Entre os designers da Nintendo, Katsuya Eguchi é um dos que mais têm se destacado nesse momento pós-Wii. Primeiro porque ele parece conseguir fazer uma boa leitura de mercado e do público dono do console da Nintendo. Segundo porque sua experiência de mais de 20 anos na empresa têm contribuído de forma decisiva para o seu sucesso.
Eguchi nasceu em Tóquio no ano de 1965. É graduado em Computação Gráfica pelo Department of Japan Electronics College. Em 1986 foi admitido pela Nintendo – justamente em um momento de extremo crescimento interno da empresa. Eguchi acabou trabalhando em projetos pequenos ou como colaborador em games maiores (como o megasucesso Super Mario Bros. 3). Foi só em 1993 que ele dirigiu seu primeiro projeto: Star Fox.
O sucesso inesperado do primeiro game 3D em um console Nintendo fez com que ele ficasse encarregado de um dos carros-chefe do então Ultra 64 (que acabou sendo rebatizado posteriormente de Nintendo 64): Wave Race.Com uma certa experiência em games focados em seu visual, Eguchi conseguiu superar novamente as expectativas e fez de Wave Race muito mais que apenas um game de corrida.
Eguchi voltou a ganhar força em 2002 quando dirigiu juntamente com Shigeru Miyamoto o simulador Animal Crossing – atualmente uma das franquias mais rentáveis da Big N.
Na era Wii, tem atuado como produtor de boa parte dos Million Sellers do console; entre eles os sucessos WiiSports e Wii Play. Comandou também o primeiro estúdio interno da Nintendo a desenvolver com o Motion Plus.
Atualmente não se sabe em quais projetos Eguchi está envolvido.
Games nos quais atuou:
- Super Mario Bros 3 - NES
- Super Mario World - SNES
- Wave Race 64 - Nintendo 64
- Star Fox 64 - Nintendo 64
- Yoshi's Story - Nintendo 64
- Animal Crossing - GameCube
- Animal Crossing: Wild World - Nintendo DS
- Star Fox Command - Nintendo DS
- Wii Sports - Wii
- Wii Play - Wii
- Super Smash Bros Brawl - Wii
- Animal Crossing: City Folk - Wii
- Wii Sports Resort - Wii