Análise: Tenchu: Shadow Assassins (Wii)

em 27/11/2009

  Quando se trata do Wii, muitos pensam que o console sente falta de jogos violentos ou sanguinários, os ditos hardcore. Apesar de que a ... (por Walter Macieira em 27/11/2009, via Nintendo Blast)

tenc4_logo Quando se trata do Wii, muitos pensam que o console sente falta de jogos violentos ou sanguinários, os ditos hardcore. Apesar de que a afirmação não seja, de certa forma, uma falácia, é possível encontrar no console uma boa quantidade de títulos com os temas. Tenchu: Shadow Assassins é um bom exemplo disso. O jogo se baseia em completar missões sem ser visto pelos inimigos, porém com um mais que vai agradar àqueles que sentem falta de pixels vermelhos voando na tela, o foco principal é assassinar cada um dos oponentes em cada área. Sombrio e letal, o game é, junto com MadWorld, o ápice da matança desenfreada no Wii.

  • Um traidor entre ninjas.

O jogador fica no controle dos ninjas Rikimaru e Ayame, que têm como missão defender a filha de seu líder. A história do jogo é um verdadeiro vai e volta, com os ninjas levando e trazendo a princesa e revisitando algumas localizações com cada um dos personagens. Apesar de pouco desenvolvido, o enredo é apimentado com a possibilidade de um dos personagens ser um traidor, algo que pode prender o gamer até o final, para descobrir a verdadeira natureza e intenção de cada um deles.

O que impressiona mesmo em Shadow Assassins são as múltiplas possibilidades de se percorrer as áreas. Existem diversas formas diferentes de superar os obstáculos. Porém o foco principal são os assassinatos, chamados de Hissatsus. Eles podem ser feitos de tantas maneiras que só a criatividade do jogador vai dar limite. Usar uma vara de pesca para puxar alguém para um abismo, quebrar o pescoço, afogamento, atirar objetos, empurrar para o meio de chamas; são infinitas as formas de eliminar os oponentes e cumprir os objetivos. O jogo ainda conta com um sistema de Ranks, que vão de E até S, e o Shadow Mode, que é como se fosse um aumento de dificuldade. Além do modo Assignement, pequenas missões que não fazem parte da história.

tenchu4psp_sc003

  • Armas ninjas ao alcance do seu Wiimote.

A mecânica do game é de fácil aprendizado. Um pequeno tutorial no início ajudará o jogador a se acostumar com os controles. O botão A serve para ações variadas, dependendo dos elementos que estão próximos do ninja; pode ser usado para iniciar Hissatsus, pular em galhos, apagar velas. O B ativa a corrida e o C serve para pular. O botão Z é de grande utilidade, quando pressionado, o jogador pode ter uma visão mais ampla do ambiente à sua volta, porém perde a possibilidade de ser mover enquanto observa os arredores. Os sensores de movimentos são usados para fazer rápidos movimentos de fuga, finalizar os inimigos durante os assassinatos, atirar objetos ninja e nos duelos de espada.

Os controles podem atrapalhar, e bastante, os iniciantes. Os ninjas andam apenas para frente e para trás, fazendo com que seja necessário virar o personagem para a direção para onde se quer andar. Os saltos também podem ser um obstáculo, sendo bastante imprecisos, mesmo com o jogo contendo partes onde a precisão dos pulos é essencial. Problemas de jogabilidade como esse são quase imperdoáveis em um game onde uma pequena falha pode fazer o jogador encostar em algo que o faça ter que repetir toda uma área. Outro grande problema nos controles são os duelos de espada, que exigem uma precisão sobre-humana na hora de defender-se dos ataques. Ao atacar é praticamente impossível fazer grandes combos perfeitos, já que para isso seriam necessários reflexos e velocidade extremamente superiores aos padrões.

  • Primor visual, falhas técnicas



No que Tenchu peca em controles, compensa com gráficos incríveis. Um dos melhores gráficos já vistos no Wii fazem com que o game fique com uma aparência incrível. A Acquire fez um trabalho incrível e ,nesse quesito, Tenchu é impecável. Porém, na produção musical, o jogo mais uma vez falha. A música baixa não é carismática e, apesar de passar muito bem a atmosfera de uma invasão, ou evasão, ninja, não são produções que mereçam um grande mérito. O quesito sonoro é salvo pelas ótimas dublagens.

Um outro problema de Tenchu são os pequenos bugs e glitchs. Casos como os inimigos o verem através das paredes, as tremedeiras e estranhas posições dos personagens após serem assassinados, falhas no sensor de movimentos ao realizar hissatsus; nada que vá tornar o jogo impossível de ser aproveitado, mas são coisas que o jogador provavelmente vai reparar do começo ao fim.

Tenchu: Shadow Assassins pode não ser um carro-chefe do Wii quando se fala em jogos de ação ou hardcore, mas é um título que pode ser aproveitado por muitos jogadores, principalmente por aqueles que têm sede de sangue ou que procuram um substituto para Metal Gear Solid no Wii.

Tenchu: Shadow Assassins – Wii – Nota final: 7,5
Gráficos: 9 | Som: 7 | Jogabilidade: 6 | Diversão: 8

Siga o Blast nas Redes Sociais
Walter Macieira
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).