Quando se fala de Nintendo já vem à cabeça Mario, Zelda, Kirby, Metroid… Miyamoto, Iwata, Sakurai,,, Mas é só parar pra pensar um pouco e perceber que a estrutura que a Nintendo mantém vai muito além de seus times internos, aqueles que assinam a produção puramente como Nintendo. Por isso, o Blast tem a honra de apresentar para aqueles mais desatentos quem são as equipes que dão suporte para que a Nintendo construa sua linha de títulos tão respeitada. Boa parte delas todo mundo tá cansado de saber quem é, mas sempre é tempo pra descobrir aquelas que você não conhece:
Brownie Brown
A Brownie Brown não é uma das desenvolvedor as mais conhecidas quando o assunto é Nintendo. Ela foi formada em 2000, por ex-membros da SquareEnix, dois deles vindos da série Mana. O nome foi escolhido porque para os membros da equipe, fazer um bolo é tão trabalhoso quanto fazer um game, já que é necessário usar bem cada ingrediente para que o resultado final seja satisfatório. Em menos de uma década de existência, já acumula seis games, com destaque para o trabalho cooperativo com a Hal em Mother 3:
- Magical Vocation – (GBA)
- Sword of Mana – (GBA)
- Mother 3 – (GBA)
- Magical Starsign – (GBA)
- Heroes of Mana – (DS)
- Blue Dragon Plus – (DS)
Intelligent Systems
Fundada quando a Nintendo ainda engatinhava na área dos games, isso lá em 1984, a Intelligent era no início uma equipe chefiada por Gunpei Yokoi, o criador do Game Boy, que depois acabou se desligando da empresa após o fracasso do Virtual Boy. Ao longo desses anos, a empresa trabalhou com grandes franquias da Big N: Metroid, Nintendo Wars, Puzzle L eague, Paper Mario, WarioWare e Fire Emblem, sendo essa última a criação máxima da equipe, possuindo mais de uma dezena de continuações.
- Famicom Wars - (Famicom)
- Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Ken – (Famicom)
- Fire Emblem Gaiden – (Famicom)
- Devil World – (NES)
- Wild Gunman – (NES)
- Super Famicom Wars (SNES)
- Super Metroid (Programação) – (SNES)
- Panel de Pon – (SNES)
- Tetris Attack – (SNES)
- Battle Clash – (SNES)
- Fire Emblem: Monshō no Nazo – (SNES)
- Fire Emblem: Seisen no Keifu – (SNES)
- Fire Emblem: Thracia 776 – (SNES)
- Metal Combat: Falcon's Revenge – (SNES)
- Paper Mario - (N64)
- Paper Mario: The Thousand-Year Door - (GC)
- Fire Emblem: Path of Radiance - (GC)
- WarioWare, Inc.: Mega Party Game$ - (GC)
- Nintendo Puzzle Collection - (GC)
- Fire Emblem: Radiant Dawn - (Wii)
- WarioWare: Smooth Moves - (Wii)
- Super Paper Mario - (Wii)
- Asobu! Made in Ore - (Wii)
- Alleyway - (GB)
- Baseball - (GB)
- Game Boy Wars - (GB)
- Golf - (GB)
- Kaeru no Tame ni Kane wa Naru - (GB)
- Yakuman - (GB)
- Galactic Pinball - (GB)
- Pokémon Puzzle Challenge – (GBC)
- Advance Wars – (GBA)
- Advance Wars 2: Black Hole Rising – (GBA)
- WarioWare: Twisted! – (GBA)
- Fire Emblem: Fūin no Tsurugi – (GBA)
- Fire Emblem – (GBA)
- Fire Emblem: The Sacred Stones – (GBA)
- Mario Kart: Super Circuit – (GBA)
- Dr. Mario & Puzzle League – (GBA)
- Advance Wars: Dual Strike - (DS)
- Advance Wars: Days of Ruin - (DS)
- Light Speed Card Battle: Card Hero - (DS)
- Planet Puzzle League - (DS)
- Dragon Quest Wars - (DSiWare)
- WarioWare: Touched! - (DS)
- WarioWare D.I.Y. - (DS)
- WarioWare: Snapped! - (DSiWare)
- Fire Emblem: Shadow Dragon - (DS)
Monolith Soft
Uma das aquisições mais recentes da Nintendo, a Monolith foi adquirida no início de 2007, quando a Big N comprou mais de 80% da ações que pertenciam à NamcoBandai. A equipe foi formada em 1999 após desentendimentos na SquareEnix. Acampados pela NamcoBandai, criaram a série Xenosaga, continuação de Xenogears. Nas plataformas Nintendo, estrearam com um dos mais ambiciosos RPGs do GameCube: Baten Kaitos. De lá pra cá, a produtora sempre investiu em RPGS, mas seu último lançamento é o game de ação Disaster;Day of Crisis.
