O boom dos jogos musicais nos últimos anos, grande parte motivado por Guitar Hero, fez com que um gênero até o momento sub aproveitado se tornasse um dos mais populares. Você pode até não se sentir atraído pela fórmula, mas é inegável que o sucesso dos games musicais foi um dos responsáveis pelo forte crescimento da indústria nos últimos anos. Depois da consolidação desse cenário, teremos um verdadeiro embate de gigantes no próximo mês: Além da quinta versão da série Guitar Hero, ainda temos o esperado lançamento de Beatles: Rock Band, um verdadeiro ode aos reis do ie-ie-ie. Pensando nessa disputa, elaboramos esse especial, confrontando os dois games. E aí, qual é o seu preferido?
-
Pela quinta vez, o herói da banda
Nem bem os fãs da série terminaram Smash Hits, a Activision já prepara o mais novo episódio da série. Pra muitos, oportunismo. Mas dessa vez ao que parece a Activision guarda alguns trunfos na manga e vai usá-los todos de uma vez. Se você possui um Wii pode se animar: a versão para o console da Nintendo terá novidades inéditas e exclusivas.
Depois do sucesso de World Tour, e da evolução seguindo os passos de Rock Band, a Activision decidiu que era hora de investir em melhorar a experiência de jogo. Para isso, criou modos que ampliam a experiência multiplayer, principalmente para jogadores novatos, criando a modalidade Party Play.
Através dela é possível fazer qualquer combinação de instrumentos. Isso significa que o game pode ser jogado com duas, três guitarras, dois microfones… e assim vai. Também é possível trocar de instrumento durante uma música, e entrar e sair da partida a qualquer momento. O modo principal multiplayer, batizado de Rock Fest, abrange até oito jogadores. São diversos tipos de regras que podem ser escolhidas de acordo com a vontade dos jogadores. Um exemplo é o modo Momentum, onde a dificuldade vai aumentando a medida que o jogador acerta mais notas.
E para os donos de Wii, a Activision preparou novidades surpreendentes e muito bem vindas. A principal delas é a possibilidade de conexão com o DS no modo Roadie Battle. Em cada DS, o jogador controla seu Rodie, podendo colocar armadilhas para o adversário e desfazer as que seu amigo fez para você. Um exemplo foi dado pelo site IGN: “O ataque mais mortal é o de trocar o encordoamento, que embaralha os botões a serem usados para tocar as notas. Esse efeito pode ser conseguido se seu roadie for até o backstage, arrombar o estojo da guitarra, retirar as cordas e prendê-las em locais errados, e devolver o instrumento ao lugar de origem usando uma espécie de guindaste. Para consertar o estrago, basta o seu ajudante afinar as cordas desenhando círculos nos lugares apropriados”. Interessante não?
Outra novidade é a presença de desafios especiais em cada uma das canções. "Basicamente, queríamos dar aos jogadores outra camada para o valor de replay e profundidade tanto para as canções do disco como os conteúdos por download, na forma de desafios", disse Brian Bright, diretor de projetos da Neversoft. Não entendeu? A gente explica. Por exemplo, no caso de "Beck", do Gamma Ray, é necessário acertar 340 notas no baixo, dedilhando apenas para cima, para conseguir o disco de ouro (para ter a de diamante, o número sobre para 695). Cada música possui um desafio diferente e se completar ganhará guitarras, roupas e outras novidades exclusivas.
