Com mais de 40 anos de idade, Shinji Mikami se tornou em menos de vinte anos de carreira um dos nomes mais respeitados da indústria. Formado na Universidade de Doshisha, Mikami ingressou como programador na Capcom em 1990, onde estreou com Capcom Quiz: Hatena hatena no DaibÅ ken, um título para GameBoy no qual teve apenas três meses para finalizar o desenvolvimento.
Seu primeiro projeto como designer só veio quatro anos depois – o game cooperativo de aventura Goof Troop, considerado um verdadeiro clássico do Super Nintendo. O dedo de Mikami é visível com uma jogabilidade engenhosa, fases muito bem projetas e uma jornada curta, mas muito intensa.
Na seqüencia, o designer começou a trabalhar no projeto que se tornaria seu grande cartão de visitas: Resident Evil que acabou sendo lançado em 1995. Iniciado de forma autoral e sem grandes expectativas, RE se tornou rapidamente uma das principais séries de todos o s tempos e um dos games responsáveis pelo sucesso do Playstation, além de ser responsável pela criação de um novíssimo gênero que inspirou dezenas de lançamentos posteriores.
Mikami ainda tentou repetir o sucesso de RE em Dino Crisis – que seguia a mesma fórmula mas adicionava dinossauros ao invés de zumbis. O resultado até foi bom no início, mas a série foi se perdendo ao longo das suas continuações. Na terceira versão, lançada exclusivamente para o X-box, Mikami perdeu completamente a mão e foi amplamente criticado por isso.
O designer ainda criou duas séries de muito sucesso: Onimusha e Viewtiful Joe, nesse último atuando como produtor executivo. Seu último game lançado foi o repetitivo God Hand, um game que apesar de não ter falhas graves, não agradou público/ crítica.
Atualmente, Shinji Mikami trabalha em um novíssimo projeto em parceria com Suda 51, o nada convencional designer japonês. O anúncio deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem. O lançamento será feito em parceria com a Eletronic Arts.
Games nos quais Suda 51 trabalhou:
- God Hand (2006) - diretor
- Produtor Killer 7 (2005) - história, produtor executivo
- Resident Evil 4 (2005) - diretor
- Gyakuten Saiban 3 (2004) - produtor executivo
- Dino Crisis 3 (2003) - produtor executivo
- Viewtiful Joe (2003) - produtor executivo
- PN 03 (2003) - diretor
- Gyakuten Saiban 2 - produtor executivo
- Resident Evil 0 (2002) - Assessor Executivo
- Resident Evil (Remake) (2002) - diretor
- Gyakuten Saiban (2001) - produtor executivo
- Devil May Cry (2001) - produtor executivo
- Onimusha: Warlords (2001) - Orientador
- Dino Crisis 2 (2000) - produtor executivo
- Resident Evil Code: Veronica (2000) - produtor
- Resident Evil 3: Nemesis (1999) - produtor
- Dino Crisis (1999) - produtor, diretor
- Resident Evil 2 (1998) - produtor de jogos
- Resident Evil (1996) - diretor
- Goof Troop (1994) - designer
- Aladdin (1993) - programador (versão SNES)
- Jogo F1 Untitled (1992, anulado) - programador
- Uma Cilada para Roger Rabbit (1991) – programador (versão Game Boy)
- Capcom Quiz: Hatena hatena no DaibÅ ken (1990) - programador(versão Game Boy)