Prévia: F1 2009 chega acelerando forte no Wii

em 28/10/2009

A temporada 2009 da Formula 1 já está no fim, Jenson Button e a Brawn GP dominaram o campeonato e todo mundo parece só ter olhos para o que... (por Gustavo Assumpção em 28/10/2009, via Nintendo Blast)

f1_game_info
A temporada 2009 da Formula 1 já está no fim, Jenson Button e a Brawn GP dominaram o campeonato e todo mundo parece só ter olhos para o que vai acontecer em 2010. Todo mundo? Não é bem assim. Donos de Wii e Playstation 2 ainda tem um grande motivo para continuarem com seus pensamentos voltados para esse ano. É que no próximo mês, a Codemasters lança seu primeiro game após se tornar detentora dos direitos dos games baseados na modalidade.
175580Um projeto promissor?
A Codemasters talvez seja hoje a produtora número 1 quando o gênero é corrida. Seus últimos lançamentos (como a série Dirt e a série Racer Driver) mostram que atualmente ninguém cria melhores simuladores que a equipe britânica. Imaginem então o nível de alegria dos fãs de Formula 1 quando numa atitude oportunista, a produtora conseguiu no fim do ano passado os direitos da modalidade, comprados diretamente da FOM, Formula One Management. Na época, o então presidente da entidade, Bernie Ecclestone, fez vários elogios rasgados a aquisição, dizendo inclusive que os direitos "não poderiam estar em mãos melhores" - após anos desgastantes e pouco produtivos nas mãos da Sony.
Pois bem, licença adquirida, era hora de iniciar o desenvolvimento. Para aproveitar a temporada desse ano e ao mesmo tempo não perder tempo no próximo ano, a Codemasters resolveu desenvolver quase que ao mesmo tempo, duas versões da série. A primeira baseada na temporada 2009 sai agora em novembro para Wii/ PS2. A segunda baseada na temporada 2010, deve sair para PS3/ X360 e PC na metade do próximo ano.
A versão 2009 acabou ficando nas mãos da Sumo Digital, uma equipe bastante conhecida (e até certo ponto odiada) pelos donos do Wii. Isso porque foram eles que desenvolveram as fracas versões de SEGA Superstar Tennis, Virtua Tennis 2009 e Dirt 2 para o console. Motivos para ficar animado? Parece que não. Mas eis que o game vem aparecendo timidamente em alguns trailers e prévias feitas por alguns sites gringos. E uma afirmação pode ser feita: esse é o melhor projeto da Sumo Digital hoje.
f2f
Jogabilidade boa, visual aquém  
O grande problema da maioria dos jogos de corrida baseados na F-1 é não conseguir fornecer uma experiência que tivesse alguma relação com a modalidade em si. Não basta apenas fornecer visuais próximos da realidade. É preciso fazer com que o jogador se sinta realmente pilotando um carro da categoria. Como amante do gênero, só senti isso em duas ocasiões, ambas resultado da EA Sports: F-1 2000 (PSX, PC) e F-1 Carreer Challenge ´99 -´02. Esse último é considerado por muitos como o mais realista game da modalidade já criado e bem que poderia servir de inspiração para F-1 2009...
198281Mas voltando a essa versão 2009, ela traz algumas adições muito importantes, principalmente para quem acompanhou a temporada como um todo. A principal delas é a presença do KERS (do inglês Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Regeneração de Energia Cinética) que acumula a energia "perdida" durante as frenagens para ser usada quando o carro acelera. Como nem todas as equipes utilizaram o sistema, é óbvio que somente aquelas que utilizaram o KERS terão a função disponibilizada. Para isso existe uma pequena barra na lateral da tela que informa o nível de absorção de energia. Para usar o dispositivo, basta apertar o botão Z que o aumento de potência é ativado.
Há algum tempo atrás a Codemasters chegou a afirmar que um piloto de F-1 estaria assessorando a equipe de desenvolvimento para que fosse possível conseguir um nível máximo de simulação e realismo - talvez o aspecto mais difícil de ser implementado. Curiosamente, muita gente que já testou garante que esse objetivo está bem perto de acontecer. A movimentação dos veículos está bem condizente com o real, assim como a dirigibilidade. É preciso atacar as zebras nas curvas mais fechadas, ajustar freio e aceleração a todo momento e ter paciência para pegar o "trilho" , principalmente em pistas mais complexas.
175936Outra preocupação da Sumo Digital, é que o game não exclua nenhum tipo de jogador. Para isso estarão disponíveis opções de controles com "Remote", "Remote+Nunchuk", Classic Controller entre outras. A produtora ainda vai lançar em território europeu uma versão limitada do game com um suporte para o Remote que concede um visual parecido com o volante de um F-1.
Muita gente tem criticado - até com certo exagero - o visual apresentado até o momento. O que muitos não sabem é que ele roda em 60 FPS constantes, o que o torna muito mais fluente. Tá certo que os modelos dos carros e das pistas poderiam ter mais detalhes, mas esse parece não ser o principal objetivo aqui. A equipe está "gastando" seu tempo com implementações na jogabilidade e na sensação de realismo. Gráficos estão completamente em segundo plano.´
É meio difícil fazer alguma previsão sobre o sucesso de F-1 2009. Ao que parece será sim um game imperdível aos fãs da modalidade. É bem possível que o Wii ganhe seu melhor simulador de corrida no mês que vem. O lançamento está marcado para o dia 20/11.
    198286 198292
Siga o Blast nas Redes Sociais
Gustavo Assumpção
Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).