Mario Bits: Game Over

em 26/11/2009

Hey paisano! Além do horizonte, avisto um Mario Bits chegando... qual será o tema dessa vez? Mais uma informação de explodir mentes no mundo... (por Eduardo Jardim em 26/11/2009, via Nintendo Blast)

Hey paisano! Além do horizonte, avisto um Mario Bits chegando... qual será o tema dessa vez? Mais uma informação de explodir mentes no mundo do Mario? Mais uma localidade que ninguém nem esperava que fosse existir no Marioverso? Ou que tal falar sobre, nada mais, nada menos que o... Game Over? Direto do Reino do Cogumelo, senhoras e senhores, moças e rapazes, fungos e tartarugas, chegou a hora do Mario Bits!

Às vezes você foi tão ruim num jogo, por algum motivo não se acostumou com a jogabilidade, que, frustrado, é galardeado com a tela maldita do Game Over. Mais do que uma tela anunciando o fim de sua alegria, o Game Over no mundo do Mario é um assunto um tanto mais profundo do que você possivelmente pensa.

O Game Over é um termo usado em praticamente todos os jogos do Mario e em quase todos os demais jogos que você já experimentou; ele é dado ao jogador quando o personagem perde todas as Vidas Extras. Normalmente, eles não podem continuar e devem recomeçar o jogo, mas ainda podem carregar seu progresso. Em poucos casos, como nos jogos mais frustrantes, eles não podem recomeçar de onde pararam e um Game Over individual pode ser ainda mais from hell do que em qualquer outro jogo.

A tela de Game Over difere de jogo pra jogo, mas o texto é geralmente sobreposto num plano de fundo preto. A música tocada no momento geralmente é de desânimo ou de chacota com o jogador, que falhou em realizar suas metas. No mundo dos video games, existem os Game Overs clássicos...

Os bem-elaborados...


Os bizarros...


E aqueles que vão te detonar com realidade desnecessária:

Em Super Mario Bros.: The Lost Levels, se o jogador morrer no World 9, a tela de Game Over será diferente e mais especial:

Aparentemente, um Game Over na série Mario é o equivalente à morte, como evidenciado em Super Paper Mario, onde Dimentio manda Mario e seus parceiros ao "próximo mundo", que é como ir ao Céu ou ao Inferno. Mario, Luigi e Bowser acabam em The Underwhere, que é um pouco parecido com o inferno, onde alguns Shaydes, residentes do The Underwhere, perguntam a Mario como foi o seu "jogo", se referindo à sua vida. Também, muitos Shaydes podem ser vistos discutindo sobre como eles conseguiram seu Game Over. The Overwhere, onde foi a Princesa Peach, é como o céu, rodeado pelo sol, nuvens e arco-íris.

Dito isto, todas as conversas em The Underwhere parecem sugerir que os Shaydes podem solicitar uma audiência com a Rainha Jaydes (governanta de The Underwhere), que vai pesar seus pecados e enviá-los a The Overthere, submetê-los a punições por seus crimes ou mesmo devolvê-los à terra do jogo, se a situação exigir. Um Shayde especula que, se uma pessoa morta morrer novamente no Underwhere ou no Overthere, seu pós-jogo termina e eles vão ao "pós-pós-jogo" ("post-aftergame"), se é que tal lugar existe.

Em Super Mario 64, quando Mario ganha um Game Over, o jogo retornará à tela de título, mas o plano de fundo é vermelho e diz "Game Over". Uma música de desapontamento é tocada, e o rosto de Mario parece todo tonto. Em Super Mario 64 DS, o rosto de Mario não aparece, mas a música ainda toca. Em Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy, o "Too Bad!" se transforma num sinal vermelho de Game Over. No segundo, a cor é roxa. Ambos também incluem uma breve música de decepção.
Isso é tudo o que tenho a falar sobre a tela de Fim de Jogo. Decepções, desapontamentos e frustrações à parte, fica a pergunta: Qual o jogo em que você mais viu a tela de Game Over? Continue ligado nas novidades de morrer do Nintendo Blast e no Mario Bits! See you next time!
Siga o Blast nas Redes Sociais

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).