Para muita gente, a versão Wii de AVATAR The Game pode se tornar uma ótima surpresa. Até agora o que vazou de informação mostra que a equipe não tem medido esforços para fornecer uma experiência de jogo que aproveite o máximo do que o Wii pode oferecer – tanto que um dos principais times da UbiSoft é o responsável pela produção. Em entrevista ao site Nintendo Gamer, o diretor de criação Daniel Bisson confirmou o uso da Balance Board e do Motion Plus no game, além de dar detalhes da forma como esse uso será feito:
NG: Vocês vão aproveitando os acessórios do Wii? De que forma? Eles são essenciais para desfrutar o jogo?
DB: Estamos apoiando tanto o Wii Balance Board como o Wii Motion Plus. Na versão Wii, você joga como um guerreiro Na'vi que se conecta em simbiose com o meio ambiente, como todos os Na'vis podem fazer. Para recriar a experiência de conexão de uma maneira única, criamos uma interface que faz o melhor uso dos periféricos do Wii. Por exemplo, quando você começa a voar na parte de trás de um Banshee poderoso. Você pode realmente fazê-lo saltar com sua Wii Balance Board, deslocando seu peso para dirigir a sua direção, assim como no filme. Em outro exemplo, você vai assumir o controle de uma grande inseto, que ao inclinar do Wii Motion Plus em todos os três eixos, você realiza picadas. O inseto vai imitar seus movimentos com precisão. O uso de todos os periféricos está lá apenas para ajudar a criar um nível adicional de profundidade e imersão na experiência de jogo, mas não são obrigatórios.
Via| Go Nintendo