No mais, o mesmo esquema que fez da série o sucesso que é. É interessante observar que a série passou por um upgrade visual, resultando em algo mais moderno e vivo. Mas o que importa mesmo são as músicas. Abaixo você pode conferir a lista com as 85 canções do game:
- 3 Doors Down - "Kryptonite"
- Arctic Monkeys - "Brianstorm"
- Blink-182 - "The rock show"
- Dire Straits - "Sultans of swing"
- Jimmy Eat World - "Bleed american"
- Johnny Cash - "Ring of fire"
- Megadeth - "Sweating bullets"
- Mötley Crüe - "Looks that kill"
- Muse - "Plug in baby"
- Nirvana - "Smells like teen spirit"
- Queen & David Bowie - "Under pressure"
- Stevie Wonder - "Superstition"
- The Killers - "All the pretty faces"
- The Raconteurs - "Steady as she goes"
- TV On The Radio - "Wolf like me"
- A Perfect Circle - "Judith"
- AFI - "Medicate"
- Attack! Attack! UK - "You and me"
- Band Of Horses - "Cigarettes, wedding bands"
- Beastie Boys - "Gratitude"
- Beck - "Gamma ray"
- Billy Idol - "Dancing with myself"
- Billy Squier - "Lonely is the night"
- Blur - "Song 2"
- Bob Dylan - "All along the watchtower"
- Bon Jovi - "You give love a bad name"
- Brand New - "Sowing season (Yeah)"
- The Bronx - "Six days a week"
- Bush - "Comedown"
- Children Of Bodom - "Done with everything, die for nothing"
- Coldplay - "In my place"
- Darker My Love - "Blue day"
- Darkest Hour - "Demon(s)"
- David Bowie - "Fame"
- Deep Purple - "Woman from Tokyo ('99 Remix)"
- The Derek Trucks Band - "Younk funk"
- The Duke Spirit - "Send a little love token"
- Duran Duran - "Hungry like the wolf"
- Eagles Of Death Metal - "Wannabe In L.A."
- Elliott Smith - "L.A."
- Elton John - "Saturday night's alright (For Fighting)"
- Face To Face - "Disconnected"
- Garbage - "Only happy when it rains"
- Gorillaz - "Feel good Inc."
- Gov't Mule - "Streamline woman"
- Grand Funk Railroad - "We're an american band"
- Iggy Pop - "Lust for life (Live)"
- Iron Maiden - "2 Minutes to midnight"
- Jeff Beck - "Scatterbrain (Live)"
- John Mellencamp - "Hurts so good"
- Kaiser Chiefs - "Never miss a beat"
- King Crimson - "21st century schizoid man"
- Kings Of Leon - "Sex on fire"
- Kiss - "Shout it out loud"
- Love and Rockets - "Mirror people"
- My Morning Jacket - "One big holiday"
- Nirvana - "Lithium (Live)"
- No Doubt - "Ex-Girlfriend"
- Peter Frampton - "Do you feel like we do? (Live)"
- The Police - "So lonely"
- Public Enemy Featuring Zakk Wylde - "Bring the noise 20XX"
- Queens Of The Stone Age - "Make It wit chu"
- Rammstein – "Du hast"
- The Rolling Stones - "Sympathy for the devil"
- Rose Hill Drive - "Sneak out"
- Rush - "The spirit of radio (Live)"
- Santana - "No one to depend on (Live)"
- Scars On Broadway - "They say"
- Screaming Trees - "Nearly lost you"
- Smashing Pumpkins - "Bullet with butterfly wings"
- Sonic Youth - "Incinerate"
- Spacehog - "In the meantime"
- Sublime - "What I got"
- Sunny Day Real Estate - "Seven"
- T. Rex - "20th century boy"
- The Sword - "Maiden, mother & crone"
- Thin Lizzy - "Jailbreak"
- Thrice - "Deadbolt"
- Tom Petty - "Runnin' down a dream"
- Tom Petty & The Heartbreakers - "American girl"
- Vampire Weekend - "A-Punk"
- Weezer - "Why bother?"
- The White Stripes - "Blue orchid"
- Wild Cherry - "Play that funky music"
- Wolfmother - "Back round"
-
De reis do Ie-ie-ie para reis do Wii Wii Wii
09/09/09. A data mágica foi escolhida a dedo pela EA para o seu maior lançamento esse ano. Trata-se simplesmente do primeiro game protagonizado pela maior banda de rock de todos os tempos, resultado de anos de conversa entre os detentores dos direitos, MTV Games e EA . E o resultado valeu a pena. Não tem como não se emocionar com os trailers, principalmente se você for fã da banda. A sensação é de ter se transportado no tempo, para os momentos de maior efervescência musical de todos os tempos.
Quem jogou qualquer game da série Rock Band sabe que o sistema é bem fácil de aprender. Basta escolher o instrumento que você mais se identifica, entrar em um modo de jogo e começar a performance, sozinho ou com seus amigos. E aqui a experiência é ampliada com a inserção de uma grande novidade: pela primeira vez na série será possível que três jogadores usem o microfone. A decisão foi tomada para que seja possível manter a harmonia o mais próximo possível do som produzido pela banda – conhecida pelo uso habilidoso dos coros.
