Análise: Cooking Mama 3: Shop & Chop

em 04/11/2009

Alguém aí imaginou que um jogo que imita a preparação de diversas receitas venderia aproximadamente 4 milhões de cópias em sua primei... (por Anônimo em 04/11/2009, via Nintendo Blast)

Alguém aí imaginou que um jogo que imita a preparação de diversas receitas venderia aproximadamente 4 milhões de cópias em sua primeira versão?

Terceira versão da série para Nintendo DS, o jogo “Cooking Mama 3: Shop & Chop” retorna com a mesma proposta dos anteriores: preparar diversos pratos usando a tela sensível ao toque e o microfone do portátil com a ajuda da prestativa Mama, já que você é um aprendiz e deve seguir suas recomendações.

O primeiro passo para fazer algum prato é misturar os ingredientes usando a tela inferior do portátil, e, quando necessário, usar utensílios como a batedeira, o liquidificador e a colher de pau, sempre de olho na tela de cima para acertar a ordem. Se mexer muito rápido ou segurar de maneira incorreta algum utensílio, a massa se espalha toda pela cozinha, os olhos da Mama pegam fogo, por sorte ela não perde a visão, e aí é tentar novamente.

Se acalme, não se trata de uma possessão demoníaca :)

Há receitas assadas, fritas, cozidas e várias outras, sempre usando de algum modo a tela sensível ao toque de maneira divertida sem ficar repetitivo e cansativo, variedade é o que não falta aqui. Deixar o bolinho fritar mais que o necessário ou mesmo errar a quantidade de certo ingrediente diminui a pontuação final que é feita de acordo com a precisão dos movimentos e o tempo gasto para realizar as tarefas. E tome cuidado como fogão, deixar algo em fogo alto rapidamente queima toda sua receita.

Para quem gosta de competir, o modo “Cooking Contest” permite que até 4 jogadores disputem para saber quem fatia a cebola ou mesmo descasca a batata mais rápido. No modo “Let’s Cook”, Mama não irá dar dicas nem instruções para a realização dos pratos, então é bom treinar antes de se aventurar aqui.

As novidades desta seqüencia são os modos “What dish can you make” e “Let's go shopping”: no primeiro a querida Mama fornece alguns ingredientes para um desafio surpresa, cabendo ao jogador criar a receita, e no segundo a missão é ir até o supermercado em busca de ingredientes, tomando cuidado para não esbarrar em ninguém, algo bem chato de se fazer, sendo esse o único modo do jogo dispensável. Há inúmeros mini-games disponíveis espalhados pelo jogo, sempre com o intuito de testar os reflexos do jogador. Depois de tanto esforço, sua recompensa são itens de vestuário e beleza para sua Mama que aos poucos são liberados.

Fofo (?!), agradável, colorido e cheio de vida, o visual se encaixando perfeitamente na proposta da série, mesmo não explorando todo o potencial gráfico do portátil. A parte sonora é simples e até mesmo agradável, porém extremamente repetitiva. Exemplo disso são as falas da Mama, como “Wow! Even better than Mama!” e “It’s okay, Mama will help you”, que se repetem inúmeras vezes, a ponto do jogador poder prever o que sua mentora irá dizer caso erre ou mesmo acerte algo. Longe de ser um fator ruim tais falas, pois dublagem é divertida e se tornou uma marca registrada do jogo, o que falta mesmo é diversidade.

Cooking Mama 3: Shop & Chop é divertido, robusto e possui inúmeras qualidades que outros títulos nem sonham em ter, como a capacidade de agradar seu público específico e vários outros, sejam eles veteranos ou novatos.

Cooking Mama 3: Shop & Chop - Nintendo DS

Gráficos: 7 - Som: 6.5 - Jogabilidade: 9- Diversão: 8

NOTA FINAL: 7.5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.