmobject-390x550Quando na E3 2009, Perrin Kaplan mostrou pela primeira vez New Super Mario Bros. Wii as opiniões logo entraram em divergência. Afinal, é mesmo necessário um game de visual ultrapassado e que praticamente recria momentos já vistos em outros games da franquia? É importante um game cooperativo onde “morrer” é praticamente impossível?

New Super Mario Bros. foi lançado para o DS em 2006 e se tornou um inesperado sucesso. Não que já não tínhamos a idéia de que ele seria recebido da melhor forma possível pelo público, mas o fato é que até hoje, mais de três anos após o lançamento, ele ainda continua na lista dos mais vendidos mundo afora. Mas afinal, o que faz dele um game tão interessante e com apelo comercial tão forte?

A resposta mais plausível talvez seja tradição. Ao mesmo tempo que apresenta um visual renovado e novos elementos de jogabilidade, NSMB conseguiu manter o mesmo espírito dos games iniciais. E é aquela coisa: Mario em 3D é sempre muito bom, mas foi nas duas dimensões que o bigodudo se tornou o ícone que é.

Com tanto sucesso, era meio esperado que mais cedo ou mais tarde uma continuação fosse anunciada. No início a maior expectativa era que o game tivesse seu retorno no próprio DS. Mas surpreendentemente, o anúncio acabou sendo de uma versão para seu console de mesa, o Wii.

Muito mais que um New Super Mario Bros. 2

i_20303

Quem pensava que a Nintendo faria apenas mais um game de plataforma com o bigodudo, se enganou profundamente. New Super Mario Bros. Wii é mais que isso. Tentando buscar o amplo público casual e novato do console, a Big N criou um sistema de jogabilidade cooperativa que amplia a possibilidade de que jogadores não muito acostumados aos games atuais possam novamente se sentirem tentados a jogar – e mais que isso – se divertir.

A possibilidade de até quatro jogadores interagirem e jogarem ao mesmo tempo é uma decisão ao mesmo tempo ousada e original nos games de plataforma da série Mario. Para que tal fórmula funcionasse, a equipe de desenvolvimento fez o mínimo de alterações possíveis no esquema. O expoente máximo disso é que o game é jogado de forma tradicional, com o Remote na posição horizontal, o que não assusta os jogadores menos inexperientes.

Com o foco voltado para o jogo multiplayer, os quatro jogadores podem escolher entre quatro personagens: Mario (jogador um), Luigi (jogador dois), e dois Toads: um amarelo (jogador três) e um azul (jogador quatro). Os Toads se tornam os elementos centrais da jogabilidade cooperativa, já que podem ser jogados, agarrados e usados para alcançar impulso. Em alguns momentos, só será possível prosseguir se os jogadores que controlam Mario e Luigi usem como impulso os Toads. É um esquema já visto em alguns títulos, mas completamente inédito em qualquer Mario.

Para tornar a aventura ainda mais dinâmica, a Nintendo criou novos itens e habilidades. Entre as novidades está a Propeller Suit que permite aos jogadores voarem e a Penguin Suit que permite que os jogadores congelem os inimigos. A possibilidade de se montar em Yoshis também está mais que confirmada e eles, assim como em Super Mario World e Super Mario World 2: Yoshi's Island, possuem cores, características e funções diferentes.

Outro ponto interessante e de destaque é que assim como em Legend of Zelda: Four Swords, a disputa funciona em um sistema de classificação ao fim de casa nível. São computas o número de inimigos derrotados, as moedas coletadas e pontos totais, que ranqueiam os jogadores de acordo com o seu desempenho. São dois modos diferentes multiplayers diferentes Free For All e Coin Battle. No primeiro, ganha quem conseguir mais pontos e no segundo, mais moedas. É mais um elemento para ampliar a experiência multiplayer – muito bem vindo por sinal.

Uma aventura tradicional, mas sem esquecer as novidades

i_20310

Assim que começa um novo jogo, o player contará com cinco vidas. Na demo exibida na E3, existia um pequeno atraso até que o jogador retornasse ao jogo após perdê-las. Agora, a equipe de desenvolvimento removeu esse detalhe, tornando a disputa muito mais rápida e dinâmica. Uma outra novidade é que a fase recomeça se todos os jogadores morrerem ao mesmo tempo, mesmo que haja vidas sobrando – o que deve aumentar o desafio.

A Nintendo já confirmou que existem ao todo oito mundos ramificados (no mesmo estilo que o usado em New. Super Mario Bros. do DS) cada qual com um tema diferente. Estarão presentes as famosas casas-cogumelo com itens e power-ups, as fortalezas e o castelo no fim de cada mundo. Para alguns esse é um ponto fundamental para manter as características fiéis a tradição. Para outros mostra uma certa falta de criatividade – que no caso parece proposital.

i_20304Outra novidade são as chamadas Super Skills. Assim que o jogador encontra moedas especiais escondidas em locais chave das fases, são liberadas uma série de vídeos usando a engine do modo Super Guide (veja box) que mostram ao jogador como conseguir vidas infinitas, encontrar objetivos secretos e modos alternativos de jogabilidade.

A Nintendo também tem trabalhado para oferecer em diversas fases alguns elementos diferentes e inéditos. Exemplo são as já divulgadas fases com jangadas, que podem afundar na água se tiverem muitas pessoas em cima, o que é indicado por um número na parte superior. Outras novidades são a possibilidade de se jogar barris nos inimigos e as missões especiais – liberadas após a fase ser completada uma vez.

Um super-guia para os novatos

i_20302Apesar de tantos elementos que com certeza farão a alegria dos fãs, o esquema que mais vem ganhando destaque e criando um certo desconforto na mídia. Trata-se do modo Super Guide, criado para que jogadores que encontrem muita dificuldade possam superar desafios que estão além de sua habilidade. É mais ou menos como um piloto automático.

De início, se acreditava que o modo pudesse ser ligado/ desligado em qualquer momento ou quando o jogador tivesse um desempenho ruim. Recentemente, a Big N divulgou os requisitos para que o modo entre em funcionamento:

  • Estar jogando o single-player
  • Perder oito vidas seguidas (ou seja: um game over e meio)
  • Depois de perder oito vezes e recomeçar a fase, surge uma caixa verde voando. Usando Mario jogador acerta a caixa e entre no modo Super Guide.
  • O jogo passa a mostrar Luigi completando os desafios em uma demo na mesma engine do game
  • Não é mostrado como conseguir itens secretos
  • Em qualquer momento o jogador pode retomar o controletendo o modo Super Guide passado a ‘parte difícil’ para ele

Depois das devidas explicações feitas, fica bem claro que trata-se de algo opcional e que de maneira alguma torna o game mais fácil ou menos desafiador. Um alívio, até porque muita gente esperava um game fácil, o contrário do que os últimos vídeos tem mostrado.

 New Super Mario Bros. Wii é um game que deve se tornar um dos grandes sucessos para esse fim de ano. O lançamento ocorre logo mais, no dia 15 de novembro e é bom você já reservar uma grande parcela do tempo das suas festas de fim de ano e de suas férias para curtir com seus amigos a versão mais divertida da série Mario em muito tempo. Difícil é imaginar o que nos espera!

i_20316 i_20312i_20318


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.