Que a Tokyo Game Show desse ano não foi nem metade do que se esperava, isso não é novidade pra ninguém. O fato é que a feira não teve grandes anúncios e novidades – além de não contar com a aparição de produtoras que apóiam a Nintendo mais diretamente – como Hudson e Marvelous. O DS até teve vários games interessantes mostrados, mas o Wii foi em sua grande parte renegado – salvo raras exceções. Mesmo assim, nós do Nintendo Blast elaboramos um Top 10 com os games que foram destaque nessa edição da feira:
10. Samurai Warriors 3 – Koei – Nintendo Wii
Com lançamento marcado para 19 de novembro em território japonês, Samurai Warriors 3 já parece estar quase finalizado. Seu visual surpreendeu pelo bom polimento e pelas expressões faciais bem feitas. É lógico que é apenas um game de pancadaria então nem dá pra esperar grande coisa. Mas o valor de produção é alto, com nomes conhecidos na dublagem e na trilha sonora. Ah, e ainda será lançado um Classic Controller Pro customizado com a logo do game – claro que exclusivamente para os japoneses… Quem gostou dos games anteriores da série, deve saber que agora são 30 personagens na trama, que está maior e mais completa. Quem não dispensa um bom game do gênero, deve ficar de olho.
9. Rabbids Go Home – UbiSoft – Wii
A produtora francesa foi uma das únicas ocidentais a se apresentar na feira – e curiosamente foi um dos destaques. Rabbids Go Home é um simpático game de aventura, o primeiro a contar com os Rabbids como protagonistas (já que os anteriores podem ser encarados mais como uma coletânea de minigames). Visualmente, o game está entre os mais belos do Wii com uma animação fluente típica de desenhos animados. Já a jogabilidade parece não comprometer – apesar de também pouco inovar. Em uma das demos apresentadas na feira, o jogador precisava usar bombas para destruir uma máquina que soltava balões – nada inovador, mas aparentemente divertido. Promete.
8. Final Fantasy Gaiden 4 Warriors of Light – SquareEnix – DS
O spin-off da série merece elogios e ao mesmo tempo merece ressalvas. O estilo visual adotado pela Square parece não agradar ninguém, mas também não compromete de forma mais séria. Como você já deve saber, a grande novidade aqui é que existem dezenas de profissões diferentes que o jogador pode "usar" em seu personagem. "Usar" porque os jobs são definidos pelo uso de itens na cabeça. O sistema, batizado de Crown System, parece funcional e rápido. A Square ainda promete uma grande interação entre os quatro personagens principais (os chamados 4 Warriors of Light do título). O lançamento ocorre no mês que vem no Japão.
7. Resident Evil Darkside Chronicles – Capcom – Wii
O rail shooter da Capcom parece cada vez mais imperdível para os fãs da série. Além de bonito visualmente, o enredo que fecha as pontas do buracos da história de RE é por si só um motivo importante para se jogar. Agora a câmera parece se movimentar mais rapidamente e ser responsável por alguns sustos importantes. A volta de personagens clássicos também é um forte motivo para o sucesso dele. Na TGS, a demo mostrou algumas novidades importantes – além de ter ganhado uma sensível melhora no visual. E o que dizer da parte inspirada no quinto game da série? Promete muito!
6. Sengoku Basara Samurai Heroes – Capcom - Wii
Terceiro game da série Sengoku Basara (que foi traduzida como Devil Kings no ocidente), Samurai Heroes é um dos games mais promissores e importantes do Wii para o mercado japonês. A história – um dos pontos altos da série – dessa vez vai englobar o período da Batalha de Sekigahara no ano de 1600 – quando o Japão sofreu um importante processo de unificação. A promessa da Capcom é de que a jogabilidade vai permitir mais variedade e que as características particulares de cada personagem serão evidenciadas. Infelizmente, uma das grandes novidades da versão Playtation 3, um modo cooperativo online, não estará presente na versão para Wii. Mesmo assim, a Capcom promete uma versão de alta qualidade se comparada com a maioria dos games do console. Resta esperar.
5. Tatsunoko vs Capcom: Cross Generetion of Heroes – Capcom – Wii
Cross Generation of Heroes é uma versão melhorada do primeiro Tatsunoko vs Capcom, lançado somente no Japão. Além de novos personagens e um modo online, dessa vez o game tem como grande diferencial um novíssimo modo online – no qual a Capcom vem trabalhando com muito carinho. Visual e jogabilidade são os mesmos de antes o que resultam no melhor game de luta que você pode encontrar no Wii. É um game imperdível para quem gosta de crossovers. E ainda mais imperdível pra quem é fã da Capcom.
4. Ghost Trick – Capcom – DS
Um dos projetos mais diferentes e autorais do DS, Ghost Trick fez sua primeira aparição ao público depois de um rápido anúncio na revista Famitsu, há algumas semanas. É resultado de uma equipe que tem como principal pilar o designer Shû Takumi, criador da série "Ace Attorney", um dos maiores sucessos da Capcom nos últimos tempos. A história é estranha: o jogador controla uma espírito e o personagem Shiseru, que foi baleado, morreu e voltando ao passado tem apenas algumas horas pra desvendar sua própria morte. Se for pra levar em consideração o que a série Ace Attorney apresentou, provavelmente teremos uma trama cheia de surpresas e reviravoltas. Visualmente é um título impactante com estilo bem particular e personagens que soam diferentes.
3. Okamiden – Capcom – DS
Com lançamento marcado para 2010, Okamiden é seqüência direta de Okami, um dos games mais festejados pela crítica. O enredo vai contar as aventuras da lobinha Chibeterasu que deve cumprir uma missão imposta por Sakuya, divindade ligada à natureza. À primeira vista, o visual chama muito a atenção, não só por se tratar de algo acima da média no DS, mas por manter o mesmo brilhante estilo visual do game anterior. A jogabilidade irá se beneficiar da tela de toque para se tornar muito mais funcional e interessante. Por exemplo, basta desenhar linhas para atacar com a espada ou círculos para árvores florescerem. Será um dos grandes games do próximo ano, sem dúvidas!
2. Tales of Graces – NamcoBandai – Wii
Tales of Graces é o segundo game da franquia a pintar no Wii, depois de uma controversa continuação direta de Symphonia. Só pra começar é bom ter em mente que esse é – nas palavras da própria NamcoBandai – o Tales of mais completo já criado. Além de um cuidado visual impressionante para o Wii, o game ainda contará com mais de 70 horas de jogo contínuo. A demo apresentada na TGS mostrava uma série de batalhas onde cada uma delas explicava um elemento novo do sistema criado para essa continuação. Quem testou garante que lembra Tales of Vesperia, o último e bem sucedido game da franquia.
1. Ninokuni – Level 5 – DS
Uma bela fábula. Assim parece ser Ninokuni: The Another World, projeto do Studio Ghibli (de obras primas como Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro) em parceria com a Level 5. O resultado é um belo e promissor game, que conta uma história pura e cheia de referências a cultura oriental – exatamente como o Ghibli sabe tanto fazer. O enredo acompanha as aventuras do menino Oliver, que perde sua mãe mas descobre que um de seus brinquedos é muito mais que apenas um brinquedo… Embora ninguém tivesse dúvidas de que visual/ história seriam bem acima da média, o que surpreendeu positivamente foi a jogabilidade tradicional e funcional que o game apresentou na TGS. Além de possibilitar controle pela Stylus ou direcional, as batalhas lembram muito Dragon Quest pela simplicidade. É um dos grandes projetos para 2010 e um dos games imperdíveis para os donos do DS.