- Baten Kaitos: Eternal Wings e os Lost Ocean - (GC)
- Baten Kaitos Origins - (GC)
- Xenosaga: Episode I & II (co-desenvolvido por Tom Crie) - (DS)
- Soma Bringer - (DS)
- Mugen não Frontier: Super Robot Wars OG Saga - (DS)
- Dragon Ball Kai: Saiyan Invasion - (DS)
- Disaster: Day of Crisis - (Wii)
- Monado: Beginning of the World - (Wii)
Alpha Dream
Com sede em Tóquio, a Alpnha Dream é um dos times mais novos da Nintendo. Foi fundada em 2000 por Tetsuyo Mizuno e alguns ex-funcionários da Square Enix. O grande destaque da empresa veio em 2003 quando desenvolveu o primeiro game da série Mario & Luigi – e superou todas as expectativas.
- Koto Batalha: Tengai não Moribito – (GBC)
- Tomato Adventure – (GBA)
- Mario & Luigi: Superstar Saga - (GBA)
- Hamtaro: Rainbow Rescue – (GBA)
- Hamtaro: Ham-Ham Games - (GBA)
- Mario & Luigi: Partners in Time – (DS)
- Hamtaro Ham-Ham Challenge - (DS)
- Tottoko Hamutaro Haai! Hamu-Chans não Hamu Hamu Desafio! - (DS)
- Atsumare Haai! – (DS)
- Mario & Luigi: Bowser's Inside Story - (DS)
- PostPet DS – (DS)
Ambrella
A Ambrella não é uma das equipes mais conhecidas, principalmente porque antes ela era uma subsidiária da Marigul, sempre uma forte parceira da Nintendo. A Marigul foi fundada em 1996 por um a parceria entre a própria Nintendo e a Recruit. A idéia da Big N na época era aumentar o plantel de desenvolvedores para o Nintendo 64. A Ambrella sempre teve em suas mãos, spin-offs da série Pokémon e curiosamente não fez trabalhos muito elogiados…
- Hey You, Pikachu! - Nintendo 64
- Pokémon Channel - Nintendo GameCube
- Pokémon Dash - Nintendo DS
- My Pokémon Ranch - WiiWare
- Refrega! Pokémon Corrida – Wiiware
Camelot
Um dos mais conceituados times de desenvolvimento para os consoles Nintendo. Teve uma carreira de muito sucesso antes de criar vínculo de exclusividade com a Ninrendo, sendo responsável por clássicos como Shining Force III (Saturn) e Everybody´s Golf (Playstation). O sucesso desse último fez com que a Nintendo colocasse nas mãos da produtora um spin-off de seu principal personagem. Assim surgiu Mario Golf, um dos games mais elogiados do Nintendo 64. De lá pra cá, a equipe nunca mais abandonou os consoles da Big N.
