A E3 2001 talvez seja a melhor E3 da Nintendo em todos os tempos. Após um fim de vida nada animador do Nintendo 64, a Big N se apresentou tão coesa e com títulos de tanta qualidade, que um ressurgimento na liderança parecia inegável.
Games como Luigi´s Mansion, Super Smash Bros. Mellee, Metroid Prime, Eternal Darkness e outros, tiveram seu debut na feira. Em meio a tantos games consagrados, um outro apareceu em um vídeo bem curto, mas roubou a cena.
Era o RPG Raven Blade, desenvolvido pela Retro Studios. Com um visual soberbo, o título era aclamado por todos como um dos mais esperados para o GameCube. Aparentemente, era um RPG medieval com lutas por espadas e cenários gigantescos.
O curioso foi que menos de dois meses depois, o game acabou misteriosamente cancelado. No comunicado oficial feito pela Nintendo, foi declarado que o principal motivo para tal era que a Retro precisava guardar todas as suas forças para Metroid Prime.
"Raven Blade foi cancelado (…) Foi uma decisão de negócios e tornou-se claramente baseada na necessidade de focar em Metroid e para garantir que ele no fim seja um grande jogo. Queremos tranferir os recursos que seriam necessários para concluir a Raven Blade".
E desde lá, nunca mais se ouvir falar dele.