skip to main |
skip to sidebar
Parabéns, parabéns! Hoje Motoi Sakuraba completa 44 anos! Compositor de belíssimas obras, como de Valkyrie Profile e as séries Star Ocean e Tales of, é considerado um dos grandes nomes da game music.
Nascido no Japão, Sakuraba possui como hobby colecionar equipamentos de áudio e música. Como a maioria dos compositores de música para jogos, ele também já trabalhava com música e chegou a montar uma banda de rock progressivo, chamada Deja-Vu. A banda chegou a lançar um álbum em 1988, mas se desfez no ano seguinte. Foi aí que Sakuraba começou a carreira solo, lançando seu primeiro álbum, intitulado Gikyoku Onsou, em 1990, que também continha músicas de rock progressivo.
Foi nessa época que ele começou a trabalhar com músicas para videogames para a empresa Wolf Team. Sakuraba já trabalhou para empresas como a Camelot (Sony, Sega, Nintendo), Tri-Ace e Namco Tales Studio. Seu estilo é bem característico e mistura rock progressivo, flautas e coro. A extinta Wolf Team fez muito sucesso nos anos 80 e 90 com jogos para os computadores japoneses MSX e X68000 e principalmente para os videogames Mega Drive e Sega CD. A ótima música foi um dos aspectos que influenciaram o sucesso dos jogos.
Em 1994, Sakuraba foi convidado a trabalhar na Camelot Software Planning e fez a trilha de vários jogos, incluindo Mario Golf, Mario Tennis e Golden Sun. Em 1995, a Wolf Team começou o desenvolvimento do game Tales of Phantasia para a Namco, iniciando então a terceira mais bem sucedida série de games, atrás somente de Dragon Quest e Final Fantasy. No mesmo ano foi fundada a Tri-Ace, com apoio financeiro da Enix, criando então a série Star Ocean, e novamente empregando Sakuraba para todos os games. O compositor também compõe para animes e programas de televisão.
Tales of Phantasia com certeza foi o jogo que mudou a carreira de Motoi Sakuraba. Na época, os jogos que dominavam o universo RPG eram Dragon Quest e Final Fantasy, mas Tales of Phantasia surgiu com um novo estilo. O compositor utilizou toda a capacidade do Super Nintendo, criando verdadeiras obras primas. A música de abertura, com vocais, também foi uma coisa inédita para o SNES.
Outro grande RPG que teve a participação de Sakuraba foi Star Ocean, que, assim como Tales of Phantasia, teve uma belíssima trilha. Junto com Valkyrie Profile, foi o trabalho que lhe rendeu um concerto ao vivo no Japão, com o estilo de rock progressivo, algo que Sakuraba não fazia há 12 anos. O concerto foi um sucesso e o compositor deu um belo discurso.
Em 2007, foi convidado para contribuir com a trilha de Super Smash Bros. Brawl. Além desses trabalhos, ele contribui com outras empresas através de seu TEAM Entertainment, fundada em 1999 para promover e licenciar o trabalho de artistas.
Alguns trabalhos de Sakuraba nos games:
Para a Wolf Team (subsidiária da Telenet)
• Tales of Phantasia (Namco)
• Tales of Destiny (Namco)
• Tales of Eternia (Namco)
• Tales of Destiny 2 (Namco)
• Arcus Odyssey
• Arcus Spirits (Sammy)
• Arcus I-II-III
• Arcus II: Silent Symphony
• Arcus 3
• Earnest Evans
• Anetto Futatabi
• El Viento
• Maneuver Cepter Granada
• Goh
• Goh 2
• Zan II Spirits
• Zan III Spirits
• Zan: Yaksa Enbukyoku
• Zan: Kagerou no Toki
• Zan: Youen no Jidai (Taito)
• Zan Gear
• Fhey Area: Century of the Gods
• Sol Feace (Sol Deace)
• Devastator
• Final Zone Senki: AXIS
• Hiouden
• Hiouden 2
• Hiouden: Maou Tachi to no Chikai
• Cybernetic Empire
• D - European Mirage
• Niko²
Para a Telenet
• Ace wo Nerae!