- Mario Golf — (N64, GBC)
- Mario Tennis — (N64, GBC)
- Golden Sun — (GBA)
- Mobile Golf - (GBC)
- Golden Sun: The Lost Age — (GBA)
- Mario Golf: Toadstool Tour — (GC)
- Mario Golf: Advance Tour — (GBA)
- Mario Power Tennis — (GC)
- Mario Tennis: Power Tour — (GBA)
- We Love Golf! — (Wii)
- New Play Control! Mario Power Tennis - (Wii)
- Golden Sun DS - (DS)
Retro Studios
A Retro é um caso à parte na história da Nintendo. Primeiro porque é uma empresa americana (com sede em Austin, no Texas) que se tornou subsidiária de uma empresa japonesa. Segundo porque seu primeiro game lançado foi um desafio e tanto: simplesmente o retorno de uma das séries mais amadas e aclamadas pelo público – Metroid. Alguns meses após o início do projeto, a Retro (que até então se mantinha independente) passou por enormes dificuldades financeiras. Tanto que acabou comprada pela Nintendo em maio de 2002, numa transação de mais de U$ 1 milhão. Desde então. o time desenvolveu só se dedicou a série, criando a trilogia Prime. Atualmente, trabalham em um projeto ainda não revelado para o Wii.
- Metroid Prime (GC)
- Metroid Prime 2: Echoes (GC)
- Metroid Prime 3: Corruption (Wii)
- Metroid Prime: Trilogy (Wii)
ND Cube
Além de ser pouco conhecida, a ND Cube não é assim uma produtora tão importante. Primeiro porque cuidou de apenas dois projetos, o último deles de 2003. Apesar de prometer novidades à séculos o time aparentemente está parado. A divisão de ações da NDCube é bem interessante: 78% pertence a Nintendo, 13,3% pela Dentsu, e 8,7% por vários acionistas.
- F- Zero Advance (2001)
- Tube Slider (2003)
Genius Sonority
Amada por uns, odiada por outros, a Genius Sonority faz parte de uma estratégia da Nintendo para promover novas empresas. Assim, em 2001 membros da Enix, da Creatures e ex-desenvolvedores da série Earthbound fundaram a empresa, que contou com dinheiro do Fundo Q, uma espécie de um subsídio criado por Hiroshi Yamauchi com o objetivo de incentivar novas produtoras no desenvolvimento de títulos para GBA e GC, com a condição de que o primeiro game fosse lançado no período de um ano. Desde então a equipe passou a cuidar dos games para console da série Pokémon. Infelizmente, o trabalho deixou muito a desejar, principalmente no último deles, Battle Revolution (2007).
- Pokémon Colosseum (GC)
- Pokémon XD: Gale of Darkness (GC)
- Pokémon Trozei! (DS)
- Pokémon Battle Revolution (Wii)
- DS Bungaku Zenshuu (DS)
- Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors (Wii)
- 100 Classic Book Collection (DS)
Skip
Uma das produtoras mais ligadas a Nintendo, a Skip possui um dos mais respeitados times do Japão. Seus games transcendem um pouco a idéia de entretenimento. O exemplo máximo são as séries bitGenerations e Art Style, que conquistaram públicos de todas as idades. A Nintendo publicou quase todos os games desenvolvidos pela Skip (excessão feita ao estranho LOL).