O modo carreira, que já foi muito criticado na série, deve ser o ápice do título. A principal novidade é que ele seguirá a risca a trajetória da banda, desde o início tímido e inovador até o estrondoso sucesso mundial. Shows famoso da banda ao redor do mundo serão completamente recriados, como a apresentação de Get Back no telhado da Apple Corps em Londres, que mesmo no fim da carreira, é uma das performances mais marcantes. A Harmonix teve o cuidado de inserir entre cada uma das apresentações, fotos e vídeos que ajudam a contar a evolução da banda. Também serão usados áudios originais de conversas entre os membros, algumas delas completamente inéditas. Se você é jovem e nunca procurou conhecer os Beatles, essa é uma oportunidade única!
Outra novidade bem interessante é que será possível tocar em locais surreais, baseados em canções específicas. As duas performances divulgadas até agora são Here Comes the Sun em um campo florido e ensolarado e Octopus Garden, debaixo d’água. A idéia foi uma resposta inteligente para a época em que os garotos de Liverpool pararam de tocar ao vivo.
Acho que deu pra perceber que The Beatles: Rock Band é muito mais que um simples game. É uma verdadeira homenagem, pra jogadores casuais e hardcores, para fãs da banda e até mesmo para quem nunca se interessou em conhecer. No mesmo dia do lançamento, será disponibilizado uma versão remasterizada das principais canções da banda – mais um item essencial para os fãs.
Até agora apenas 25 das 45 músicas foram divulgadas. Abaixo você pode conferir o setlist provisório:
- "Twist And Shout"
- "Do You Want To Know A Secret"
- "Can't Buy me Love"
- "I Wanna Be Your Man"
- "Eight Days A Week"
- "Paperback Writer"
- "And Your Bird Can Sing"
- "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"
- "With a Little Help from My Friends"
- "Within You Without You / Tomorrow Never Knows"
- "Yellow Submarine"
- "Revolution"
- "Birthday"
- "Dig A Pony"
- "I've Got A Feeling"
-
Batalha de gigantes
Agora que na medida do possível você já conhece os dois principais games musicais do ano, o Nintendo Blast lança o desafio: qual dos dois games é o seu preferido? Para isso resolvemos fazer um embate dos principais pontos de cada um deles. Como isso expressa minha opinião (haha) sinta-se a vontade para criticar e discordar:
Visual | Beatles tem como grande trunfo poder recriar toda a efervescência visual da banda. Todos os integrantes são bem parecidos com os originais e os efeitos especiais e animações são muito bem trabalhados. | Uma grande evolução pode ser notada na série. O visual se tornou mais realista e bonito. A nova roupagem deu um ar de atualidade, sem perder o exagero habitual dos efeitos, marca de Guitar Hero |
Setlist | Competir com os principais sucessos dos Beatles é um pouco desleal. A trilha completa ainda não foi divulgada, mas pelas canções confirmadas até agora, aparentemente todos os grandes sucessos estarão presentes. | Nada de muito novo. Apenas mais uma coletânea com grandes bandas do gênero. E nem poderia ser diferente… |
Modo principal | O modo carreira segue todos os principais momentos da banda. Espere reviver concertos memoráveis e muita história dos pioneiros do rock. | O modo principal mudou pouco desde o último game o que não é exatamente um mau sinal). Ainda se pode criar uma banda e construir reputação com ela. |
Modos novos | Pensando no público mais jovem, a Harmonix criou o modo “No Fail” onde mesmo que o jogador esteja com a performance ruim, ele nunca é eliminado. | A Activision trabalhou duro na criação de diversos modos de jogo, muitos deles para aficcionados, mas outros voltados exclusivamente para jogadores novatos. No Wii, ainda existe o inédito “Rodie Battle”. |
Instrumentos | Além da retro compatibilidade, os instrumentos novos para o game são de deixar qualquer um com os olhos brilhando. Além da guitarra de Ringo Starr com o logotipo do game, ainda estão no pacote réplicas das guitarras Rickembacker 325 e Gretsch Duo Jet (de Lennon e Harrison respectivamente) e o baixo de Paul McCartney | Nenhuma novidade aqui. Os instrumentos são os mesmos de Guitar Hero: World Tour |
E aí, você tem seu preferido?