Enquanto isso: Konami pisa na bola e PES 2010 não terá mais narração em português do Brasil

em 30/10/2009

Há dois meses e meio, durante a Konami’s Gamers Night Brazil realizada na cidade de São Paulo, a Konami anunciou por intermédio de Ivan ... (por Jones Oliveira em 30/10/2009, via Nintendo Blast)

pes-2010

Há dois meses e meio, durante a Konami’s Gamers Night Brazil realizada na cidade de São Paulo, a Konami anunciou por intermédio de Ivan Cordon, diretor da Oelli Brasil e representante de marketing da Konami no Brasil, que a nova versão do popular e consagrado simulador futebolístico Pro Evolution Soccer 2010 (PES 2010 para os íntimos) teria menus e narração em português do Brasil, o que causou um alvoroço incrível nos fãs da franquia que, acredito eu, esperam por isso há tempos.

pes%202010%20210709%2018 Contudo hoje, por intermédio do mesmo Ivan Cordon, a Konami desistiu de lançar o jogo com narração em português do Brasil. Os motivos? Nenhum foi dado. Ao invés do português tupiniquim o jogo virá com o português de Portugal, além de outros idiomas usuais que já marcavam preseça nos jogos da franquia. Sequer o manual do jogo terá uma versão em português do Brasil. Questionado sobre isso, Cordon afirmou que “a Konami não permite abrir os jogos que são importados. Isso seria permitido se o jogo fosse fabricado no país”.

FIFA_10 Não é de hoje que a Konami vem pisando na bola com o seu simulador. No ano passado, pela primeira vez, o seu principal concorrente, FIFA, tomou a liderança do mercado de simuladores de futebol. Não é pra tanto. Parece que a Konami tinha se acomodado com a privilegiada posição de líder em vendas e de críticas com sucessivas versões de sucesso da franquia Pro Evolution Soccer, enquanto a EA Sports (mais especificamente a EA Vancouver) vinha correndo atrás do prejuizo e reconstruindo FIFA a partir do zero desde sua versão 2006.

Não demorou muito para que os frutos fossem colhidos. Com uma engine tinindo de nova, FIFA ultrapassou PES no ano passado com FIFA 09, alcançando a incrível nota de 87 (PS3 e XBOX 360) da Metacritics, enquanto PES 2009 recebeu 84 por sua versão do Wii. Para jogos de simulação de esporte esses índices são extremamente altos. Mas isso não caiu do céu para a EA Sports e FIFA.

Durante o reinado de PES nos consoles, FIFA muitas vezes foi criticado por ser uma franquia que gastava muito, dava pouco retorno, era cheia de firulas e que de bom mesmo só tinha os clubes e ligas licenciadas. A engine do jogo e a IA do jogo era duvidosa - então a equipe decidiu recomeçar tudo do zero com a chegada da atual geração de consoles. O trabalho foi lento e gradual – várias coisas foram sendo melhoradas desde a versão 2006 do jogo até FIFA 10 alcançar 91 pontos no Metacritics.

proevolutionsoccer2010d Enquanto isso PES parece que vai perder campo novamente com PES 2010. Além do já conhecido problema das licenças de clubes, ligas e jogadores que a Konami enfrenta todo ano, tendo apenas a UEFA como aliada, agora a tem que se preocupar em corrigir o que antes era “satisfatório” aos seus gamers e que agora é visto como um calcanhar de aquiles em relação à FIFA, como os fracos serviços online, que praticamente só funcionam no Japão, e uma engine que parece estar usada demais em relação à FIFA.

Quanto à narração… Não seria arrogância dizer que tudo não passou de uma bela jogada de marketing a fim de fazer os gamers brasileiros esperarem para o lançamento de PES 2010 ao invés de simplesmente comprarem FIFA 10 que, por conhecidência, estava a 1 mês de ser lançado. E olhe, isso poderá deixar muito gamer decepcionado – eu pelo menos ficaria.

Enquanto a Konami não consegue convencer o Galvão Bueno e companhia a narrar PES, FIFA já conta com narração e menus em português desde 1999. Bola fora para a Konami nessa.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.