Lançado no Japão como um Megami Ibunroku, que significa que é um spin-off da série Shin Megami Tensei, Devil Survivor teve seu nome alterado nos EUA por questões de padronização e popularização da famosa série de RPGs japoneses. Famosa por abordar temas polêmicos e religiosos de forma diferente, a franquia é uma verdadeira redenção para os amantes de jogos mais adultos e de nicho.
-
O destino de Tóquio
Um início que pode até ser visto como um tanto superficial, mas a trama se desenrola dee forma surpreendente e oculta. Muitas partes da história não vêm aos olhos e cabe ao jogador procurá-las. Os reais motivos da barricada, a história por trás do programa de invocação de demônios, até os próprios personagens contam com origens inusitadas que nem eles próprios imaginariam. Para ter acesso à trama completa, é necessário conseguir os 5 finais diferentes, característica convencional na série, cada um representando um destino diferente, não só para os envolvidos, mas para a sociedade como um todo.
-
Um novo jeito de lutar
No fator Gameplay, Devil Survivor apresenta duas partes básicas: Map Mode e Battle Mode. O primeiro representa o decorrer da história, os diálogos e eventos. É também onde os jogadores podem acessar as funções de seus COMPs. Um fator importante no Map Mode é a passagem do tempo. Cada evento com o ícone de relógio demora 30 minutos para ocorrer, é preciso que o jogador fique atento para determinados compromissos e eventos com hora marcada. Também existem eventos secretos, marcados com letra roxa, e muitos desses podem afetar a história do jogo. São nos eventos e nos diálogos que a trama desenvolve-se. O jogador pode dialogar com outros personagens, dando sua opinião, e também tem acesso ao Death Clock, um algarismo que flutua sobre a cabeça de cada um, representando os dias de vida que lhes restam.
O Battle Mode é representado unicamente pelas batalhas, que guardam o objetivo real do jogo: sobreviver. Os heróis utilizam dois programas homebrew presentes em seus COMPs para conseguir lutar de igual pra igual com os demônios. O Demon Summoning Program e o Harmonizer. O primeiro é um cliente que utiliza um servidor para realizar invocações de criaturas e deuses para lutar lado a lado com os inimigos. O segundo, ritimiza seus ataques e permite que usem magias. A jogabilidade nessa parte se dá em forma de um mistura inovadora. Os personagens se movem em um contexto de SRPG, semelhante aos sistemas de Final Fantasy Tactics ou Disgaea; a diferença se dá ao fato de os ataques não serem realizados no mapa. Ao invés disso, o jogo entra em uma batalha de RPG comum, em primeira pessoa, com até três unidades de cada lado, contando apenas com 1 turno de ataque para cada equipe, podendo-se conquistar outro turno extra ou fazer com que o oponente não possa lutar, atacando de longe, mas isso depende de variáveis externas. Também é possível usar magias de cura ou habilidades dos demônios nas partes estratégicas, e, ao alcançar cada novo nível, é possível escolher o atributo que será aumentado no protagonista. Esse sistema pode ser considerado uma herança da série spin-off Majin Tensei, com pequenas alterações.-
Aliste seu exército demoníaco
Na parte musical o jogo também mostra excelência. Um conjunto de composições notável e épica que acompanha o fluxo de acontecimentos e as situações, em uma qualidade que, sem dúvida, supera os padrões básicos. A música tema do jogo, Reset, é uma obra de arte e como se não bastasse, ainda faz parte da própria história do jogo. Outros destaques são Deep Darkness e Garuda. Apesar de bem trabalhada, a trilha sonora não é variada e isso pode se tornar um fator negativo na realização de grinding, prática típica do estilo, considerada repetitiva e maçante por muitos jogadores e que tem o objetivo de aumentar o nível dos personagens.
-
O treinamento é necessário
Devil Survivor é, sem dúvida, a melhor escolha de SRPG para o Nintendo DS por apresentar um enredo sólido e envolvente, jogabilidade inovadora, gráficos belíssimos e desafio considerável, suficientes para prender a atenção de qualquer tipo de jogador.
Let’s Survive
Shin Megami Tensei: Devil Survivor – DS – Nota final: 9,5
Gráficos: 8 | Som: 10 | Jogabilidade: 8 | Diversão: 10