TGS 2009: Primeiras impressões do Demo de FF Gaiden: Four Warriors of Light (DS)

em 27/09/2009

Anunciado em Julho deste ano, Final Fantasy Gaiden: Four Warriors of Light , é uma retomada exclusiva para Nintendo DS da série de RPG mais ... (por Giuliano Mazzeo em 27/09/2009, via Nintendo Blast)

Anunciado em Julho deste ano, Final Fantasy Gaiden: Four Warriors of Light, é uma retomada exclusiva para Nintendo DS da série de RPG mais famoffsa do mundo dos games, com um estilo de arte impressionante e controles simplificados, ao invés de ser apenas um remake de um título anterior, este é um jogo totalmente novo, inspirado nos velhos e bons tempos em que a franquia ainda fazia sua estréia no saudoso NES.

Detalhes revelados até agora indicam um modesto sistema de troca de classes o famoso “Job System”, junto com um rápido e dinâmico esquema de troca de telas, isso sem falar da ótima trilha sonora. E como estamos falando de Final Fantasy, então você pode esperar que algum personagem ao longo do jogo se apresentará com o nome de Cid e que algumas magias terão a terminação “-ga” em seus nomes, assim como provavelmente um chocobo vai aparecer correndo pelo meio do caminho.

Com um visual que à primeira vista nos leva a pensar que o game não deve ser levado muito a sério, como as cabeças enormes em corpos pequeninos, e também o fato de os personagens serem todos garotos e garotas mais jovens do que os protagonistas usuais das séries de FF, nos encontramos frente a frente com uma grande aventura.

Logo no início do demo disponível na TGS 2009, seu personagem principal é acordado pela mãe, o que nos remete a um início clássico de muitos RPGs, mas isso não vem ao caso agora, depois seguimos por uma apresentação muito charmosa sobre o jogo, onde rápidos diálogos consecutivos nos informam o conceito de FF Gaiden: “um RPG com um bom ritmo”, isso quer dizer que em prática, suas opções em batalha são um pouco limitadas. Cada personagem pode inicialmente escolher entre três ações básicas: Attack, Charge ou Item. Sendo que para atacar, são necessários APs (Action Points) que são representados por pequenas bolhas na barra de informações do personagem, mas as outras ações são livres desse requisito. Já para usar magias ou outros comandos avançados, você primeiro precisa usar uma ação livre (Charge ou Item), para ir acumulando os APs necessários.

Antes do round de batalha começar, você seleciona a ação de seus guerreiros, que serão executadas assim como a dos seus inimigos. Você não pode escolher um alvo específico, já que existe uma ordem em que os ataques irão acontecer. Mas geralmente os ataques da sua party são focados no inimigo com o HP mais baixo até ele ser derrotado, para daí mudar para o próximo adversário.

Isso faz com que a batalha se execute de forma bem rápida, sem montes e montes de opções e menus. Por exemplo, se você escolher usar a magia “Cure” em algum membro da sua party, a ação será diretamente executada no player que estiver com o mais baixo HP. Porém, apesar de tornar a batalha mais dinâmica, também limita as táticas que podem ser usadas, nos levando a um momento meio “retro” sendo que já estamos em uma linha mais avançada de games.

Inclusive, uma vez que você selecionou suas ações, não há mais volta, é viver ou morrer no turno em que elas são executadas, mas talvez seja nesses pequenos detalhes que estejam gravadas as verdadeiras belezas da estratégia do game, pois se você estava esperando por grandes novidades, lembremos apenas que estas são primeiras impressões de um demo, ou seja, deixemos o verdadeiro julgamento para quando a versão completa e oficial for lançada.

Por enquanto, ficamos por aqui, acompanhando e trazendo para vocês  as maiores e melhores novidades do mundo dos games! Até a próxima!!

 

 

Fonte: Destructoid

Siga o Blast nas Redes Sociais
Giuliano Mazzeo
Um Ser puramente inquieto e em constante trasnformação, Graças a Deus!