Em sua última “entrevista” para o IndustryGamers, o analista da EEDAR Jesse Divinch sugeriu que a atual média para os jogos do Wii pode ter crescido porque uma parcela significante dos títulos não recebeu nenhuma análise da mídia especializada. Comparando estritamente o período de janeiro a julho, tanto em 2008 como em 2009, o analista traçou um gráfico com o número total de títulos liberados para as três plataformas (Xbox 360, PS3 e Wii) e as porcentagens desses títulos que não foram analisados (ver imagem acima). O número no fundo representa a quantidade de títulos lançados durante o período de tempo determinado; enquanto que a porcentagem na parte superior representa a quantidade desses títulos que ficou sem nenhuma review.
Divinch reconhece que “o Wii apresentou um crescimento nas médias dos reviews (de 60 para 66 em um ano), mas isso ocorreu porque alguns críticos tem ignorado alguns títulos que talvez possam ter puxado a média atual para baixo”. Ainda assim, é possível também que tais reviews possam ter aumentado ainda mais a média – mas essa é uma possibilidade muito remota. Além disso, o relatório aponta que os jogos sem reviews do Wii não eram “títulos hardcore”, fato que também acontece nos jogos do PS3 e Xbox 360 desse estilo.
O analista não nega que a qualidade de muitos jogos para o Wii tenha melhorado, mas conclui que “Deixar de analisar títulos de baixo-orçamento acaba impactando no custo das próprias mídias especializadas”. Ele acredita que algo semelhante possa acontecer em relação ao PS3 e Xbox 360, uma vez que esses consoles vem sofrendo um aumento demográfico de jogos casuais em sua base instalada.
Via Joystiq