Apesar de muito presente hoje em dia em vários sites, principalmente os de notícias e blogs, os Feeds são pouquíssimos utilizados por nós, talvez por não sabermos o que é, para quê serve ou quais as vantagens que ele pode nos trazer. A situação piora mais ainda quando fala-se em RSS. Por isso a equipe do Nintendo Blast decidiu fugir um pouco do assunto dos games e explicar a você, caro leitor, um pouco sobre essa tecnologia que pode lhe ser bem útil.
Entendendo o conceito
Há muito tempo, atualizar um site de notícias exigia bastante tempo, paciência e conhecimento técnico – era necessário editar o arquivo-fonte da página (o HTML) a todo momento, copiando e substituindo título, conteúdo e imagens aqui e acolá. Não durou muito tempo e percebeu-se que poderiam haver sistemas de atualização automáticas para as páginas que exigiam atualizações constantes várias vezes ao dia – surgiam os sistemas de postagem com os conhecemos e utilizamos hoje em todos os lugares, mais popularmente nos blogs. Com isso a vida de quem fazia a notícia ficou bastante facilitada.
Apesar disso, acompanhar a quantidade crescente de notícias não era nada fácil para os leitores, até mesmo para aqueles mais ‘viciados’. Era necessário acessar a página várias vezes ao dia para ver se havia alguma atualização – muitas vezes essas tentativas eram frustradas, a página estava do mesmo jeito – perdia-se tempo e conexão (geralmente discada na época). A partir daí, pensou-se em uma maneira de facilitar a vida do leitor para que ele não tivesse mais que visitar o site várias vezes ao dia em busca de atualizações, e então surgiram os Feeds.
O que realmente são os Feeds?
Ai você se pergunta – mas o que raios são Feeds afinal de contas? Vindo da palavra em inglês que significa “alimentar”, Feed é um formato de dados utilizado para comunicar conteúdos atualizados frequentemente nos sites. Complicou? Então vamos simplificar.
Um Feed é disponibilizado pelo site e é responsável por distribuir as informações que são publicadas nele para aplicações conhecidas como agregadores. Os agregadores assumem o papel do leitor que outrora ficavam entrando e atualizando o site a cada minuto para ver se haviam atualizações. Além de estabelecerem conexão de instante e instante com o site cadastrado pelo usuário nele, também são responsáveis por disponibilizar o conteúdo novo de cada site em seu corpo para que o usuário não tenha que abrir o navegador e acessar o site.
E o que é RSS?
O RSS é apenas uma das inúmeras tecnologias que definem como os agregadores se comunicam com o site da notícia. O termo refere-se a um dos seguintes padrões:
- Rich Site Summary (RSS 0.91)
- RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
- Really Simple Syndication (RSS 2.0)
O padrão estabelece a comunicação entre site e agregador a partir de arquivos XML que contém os dados referentes a cada notícia, como título, endereço da notícia no site, data, autor e conteúdo. O agregador altera o arquivo RSS com as atualizações mais recentes de acordo com uma taxa de atualização/verificação que geralmente varia em intervalos de minutos.
Apesar de existirem outros padrões de comunicação para agregação de conteúdo, como o Atom, o RSS está bastante difundido graças à parcerias estabelecidas com a Mozilla Foundation, responsável pelo desenvolvimento do navegador Firefox; com a Microsoft, responsável pelo desenvolvimento do navegador mais utilizado do mundo, o Internet Explorer; Apple, desenvolvedora do Safari; e de vários integrantes da comunidade do software livre.
Vantagens
A utilização do RSS/Feed faz com que você, leitor, tenha acesso as atualizações dos seus sites prediletos quase que em tempo real, sem a necessidade de abrir o navegador e ficar atualizando o site – sempre que um novo conteúdo for publicado, esse estará imediatamente disponível no agregador. Além da agilidade, o processo de assinatura de um Feed não é burocrático – basta copiar e colar o endereço do feed fornecido pelo site em seu agregador e pronto, você passa a receber as atualizações a partir dali. Para cancelar a assinatura, basta deletar o endereço do agregador e pronto – nada de e-mails para pedir cancelamento nem nada.
Para começar a receber as notícias e postagens dos seus blogs preferidos, basta fazer o download e instalação de um agregador (ou utilizar um online, como o Google Reader). Existem inúmeros agregadores, uns com mais funcionalidades que outros, porém todos com o mesmo propósito. São todos bastante intuitivos e de fácil aprendizagem, entre eles podemos citar o FeedReader e o FeedDemon.
A partir de então, basta localizar o endereço do Feed do seu site preferido e adicioná-lo no seu agregador. Geralmente eles são identificados pelo ícone , mas alguns sites utilizam a logo que ilustra o começo dessa postagem com algumas variações de design. No Nintendo Blast, o endereço do Feed pode ser encontrado bem no centro da página principal como mostra a figura abaixo:
Basta clicar no botão e copiar e colar o endereço da página que se abre no seu navegador no seu agregador e correr para o abraço.
Simples não? Então vamos usá-lo!