“Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua...” — Trecho de “Pokémon 8”.
Com esta premissa, nunca haverá limites para a quantidade de gerações que a franquia Pokémon pode ter, embora quanto maior for a quantidade de criaturas. maior será o risco de a série saturar. Fato é que a 4ª Geração, iniciada em Pokémon Diamond & Pearl, já está chegando ao fim de seu ciclo. Na 3ª geração, os remakes de Red & Blue saíram antes de “Emerald”; neste caso, “Platinum” já está aí, e o lançamento de HeartGold & SoulSilver deve encerrar a trajetória da série principal no DS.
Observe as datas de lançamento das gerações atuais de Pokémon:
- 1ª Geração – Red & Blue - 1996 (Japão) 1998 (EUA)
- 2ª Geração – Gold & Silver - 1999 (Japão) 2000 (EUA)
- 3ª Geração – Ruby & Sapphire - 2002 (Japão) 2003 (EUA)
- 4ª Geração – Diamond & Pearl - 2006 (Japão) 2007 (EUA)
Levando em conta esses dados, e considerando que a tendência deverá se manter, é possível afirmar que a 5ª Geração deverá ser lançada em 2010, ou no mais tardar 2011, no Japão – 2011/2012 nos EUA. Ainda seguindo as tendências, é muito provável que após o lançamento dos jogos de estréia da quinta geração, a Nintendo ainda lance os remakes de Pokémon Ruby & Sapphire – “Pokémon Red Ruby & Blue Sapphire” talvez? –, ou seja, o continente Hoenn deverá estar próximo do novo continente que será apresentado, e talvez até a história se interlace como está acontecendo agora entre DP e HGSS.
Divulgação do 12º Filme escondia um Pokémon ao lado de Pikachu, mas que acabou se revelando o Pichu de orelhas talhadas de HeartGold & SoulSilver.
Outra coisa a ser considerada é a plataforma onde esses games deverão aparecer. Ainda não se sabe se o DS realmente terá um sucessor totalmente inédito ou se o DSi vai mesmo acabar se tornando uma nova plataforma, já que sabe-se que o portátil possui hardware bem superior ao do DS e receberá jogos que funcionarão exclusivamente nele, isso somado à afirmação de Satoru Iwata, na E3 2009, de que o sucessor para o DS que estava sendo desenvolvido internamente foi cancelado. Sendo uma coisa ou outra, é praticamente certo que os novos “Pokémon” deverão finalmente apresentar gráficos totalmente em 3D.
E você, o que espera da 5ª Geração Pokémon?