Certamente você ouviu muito o nome Warren Spector nos últimos dias. É ele que lidera o projeto "Epic Mickey" atualmente em desenvolvimento exclusivo para o Nintendo Wii. Spector é nascido em 02 de outubro de 1955. É casado com a escritora e roteirista Caroline Spector. Jornalista, game designer, roteirista e escritor, possui uma carreira extremamente extensa e cheia de sucessos.
Warren nasceu em Manhattan e carrega boa parte do multiculturalismo da cidade. Durante sua infância, sonhou em ser crítico de cinema, além de ser grande apreciador de basquete e carros – está última uma de suas paixões. O designer estudou na famosa Universidade Northwestern em Illinois, onde se graduou em comunicação, ainda com o intuito de trabalhar com crítico de cinema. Já no período da faculdade, Spector já se encantava com a crescente indústria dos games. Viciado em Dungeons & Dragons, o jovem se encantava com Avalon Hill e OGRE, RPGs ciberpunk que carregam boa parte da inspiração que o designer carregou pelo resto de sua vida.
O começo da virada em sua carreira veio quando ele foi convidado para escrever para a revista The Space Gamer, especializada em jogos de tabuleiro e RPGs. Rapidamente ele começou a criar a parte gráfica e o roteiro de vários RPGs que eram lançados pela revista. Trabalhou em outras empresas do gênero e na década de 90 finalmente aterrissou na crescente indústria dos videogames.
Com uma bagagem técnica considerável e uma formação cultural elevada, Warren estreou logo com sucessos interessantes na indústria. Trabalhou na Origin Systems e na Looking Glass Studios, em sucessos como Ultima Underworld I e System Shock I e II. Esse último é considerado por muitos como o melhor trabalho do designer pela temática não convencional, grande enredo com toques cinematográficos e inovação latente, visível em cada pequeno detalhe.
Mais tarde, Spector fundou a Ion Storm, onde criou outros três games de sucesso absoluto: Deus Ex, Deus Ex: Invisible War, e Thief: Deadly Shadows. Os dois primeiros são considerados verdadeiras obras-primas pela impressionante variedade de ações possíveis em cada momento. São games simplesmente irretocáveis, sem defeitos ou falhas graves – sem esquecer dos enredos fantásticos.
A Ion Storm acabou fechada pela Eidos em 2005. Nesse mesmo ano, Spector fundou com mais um grupo de designers a Junction Point, empresa que foi adquirida pela Disney em 2007. Desde então, o time trabalha no surpreendente Epic Mickey.
Lista de games onde Warren trabalhou:
- Wing Commander (1990), ORIGIN Systems
- Wing Commander: The Secret Missions (1990), ORIGIN Systems
- Ultima VI: The False Prophet (1990), ORIGIN Systems
- Bad Blood (1990), ORIGIN Systems
- Wing Commander II: Vengeance of a Kilrathi (1991), ORIGIN Systems
- Wing Commander: The Secret Missions 2 - Cruzada (1991), ORIGIN Systems
- Ultima: Worlds of Adventure 2: Martian Dreams (1991), ORIGIN Systems
- Ultima Underworld: The Stygian Abyss (1992), ORIGIN Systems
- Shadowcaster (1993), ORIGIN Systems (não creditado)
- Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds (1993), Sistemas ORIGEM
- Wing Commander: Privateer - Righteous Fire (1993), ORIGIN Systems
- Ultima VII, Parte II: Serpent Isle (1993), ORIGIN Systems
- Ultima VII, Part II: The Seed Prata (1993), a Electronic Arts
- Wings of Glory (1993), a Electronic Arts
- System Shock (1994), Looking Glass Technologies
- CyberMage: Darklight Awakening (1995), ORIGIN Systems
- Crusader: No Remorse (1995), ORIGIN Systems
- Thief: The Dark Project (1998), Looking Glass Studios
- Deus Ex (2000), Ion Storm Austin
- Deus Ex: Invisible War (2003), Ion Storm Austin
- Thief: Deadly Shadows (2004), Ion Storm Austin
- Epic Mickey (2010), a Disney Interactive Studios