A ausência de Street Fighter IV no Nintendo Wii pode ter frustrado muita gente. Como que para compensar um pouco esse fato, a Capcom traz exclusivamente para o Wii, no ano que vem, o jogo de lutra crossover Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars. Com data marcada para 26 de janeiro, o jogo reúne personagens diversos da Capcom e da produtora de animes Tatsunoko Studio.
Não é a primeira vez que a Capcom lança um jogo de luta crossover. Pode ser que você conheça a série Capcom vs. SNK e Marvel vs. Capcom, que são muito populares – tanto no Japão, quanto no Ocidente. Marvel vs. Capcom usa o sistema de luta em duplas, formato que deve ser repetido no novo game com a Tatsunoko.
Mas se você, assim como eu, nunca tinha ouvido falar na Tatsunoko antes do anúncio do lançamento deste jogo, talvez seja interessante nos informarmos um pouco sobre as produções desse estúdio.
Como mencionado anteriormente, a Tatsunoko é um dos muitos estúdios de anime do Japão. A empresa tem uma vasta experiência em animação gráfica – sua primeira série de anime, O Ás do Espaço, data de 1964. A Tatsunoko já nos presenteou com clássicas produções como Speed Racer (1966), Macross (1982) e Shurato (1989). O popular anime Neon Genesis Evangelion, lançado em 1994, também leva a assinatura da Tatsunoko.
Em meados de 2008, o jogo já figurava em muitas das casas de arcade games no Japão. Desenvolvido pela Eighting, que traz em seu currículo diversos jogos de luta como Bloody Roar, Naruto e Bleach, espera-se ver em Tatsunoko vs. Capcom personagens de diferentes franquias como Street Fighter, Mega Man, Darkstalkers, Onimusha, Rival Schools, Lost Planet e Viewtiful Joe. Além de apresentar uma perfeita conversão do jogo original de arcade, a versão para o Wii promete trazer uma coleção de extras, que vai de novos personagens e músicas a 20 minigames centrados em cada lutador.
Naturalmente, a versão ocidental vai ter algumas notáveis diferenças da versão japonesa. Uma boa notícia é que para nós o jogo terá uma listagem mais extensa de personagens, além de estágios adicionais. Quanto ao conteúdo, vemos que a versão japonesa tem quatro modos principais de jogo: arcade, versus, survival e time attack, além do modo de treinamento que foca nas lutas do game. Os minigames permitem que até quatro jogadores possam competir com os vários personagens destraváveis do jogo. Na versão ocidental, o que mais anima é a adição do modo on-line, que sem dúvida pode trazer um diferencial muito grande para o jogo. O modo on-line é sempre uma coisa benvinda de se ver num game para o Wii.
Uma coisa muito legal da parte da Capcom para a conversão da versão japonesa para a ocidental foi o espaço aberto aos fãs para ouvir deles o que eles gostariam de ver na versão ocidental do jogo. É óbvio que não será possível atender a tudo o que for pedido, mas o feedback da comunidade de fãs permitirá à Capcom ter uma noção do que ela está fazendo de certo, e o que está fazendo de errado. Em Street Fighter IV, algo muito parecido foi realizado, e levando-se em conta o impacto que foi gerado, pode-se dizer de que essa é uma oportunidade rara para os fãs serem ouvidos.
Muita coisa vista nos jogos VS. da Old-Gen vai estar presente em Tatsunoko vs. Capcom, como o sistema de batalhas em duplas numa partida. O sistema de luta não é tão complexo como o de Street Fighter IV, seguindo uma linha mais próxima de Marvel vs. Capcom 2. Na versão para o Wii, você fica com apenas três botões reais de ataque. Jogando com o Wii Classic, o Y funciona como golpe leve, X como intermediário, e A como ataque pesado. O B é usado para ações secundárias (pressionado uma vez, inicia o friend attack - presente também em Marvel vs. Capcom –, e combinado com o botão analógico para baixo fecha uma tag), o duplo clique em R proporciona uma pequena corrida e o botão L é uma injeção básica de ataque. A expectativa é a de que o jogo seja bem mais acessível se comparado a outros games de luta da Capcom.
O sólido sistema de luta é complementado pelo brilho e detalhamento visual que caracteriza um estilo de arte que cai em algum lugar entre o tradicional anime e o estilo de arte mais técnico visto em jogos VS. predecessores, tais como Capcom vs. SNK. O aspecto mais impactante do game é a remodelação em 3D feita para vários personagens, especialmente os da Tatsunoko. Enquanto que a jogabilidade está firmemente enraizada no plano 2D, a perspectiva em 3D traz efeitos especiais muito agradáveis. É realmente impressionante como a animação flui no jogo e a velocidade com que tudo acontece. O jogo foi montado usando uma nova engine que permitiu à Capcom explorar melhor as características do Wii, e os resultados falam por si. Numa super bem produzida animação em 2.5D, os movimentos aparecem numa fração de 60 frames por segundo, e os movimentos especiais são explosivamente espetaculares.
E agora vamos conhecer os dois times!
Do time da Tatsunoko…
Ken the Eagle (Science Ninja Team Gatchaman)
Jun the Swan (Science Ninja Team Gatchaman)
Joe the Condor (Science Ninja Team Gatchaman)
Casshan (Neo-Human Casshern). *Casshan é acompanhado por Friender, que o auxilia em ataques especiais e hipercombos.
Tekkaman (Tekkaman: The Space Knight)
Tekkaman Blade (Tekkaman: The Space Knight)
Polimar (Hurricane Polymar)
Yatterman-1 (Yatterman). *Yatterman-1 é acompanhado por Yatterwan, que o auxilia em seus hipercombos.
Karas (Karas)
Doronjo (Yatterman)
Ippatsuman (Gyakuten! Ippatsuman)
Gold Lightan (Golden Warrior Gold Lightan) *Gold Lightan é sub-boss no jogo e no modo luta não é acompanhado por outro personagem.
Do time da Capcom…
Ryu (Street Fighter)
Chun-Li (Street Fighter II)
Alex (Street Fighter III)
Morrigan Aensland (Darkstalkers) *Morrigan é auxiliada por Lilith durante o seu hipercombo de Ilusão das Trevas
Batsu Ichimonji (Rival Schools: United By Fate)
MegaMan Volnutt (Mega Man Legends)
Kaijin no Soki (Onimusha: Dawn of Dreams)
Roll (Mega Man)
Saki Omokane (Quiz Nanairo Dreams)
Viewtiful Joe (Viewtiful Joe) *Viewtiful Joe é auxiliado por Sexy Silvia durante o seu hipercombo Six Cannon.
Frank West (Dead Rising) *Frank West é auxiliado por zumbis.
Zero (Mega Man X)
PTX-40A (Lost Planet: Extreme Condition) *PTX-40A é sub-boss no jogo e no modo luta não é acompanhado por outro personagem.
Yami (Okami). *Yami é o boss do jogo e não é selecionável no modo luta.
Ao que esperamos por mais novidades de Tatsunoko vs. Capcom, a expectativa é bem grande. Parece que um grande jogo de luta irá nos receber no começo do ano que vem! Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars tem data de lançamento marcada para 26 de janeiro.