• Cosmic Fantasy 4
• Parlor Parlor Series
• Tenshi no Uta: Shiroki Tsubasa no Inori (com "Hassy")
Para a Namco Tales Studio (subsidiária da Namco e Telenet)
• Tales of Symphonia
• Tales of Rebirth
• Tales of the Abyss
• Tales of the Tempest
• Tales of Symphonia: Dawn of the New World
• Tales of Vesperia
• Tales of Hearts
Para a Camelot Software Planning
• Golden Sun (Nintendo)
• Golden Sun: The Lost Age (Nintendo)
• Shining the Holy Ark (Sega)
• Shining Force III: Scenario 1 (Sega)
• Shining Force III: Scenario 2 (Sega)
• Shining Force III: Scenario 3 (Sega)
• Beyond the Beyond (Sony)
• Minna no Golf (Sony)
• Mario Golf N64/GBC (Nintendo)
• Mario Tennis N64/GBC (Nintendo)
• Mario Golf: Toadstool Tour (Nintendo)
• Mario Golf Advance Tour (Nintendo)
• Mario Power Tennis (Nintendo)
• Mario Tennis: Power Tour (Nintendo)
Para a tri-Ace
• Star Ocean (Enix)
• Star Ocean: The Second Story (Enix)
• Star Ocean: Blue Sphere (Enix)
• Star Ocean: Till the End of Time (Enix)
• Valkyrie Profile: Lenneth
• Valkyrie Profile 2: Silmeria (Square Enix)
• Valkyrie Profile: Covenant of the Plume (Square Enix)
• Infinite Undiscovery (Square Enix)
• Star Ocean: The Last Hope (Square Enix)
Para a tri-Crescendo
• Baten Kaitos (Namco)
• Baten Kaitos Origins (Nintendo)
• Eternal Sonata, aka Trusty Bell: Chopin's Dream (Namco)
Para o KidsStudio Games
• Duel Masters (KidsStudio)
Para a Nintendo
• Super Smash Bros. Brawl
Para a Success
• Drone Tactics
Feliz aniversário Motoi Sakuraba!
Por
Anônimo
em 05/08/2009
Parabéns, parabéns! Hoje Motoi Sakuraba completa 44 anos! Compositor de belíssimas obras, como de Valkyrie Profile e as séries Star Ocean ... (por Anônimo em 05/08/2009, via Nintendo Blast)
Parabéns, parabéns! Hoje Motoi Sakuraba completa 44 anos! Compositor de belíssimas obras, como de Valkyrie Profile e as séries Star Ocean e Tales of, é considerado um dos grandes nomes da game music.
Nascido no Japão, Sakuraba possui como hobby colecionar equipamentos de áudio e música. Como a maioria dos compositores de música para jogos, ele também já trabalhava com música e chegou a montar uma banda de rock progressivo, chamada Deja-Vu. A banda chegou a lançar um álbum em 1988, mas se desfez no ano seguinte. Foi aí que Sakuraba começou a carreira solo, lançando seu primeiro álbum, intitulado Gikyoku Onsou, em 1990, que também continha músicas de rock progressivo.
Foi nessa época que ele começou a trabalhar com músicas para videogames para a empresa Wolf Team. Sakuraba já trabalhou para empresas como a Camelot (Sony, Sega, Nintendo), Tri-Ace e Namco Tales Studio. Seu estilo é bem característico e mistura rock progressivo, flautas e coro. A extinta Wolf Team fez muito sucesso nos anos 80 e 90 com jogos para os computadores japoneses MSX e X68000 e principalmente para os videogames Mega Drive e Sega CD. A ótima música foi um dos aspectos que influenciaram o sucesso dos jogos.
Em 1994, Sakuraba foi convidado a trabalhar na Camelot Software Planning e fez a trilha de vários jogos, incluindo Mario Golf, Mario Tennis e Golden Sun. Em 1995, a Wolf Team começou o desenvolvimento do game Tales of Phantasia para a Namco, iniciando então a terceira mais bem sucedida série de games, atrás somente de Dragon Quest e Final Fantasy. No mesmo ano foi fundada a Tri-Ace, com apoio financeiro da Enix, criando então a série Star Ocean, e novamente empregando Sakuraba para todos os games. O compositor também compõe para animes e programas de televisão.
