O lado épico de Mickey Mouse

em 16/10/2009

Uma aventura épica se aproxima e a estrela é ninguém menos do que Mickey Mouse. Hei, espere, eu disse Mickey? O camundongo fofinho da Disney... (por Pedro Pellicano em 16/10/2009, via Nintendo Blast)



Uma aventura épica se aproxima e a estrela é ninguém menos do que Mickey Mouse. Hei, espere, eu disse Mickey? O camundongo fofinho da Disney que é a imagem da felicidade e do mundo infantil?

Sim, isso é o que todos pensamos quando ouvimos falar de Epic Mickey pela primeira vez. E à medida que as informações foram chegando, a antecipação cresceu e nossa curiosidade só aumentou. Será mesmo que vamos ter um jogo mais sério com Mickey?

A resposta, por enquanto, é um delicioso sim. A revista Game Informer revelou as primeiras imagens e detalhes sobre o jogo e tudo parece caminhar na direção certa. Os jogadores em sites e fóruns compartilham o mesmo sentimento de empolgação e não é para menos.

Mas o que há nesse jogo que tanto nos atrai? Será que todos sabem dos bastidores que levam Epic Mickey a ser mais do que um simples projeto licenciado? Pois bem então, vamos a alguns fatos.

Um herói, um vilão

Mickey é o grande herói da Disney e da criançada – ou ao menos é isso que a empresa sempre desejou que acontecesse. Porém, na década de 80 um encanador bigodudo chegou sem avisar e dominou o segmento infanto juvenil.

Mario chegou a ser mais popular que o próprio Mickey entre as crianças e aparecia em tudo que se pode imaginar, desde colchas e cereais até canetas e cadernos escolares.

Claro que a Disney não gostou disso e silenciosamente pensava em maneiras de promover seu personagem para as novas gerações. Tivemos inclusive Mickey Mouse: Castle of Illusion no Mega Drive, jogo de alta qualidade e que vive na memória de muitos até hoje.

Mas não era o bastante para ganhar o mesmo espaço na mídia do que Mario. Algo a mais era necessário. Algo épico.

O retorno de Oswald – e a moeda de troca


Epic Mickey se apresenta como um jogo bem mais complexo e sombrio, ressaltando o lado ‘negro’ dos brinquedos e personagens esquecidos da Disney. E entre eles está o coelho Oswald.

Oswald foi a primeira criação de Walt Disney mas quando este separou-se da Universal, perdeu os direitos sobre o personagem. Veio daí, então, a ideia para Mickey Mouse, com traços bem semelhantes aos de Oswald.

Se Oswald foi perdido no passado, como é que ele aparece em Epic Mickey? Nunca saberemos a verdade completa, mas uma interpretação interessante pode ter relação com a importância do jogo.

Em Fevereiro de 2006, a Disney comprou de volta os direitos sobre Oswald. Para isso, ela cedeu à Universal o apresentador de esportes Al Michaels. Uma pessoa inteira em troca de um desenho antigo e esquecido? Hmmm.

O que se fala por aí é que a NBC tinha os direitos da NFL (liga de futebol americano) e que Michaels gostaria de voltar para sua antiga casa e trabalhar ao lado de John Madden. Mas não dá pra negar que é curiosa a vontade repentina da Disney em reaver Oswald.

Juntando os pontos

O estúdio responsável por Epic Mickey é o Junction Point, formado por Warren Spector e Art Min em 2005. O trabalho inicial envolvia um game massivo, de fantasia e RPG e que depois virou um projeto single-player.

Porém, em 2007 as coisas mudaram. A Junction Point foi comprada pela Disney e sua missão era criar um certo jogo épico, por assim dizer. Jogo esse, inclusive, que usaria o recém conquistado Oswald.

A mente de Warren

A importância de Warren Spector nesse projeto pode não parecer muito coisa para a maioria dos jogadores, mas ele é designer muito experimentado e com uma visão bem interessante sobre games.

Em seu currículo, Warren tem jogos como Wing Commander e System Shock. Entretanto, sua obra-prima é Deus EX, um jogo que mistura RPG com tiro em primeira pessoa de forma até hoje inédita.

Warren observa e encara jogos de uma maneira diferente, única e sempre mantém o foco na execução das ideias. Isso é muito importante para um projeto como Epic Mickey que gira em torno de uma boa história aliada a ótimos controles. Tudo isso são ideias que precisam de gente competente para transformá-las em um produto.

Uma grande salada

Pegando todos esses elementos, misturando e batendo bem, o que temos? Epic Mickey, claro!

No mundo paralelo de desenhos e brinquedos esquecidos, Mickey acaba derramando tinta sobre o cenário sem querer.

Isso acaba tornando-se o Mancha Negra, personagem que domina esse mundo paralelo e o transforma em um local devastado. Oswald inclusive luta contra o Mancha Negra e a missão de Mickey, além de salvar o mundo, é ajudar Oswald.

Um personagem bem antigo que deve aparecer é o Mad Doctor, a quem Oswald pede que construa versões robóticas de Donald e Pateta.

Nesse mundo sombrio de desenhos Mickey deve progredir usando um pincel para construir ou destruir os cenários. Isso por si só é demais, já que o jogador terá a chance de escolher suas ações. E isso influenciará de alguma forma a aparência de Mickey ao longo da aventura.

Junto a isso teremos referências a clássicos do passado, itens para colecionar e até desenhos antigos de Mickey em que poderemos entrar e participar! E tudo em preto e branco, claro!

Definitivamente épico?


Bem, hora de botar o pé no chão e deixar o hype de lado. Porque Epic Mickey parece tão bom, afinal?
  • Porque ele tem um profissional extremamente qualificado por trás, que sabe como fazer um jogo e implementar conceitos de narrativa e jogabilidade inovadora - esse é o tipo de pessoa que precisa trabalhar mais com o Wiimote.
  • Porque vai contra as limitações sempre impostas pela Disney e mostra inclusive um claro desejo que a empresa tem em atualizar e renovar seu personagem, sem medo de manchar a história já existente.
  • Porque é um projeto feito há muito tempo, com carinho e muita dedicação; os simples personagens antigos e referências a desenhos esquecidos mostram que Epic Mickey celebrará todo o universo Disney e não apenas o camundongo.
  • Porque é para o Wii, oras! Calma, nada de fanboy aqui. O que quero dizer é que manipular um ambiente de desenho com pincel só pode dar certo com o Wiimote. Além disso, a Disney quer levar Mickey às novas gerações e não vejo forma melhor para isso do que no console de maior sucesso atualmente – e com audiência mais diversificada.
E então, provei alguma coisa ou só justifiquei meu próprio Hype pelo game? Como vocês enxergam esse título no momento e que expectativas tem para ele?

Acho seguro dizer que pelo menos parece distante a óbvia piadinha de Epic Fail. Ainda bem.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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