- bitGenerations: Boundish (GBA)
- bitGenerations: Coloris (GBA)
- bitGenerations: Dialhex (GBA)
- bitGenerations: Dotstream (GBA)
- bitGenerations: Orbital (GBA)
- bitGenerations: Soundvoyager (GBA)
- Art Style: AQUARIO (DSiWare)
- Art Style: DECODE (DSiWare)
- Art Style: HACOLIFE (DSiWare)
- Art Style: nalaku (DSiWare)
- Art Style: PiCOPiCT (DSiWare)
- Art Style: SOMNIUM (DSiWare)
- Chibi-Robo!: Park Patrol (DS)
- Okaeri! Chibi-Robo! Happy Richie Dai Souji! (DS)
- LOL (DS)
- Chibi-Robo! (GC)
- GiFTPiA (GC)
- Art Style: CUBELLO (WiiWare)
- Art Style: ORBIENT (WiiWare)
- Art Style: ROTOHEX (WiiWare)
- Captain Rainbow (Wii)
- Chibi-Robo! (New Play Control!) (Wii)
Flagship
A Flagship foi fundada por Yoshiki Okamoto em abril de 1997, e pode ser considerada uma das subsidiárias mais importantes para a Nintendo, principalmente na geração passada. De suas mãos saíram algumas versões de Zelda, uma das séries mais cobradas pelos fãs, mantendo o mesmo feeling. A Flagship teve papel importante no período em que – erroneamente – a Nintendo investiu na ligação entre GBA e GC. O último game lançado pela equipe foi uma versão de Kirby para o DS. Em 2007, a equipe oficialmente encerrou suas atividades.
- Kirby: Squeak Squad
- Kirby & The Amazing Mirror
- The Legend of Zelda: Oracle of Seasons and Oracle of Ages
- The Legend of Zelda: A Link to the Past (GBA port)
- The Legend of Zelda: Four Swords Adventures
- The Legend of Zelda: The Minish Cap
- Resident Evil Code: Veronica
- Resident Evil Zero
Game Freak
Fundado em 1989 por Satoshi Tajiri, a Game Freak começou como uma tímida desenvolvedora, daquelas com muitas idéias na cabeça. Pois bem, eis que até 1996 a equipe tinha apenas criado obras pouco conhecidas e não tão bem recebidas. É então que surge Pokémon, não só a série portátil mais rentável de todos os tempos, como um dos fenômenos midiáticos mais intensos já conhecidos. Pokémon inspirou milhares de itens licenciados, protagonizou dezenas de games e acabou tornando seus personagens verdadeiros ícones de uma geração. Tudo graças a essa equipe que uniu talento a sorte.
- Yoshi (Mario & Yoshi) (NES)
- Nontan to Issho! Kuru-Kuru Puzzle (GB)
- Pokémon Red/Green/Blue (GB)
- Game Boy Camera (GB)
- Pokémon Yellow (GB)
- Pokémon Gold and Silver (GBC)
- Pokémon Crystal (GBC)
- Pokémon Ruby and Sapphire (GBA)
- Pokémon FireRed and LeafGreen (GBA)
- Pokémon Emerald (GBA)
- Drill Dozer (GBA)
- Pokémon Diamond and Pearl (DS)
- Pokémon Platinum (DS)
- Pokémon HeartGold and SoulSilver (DS)
- Mendel Palace (NES)
HAL Laboratory
A HAL talvez seja hoje a equipe mais admirada pelos donos de consoles Nintendo. Isso se deve principalmente a história da produtora, que se confunde com a história da própria Nintendo. A HAL surgiu em 1980, um período importante de construção da identide e do estilo de fazer games da Big N. O nome é uma homenagem ao robô HAL 9000 do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Seu início foi tortuoso com games pouco expressivos para o MSX e a linha Commodore. Só em 1986 a equipe se aliou a Nintendo, de onde nunca mais saiu. A importância da HAL é tamanha que o atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata é formado dentro da equipe.
