Blast from Japan: Taiko no Tatsujin (Wii)

em 13/10/2009

É bem possível que você já tenha ouvido falar em Taiko no Tatsujin (ou Taiko: Drum Master, como é o título em inglês). O game musical, prod... (por Ricardo em 13/10/2009, via Nintendo Blast)

taiko-drum-master-wii-screens-20081024031715542_640wÉ bem possível que você já tenha ouvido falar em Taiko no Tatsujin (ou Taiko: Drum Master, como é o título em inglês). O game musical, produzido pela Namco, tem como atrativo o taiko, tradicional tambor japonês geralmente feito de madeira e grande símbolo da cultura oriental.

Lançado em 11 de dezembro do ano passado, o jogo foi um sucesso de vendas na terra do sol nascente: até o momento, já foram vendidas mais de 600 mil unidades. Semanalmente, o game sempre aparece no top 10 dos mais vendidos do Wii, um dos poucos jogos de thirds a conseguirem esse feito.

Ainda que o sucesso de Taiko: Drum Master no Japão seja evidente, a Namco não pensa em trazê-lo para o Wii no ocidente. Talvez o principal motivo seja o fato do jogo consistir em elementos da tradição japonesa – algo que poderia não interessar muito aos europeus e americanos em geral. A franquia, que é forte no Japão, já deu as caras no Ociente em 2005, quando foi lançada para o PlayStation 2 e, como se pode imaginar, foi um absoluto fracasso em vendas. Mesmo assim, é inegável que Taiko no Tatsujin seja um game muito divertido.

Rufem os tambores… ou melhor, o taiko!

taiko-drum-master-wii-screens-20081024031726151_640w

Taiko no Tatsujin traz junto com o game o simpático taiko, acessório que conectado ao Wii Remote o permite utilizá-lo. O periférico tem o tamanho de um prato de jantar e é caracterizado por uma superfície branca de almofada, que constitui a membrana, e o corpo com o formato de tambor, pintado de marrom-brilhante. O apoio incorporado ao objeto o sustenta em ângulo de 45 graus quando posicionado numa mesa. Conectado ao Wii Remote, tanto a navegação no jogo, quanto a jogabilidade, é controlada pelo tamborzinho. Duas baquetas plásticas leves acompanham o taiko, cada uma medindo aproximadamente 30 centímetros. Numa oportunidade que você tiver se jogá-lo, talvez você se lembre um pouco dos tambores de Donkey Konga para o Nintendo GameCube, tanto em termos de textura como aparência.

O taiko registra dois tipos de golpes: um feito diretamente na membrana e um na borda. Notas vermelhas e azuis rolam através da tela e indicam no que você deve bater e em qual momento; a pontuação é baseada na exatidão com que você executa as batidas. Assim, se a nota for vermelha, você deve bater no centro do taiko, e se for azul, na borda. Além das sequências variáveis de golpes normais, você também poderá rufar o taiko e executar batidas duplas para ganhar pontos extras. Esses últimos são feitos por passagens bem simpáticas do jogo, como quando você conduz o seu taiko sorridente no game para estourar um balão. O ícone vermelho grande indica que você deve bater no centro e na borda simultaneamente, e quando surgir o ícone amarelo, você precisa bater no taiko tão rápido quanto você conseguir. Elementos desse tipo estão presentes em grande variedade no jogo, adicional que traz um quê de “fofura” pro título.

taiko-drum-master-wii-screens-20081024031709745_640w taiko-drum-master-wii-screens-20081024031705839_640w

O game em si tem um estilo clean de desenho animado e apela bastante para as cores vibrantes. Ao que você toca a música com o seu tambor, cachorros usando tiara para cabelo, gatinhos e tartarugas ajudam a manter as notas rodando na parte superior. Ao mesmo tempo, maçãs cristalizadas, flechas e balões de animais voam através da tela para indicar golpes de exatidão. Tudo isso acontece no exterior da área de exposição das notas, assim você não se distrai durante o jogo.

Você pode jogar Taiko: Drum Master sozinho, ou competir com até três jogadores.

taiko-drum-master-wii-screens-20081024031713229_640w taiko-drum-master-wii-screens-20081024031708011_640w

De Beethoven a Pokémon

86157-crop Há uma tracklist relativamente interessante em Taiko no Tatsujin. Você pode optar por jogar por exemplo uma canção de ninar para crianças ou um mix bem animado de Mario. Por acaso há algumas canções de rock e outras pop bem conhecidas no Oriente (ver lista parcial abaixo). Cada música pode ser jogada em níveis diferentes de dificuldade. Há um total de 70 músicas no jogo.

J-pop

  • Niji - L’arc~en~ciel
  • Soba ni Iru ne - Thelma Aoyama feat. SoulJa
  • TRAIN-TRAIN - Blue Hearts

Músicas de anime

  • Together (abertura japonesa de Pokémon Diamond & Pearl)
  • Motteke! Sera-Fuku (abertura de Lucky☆Star)
  • Yume wo Kanaete Doraemon (abertura de Doraemon)
  • Jungle P (presente em One Piece)
  • Blue Bird (presente em Naruto)

Tradicionais

  • Mori no Kuma-san – Hayashibara Megumi

Clássicas

  • Wrath of Requiem
  • ‘O Sole Mio
  • Ode to Joy – Beethoven
  • The Republic Praise

Game Music

  • Super Mario Bros. theme
  • Ridge Racer (Kamizake remix)
  • Taiko March
  • Immaculate Pledge – Soulcalibur IV

Originais da Namco

Outras

  • Marcha do Mickey Mouse
  • Oretachi Korokoro Age

Quais as chances de Taiko no Tatsujin Wii aparecer no ocidente? Bem pequenas, é verdade. Mas numa possível consideração da Namco de trazer o game para o ocidente (que naturalmente teria a sua tracklist “ocidentalizada” assim como aconteceu na versão para PS2), não hesite em adquirir esse divertido título para a sua biblioteca.


Ricardo tem 19 anos, é estudante de Administração, mora em Curitiba e ama tanto música pop que decidiu dedicar o seu tempo livre para a criação de um blog só sobre o assunto! Vícios atuais: Ladyhawke, Ke$ha, Little Boots, La Roux, VV Brown, Frankmusik e Dan Black. Sua cor preferida é lilás e seu filme preferido é O Poderoso Chefão.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.