Depois da confirmação mais que oficial do lançamento americano de Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers para o dia 26 de dezembro, a SquareEnix já fala mais abertamente sobre o título. Em entrevista ao site 4CR, Akitoshi Kawazu, produtor do game fez algumas revelações:
4CR: As batalhas de Crystal Bearers são focadas na ação, sem turnos, como nos jogos anteriores. Quais foram as principais influências na concepção do jogo?
AK: Nós projetamos o game com o objetivo de torná-lo um jogo de ação global, em vez de apenas uma aventura direcionada para as batalhas. Achamos que fizemos um jogo convincente que leva nossos mundos e histórias e combina-os com um tipo de GTA.
4CR: Você pode discutir o conteúdo multiplayer de Crystal Bearers, em particular o "assist mode"?
AK: Sim. Como acima de tudo é um game para o Wii, temos tentado implementar o maior número possível de cenas onde um segundo jogador pode ajudar ou atrapalhar o seu progresso. Movimentos do personagem principal e controle câmara só pode ser manipulado por um jogador, mas o segundo jogador pode pegar e jogar itens e monstros, bem como proteger o personagem principal. Utilizando esta funcionalidade, o segundo jogador tem liberdade para interagir e participar, mas sempre ao lado do primeiro jogador.
Via|4CR