Mas a Sony foi além e, como uma clara medida de redução de custos, anunciou o PS3 Slim. Porque redução de custo? Porque o Slim é mais feio, simples e não tem o charme que a versão original tinha. E não digo isso com desprezo, mas é só olhar a superfície ‘black piano’ do PS3 e comparar com a do Slim, toda porosa e sem brilho. Mais feio, sim. Só que bem mais barato na linha de produção.
Toda a conversa a respeito dos componentes menores, que possibilitam um sistema mais eficiente e compacto, é super interessante... para a Sony, claro.
O consumidor em geral não se preocupa e nem quer saber sobre isso. Ele quer saber quanto custa o produto e o que ele pode oferecer, ponto final.
Obviamente os mais ligados em games estão a par da notícia e vão entender melhor as mudanças. O problema é que esse público não representa um número tão expressivo de pessoas – calma, não estou dizendo que são poucos; mas não são suficientemente numerosos a ponto de virar a maré para o lado da Sony.
Curioso como as coisas mudam em apenas uma geração de consoles, hein? O jogador hardcore, nos últimos três anos, gravitou em torno do Xbox 360, graças ao preço menor e à infraestrutura online robusta, algo que o PS3 ainda não tem.
Jogos são um fator decisivo, é claro, mas essa é a geração da multiplataforma, dos games lançados para vários consoles a fim de recuperar um pouco de seu altíssimo custo. E aí, de novo, o Xbox 360 tem vantagem. É mais fácil de programar e mostra-se mais eficiente e poderoso na média geral.
“Mas Pellican, o PS3 tem games exclusivos que nunca poderiam ser feitos no Xbox 360!”
Até tem, mas a que preço (para a produtora)? Alguns poucos esforços podem ser ótimos para os fãs e os mais vidrados na plataforma. Mas a Sony precisa de muito mais do que poucos milhões de consumidores.
Além disso, precisa de muito mais games do que apenas os exclusivos já que, com o PS3 Slim ainda sendo vendido NO PREJUÍZO, só a venda de jogos pode trazer um pouco de dinheiro com o licenciamento.
O PS3 Slim então nasce morto? Longe disso! Ele atrairá muita gente nos meses iniciais entre os donos de PS2 que estavam esperando isso para dar o salto à geração HD e aqueles que querem ter mais de um console.
Mas o Xbox 360 é a plataforma hardcore desta geração. A Sony, quem diria, desta vez tem um console que depende muito do seu público fiel – bem contrário do que houve com a explosão de popularidade do PS2.
A queda de preço e a possível investida na promoção do drive de bluray com certeza são as armas que a Sony usará para atrair mais pessoas – jogadores ou não – para o sistema. Oras, temos até o controle por movimento sendo prometido para 2010.
Isso não é por acaso. A Sony sabe que se for brigar apenas com a Microsoft, ela perde. Ela precisa de novos consumidores. Ela precisa de um pouco do público do Wii.
“Ah, finalmente falou da Nintendo! Mas está dizendo que o PS3 Slim vai acabar com o Wii?”
Hahaha, eu adoro ler, cada vez mais, os super analistas de plantão. ‘O Wii está morto’, ‘o DS não tem chance’, ‘a moda Nintendo passou’.
A queda de preço do PS3 Slim tem um efeito muito importante sobre as vendas do Wii. Sabe qual é? Nenhum! Quem compra um Wii é porque quer jogar os games que só o console Nintendo pode oferecer.
As pessoas não compram o Wii por causa de seu baixo preço – que, aliás, NÃO é barato. Elas enxergam o sistema como algo a mais, que entrega a magia e a diversão tão vista nos jogos do console. Isso não está sendo oferecido no Xbox 360, nem ao menos no PS3 Slim.
Em 2007 creio, Peter Moore disse que o ideal seria as pessoas comprarem um Xbox 360 e um Wii, para ter a opção hardcore e aquela mais casual e diferente. Faço dele as minhas palavras nesse momento, trocando o Xbox pelo PS3.
Toda a sorte para a Sony e seus fãs. O futuro próximo será muito legal para assistirmos de camarote os gigantes dos eletrônicos e software competindo em uma batalha feroz. E aos que acham que o PS3 Slim será o fracasso final da Sony, pensem de novo.
O consumidor, ainda bem, vai sair ganhando muito com isso. Tomara que por trás dos panos, dentro dos cubículos do departamento financeiro de Sony e Microsoft, a figura seja tão próspera como é do lado de fora.
Enquanto isso, sem ninguém perceber, Mario 2D voltará. E preparem-se para o Wii balançar, de novo, esse complexo e delicioso mercado.
Até a próxima!
A queda de preço e a possível investida na promoção do drive de bluray com certeza são as armas que a Sony usará para atrair mais pessoas – jogadores ou não – para o sistema. Oras, temos até o controle por movimento sendo prometido para 2010.
Isso não é por acaso. A Sony sabe que se for brigar apenas com a Microsoft, ela perde. Ela precisa de novos consumidores. Ela precisa de um pouco do público do Wii.
“Ah, finalmente falou da Nintendo! Mas está dizendo que o PS3 Slim vai acabar com o Wii?”
Hahaha, eu adoro ler, cada vez mais, os super analistas de plantão. ‘O Wii está morto’, ‘o DS não tem chance’, ‘a moda Nintendo passou’.
A queda de preço do PS3 Slim tem um efeito muito importante sobre as vendas do Wii. Sabe qual é? Nenhum! Quem compra um Wii é porque quer jogar os games que só o console Nintendo pode oferecer.
As pessoas não compram o Wii por causa de seu baixo preço – que, aliás, NÃO é barato. Elas enxergam o sistema como algo a mais, que entrega a magia e a diversão tão vista nos jogos do console. Isso não está sendo oferecido no Xbox 360, nem ao menos no PS3 Slim.
Em 2007 creio, Peter Moore disse que o ideal seria as pessoas comprarem um Xbox 360 e um Wii, para ter a opção hardcore e aquela mais casual e diferente. Faço dele as minhas palavras nesse momento, trocando o Xbox pelo PS3.
Toda a sorte para a Sony e seus fãs. O futuro próximo será muito legal para assistirmos de camarote os gigantes dos eletrônicos e software competindo em uma batalha feroz. E aos que acham que o PS3 Slim será o fracasso final da Sony, pensem de novo.
O consumidor, ainda bem, vai sair ganhando muito com isso. Tomara que por trás dos panos, dentro dos cubículos do departamento financeiro de Sony e Microsoft, a figura seja tão próspera como é do lado de fora.
Enquanto isso, sem ninguém perceber, Mario 2D voltará. E preparem-se para o Wii balançar, de novo, esse complexo e delicioso mercado.
Até a próxima!