Tales of Phantasia com certeza foi o jogo que mudou a carreira de Motoi Sakuraba. Na época, os jogos que dominavam o universo RPG eram Dragon Quest e Final Fantasy, mas Tales of Phantasia surgiu com um novo estilo. O compositor utilizou toda a capacidade do Super Nintendo, criando verdadeiras obras primas. A música de abertura, com vocais, também foi uma coisa inédita para o SNES.
Outro grande RPG que teve a participação de Sakuraba foi Star Ocean, que, assim como Tales of Phantasia, teve uma belíssima trilha. Junto com Valkyrie Profile, foi o trabalho que lhe rendeu um concerto ao vivo no Japão, com o estilo de rock progressivo, algo que Sakuraba não fazia há 12 anos. O concerto foi um sucesso e o compositor deu um belo discurso.
Em 2007, foi convidado para contribuir com a trilha de Super Smash Bros. Brawl. Além desses trabalhos, ele contribui com outras empresas através de seu TEAM Entertainment, fundada em 1999 para promover e licenciar o trabalho de artistas.
Alguns trabalhos de Sakuraba nos games:
Para a Wolf Team (subsidiária da Telenet)
• Tales of Phantasia (Namco)
• Tales of Destiny (Namco)
• Tales of Eternia (Namco)
• Tales of Destiny 2 (Namco)
• Arcus Odyssey
• Arcus Spirits (Sammy)
• Arcus I-II-III
• Arcus II: Silent Symphony
• Arcus 3
• Earnest Evans
• Anetto Futatabi
• El Viento
• Maneuver Cepter Granada
• Goh
• Goh 2
• Zan II Spirits
• Zan III Spirits
• Zan: Yaksa Enbukyoku
• Zan: Kagerou no Toki
• Zan: Youen no Jidai (Taito)
• Zan Gear
• Fhey Area: Century of the Gods
• Sol Feace (Sol Deace)
• Devastator
• Final Zone Senki: AXIS
• Hiouden
• Hiouden 2
• Hiouden: Maou Tachi to no Chikai
• Cybernetic Empire
• D - European Mirage
• Niko²
Para a Telenet
• Ace wo Nerae!
• Cosmic Fantasy 4
• Parlor Parlor Series
• Tenshi no Uta: Shiroki Tsubasa no Inori (com "Hassy")
Para a Namco Tales Studio (subsidiária da Namco e Telenet)
• Tales of Symphonia
• Tales of Rebirth
• Tales of the Abyss
• Tales of the Tempest
• Tales of Symphonia: Dawn of the New World
• Tales of Vesperia
• Tales of Hearts
Para a Camelot Software Planning
• Golden Sun (Nintendo)
• Golden Sun: The Lost Age (Nintendo)
• Shining the Holy Ark (Sega)
• Shining Force III: Scenario 1 (Sega)
• Shining Force III: Scenario 2 (Sega)
• Shining Force III: Scenario 3 (Sega)
• Beyond the Beyond (Sony)
• Minna no Golf (Sony)
• Mario Golf N64/GBC (Nintendo)
• Mario Tennis N64/GBC (Nintendo)
• Mario Golf: Toadstool Tour (Nintendo)
• Mario Golf Advance Tour (Nintendo)
• Mario Power Tennis (Nintendo)
• Mario Tennis: Power Tour (Nintendo)
Para a tri-Ace
• Star Ocean (Enix)
• Star Ocean: The Second Story (Enix)
• Star Ocean: Blue Sphere (Enix)
• Star Ocean: Till the End of Time (Enix)
• Valkyrie Profile: Lenneth
• Valkyrie Profile 2: Silmeria (Square Enix)
• Valkyrie Profile: Covenant of the Plume (Square Enix)
• Infinite Undiscovery (Square Enix)
• Star Ocean: The Last Hope (Square Enix)
Para a tri-Crescendo
• Baten Kaitos (Namco)
• Baten Kaitos Origins (Nintendo)
• Eternal Sonata, aka Trusty Bell: Chopin's Dream (Namco)
Para o KidsStudio Games
• Duel Masters (KidsStudio)
Para a Nintendo
• Super Smash Bros. Brawl
Para a Success
• Drone Tactics
Anônimo
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.