- Eternal Story (Famicom)
- Eggerland (Famicom)
- Eggerland: Souzouhe no Tabidachi (Famicom)
- Fire Bam (Famicom)
- Gall Force (Famicom)
- Adventures of Lolo (NES)
- Adventures of Lolo 2 (NES)
- Adventures of Lolo 3 (NES)
- Air Fortress (NES)
- Day Dreamin' Davey (NES)
- Defender II (NES)
- Kabuki Quantum Fighter (NES)
- Kirby's Adventure (NES)
- Joust (NES)
- Metal Slader Glory (NES)
- Millipede (NES)
- Mother (NES)
- NEW Ghostbusters II (NES)
- Rollerball (NES)
- Skyscraper (NES)
- Vegas Dreams (NES)
- Uchuu Keibitai SDF (NES)
- World Rally Championship (NES)
- Alcahest (SNES)
- Arcana (SNES)
- EarthBound (SNES)
- Hal's Hole in One (SNES)
- HyperZone (SNES)
- Kirby no Kirakira Kizzuv (SNES)
- Kirby Super Star (SNES)
- Kirby's Dream Coursev (SNES)
- Kirby's Dream Land 3 (SNES)
- World League Basketball (SNES)
- SimCity (SNES)
- Vegas Stakes (SNES)
- Metal Slader Glory: Director's Cut (SNES)
- Kirby 64: The Crystal Shards (N64)
- Pokémon Snap (SNES)
- Pokémon Stadium (SNES)
- Pokémon Stadium 2 (SNES)
- Shigesato Itoi's No. 1 Bass Fishing (SNES)
- Super Smash Bros. (SNES)
- SimCity 64 (SNES)
- SimCopter 64 (SNES)
- Kirby Air Ride (GC)
- Super Smash Bros. Melee (GC)Adventures of Lolo (GB)
- Ghostbusters II (GB)
- HAL Wrestling (GB)
- Kirby's Block Ball (GB)
- Kirby's Dream Land (GB)
- Kirby's Dream Land 2 (GB)
- Kirby's Pinball Land (GB)
- Kirby's Star Stacker (GB)
- Revenge of the 'Gator (GB)
- Shanghai (GB)
- Trax (GB)
- Kirby & the Amazing Mirror (GBA)
- Kirby: Nightmare in Dream Land (GBA)
- Mother 3 (GBA)
- Kirby Canvas Curse (DS)
- Kirby Squeak Squad (DS)
- Pokémon Ranger (DS)
- Pokémon Ranger: Shadows of Almia (DS)
- Kirby Super Star Ultra (DS)
- Rittai Picross (DS)
- Super Smash Bros Brawl (Wii)
Creatures Inc.
Outra equipe bastante antiga, a Creatures foi formada por membros desligados da Nintendo e da HAL. Nesses quase 20 anos de história, co-produziu muitos games, apesar de ter assinado oficialmente apenas alguns deles. A criação da série Earthbound (Mother no Japão) é credita a Creatures.
- Mother (NES)
- EarthBound (SNES)
- Mario's Super Picross (SNES)
- The Monopoly Game 2 (SNES)
- Mario's Picross (GB)
- Chee-Chai Alien (GBC)
- Nonono Puzzle Chalien (GBA)
- Mother 3 (GBA)
- Personal Trainer: Walking (DS)
- Pokémon Ranger: Shadows of Almia (DS)
Noise
Outra produtora pouco conhecida, já que até hoje só criou games da série Custom Robo. Criada em 1996, seu primeiro game só saiu três anos depois (lógico que o primeiro Custonm Robo para o Nintendo 64, que acabou nem saindo no ocidente). Antigamente, a Noise também era uma subsidiária da Marigul (assim como a Ambrella).
- Custom Robo (N64)
- Custom Robo V2 (N64)
- Custom Robo GX (GBA)
- Custom Robo Battle Revolution (GC)
- Custom Robo Arena (DS)
- Acro Knights (DS)
NST
A NST é uma das únicas second parties da Nintendo com sede nos Estados Unidos. E como tal, ela foi criada para a produção de games exclusivos para o território americano, embora algumas dessas criações tenham excedido das fronteiras. Alguns dos principais membros da equipe são alunos da DigiPen, a faculdade de games financiada em partes pela própria Nintendo. Ao todo são 80 funcionários que criaram games muito interessantes e bem acabados, alguns deles versões de games third party (como o primeiro de todos Bionic Commando Elite Forces e Ridge Racer 64).
- Bionic Commando: Elite Forces – (GBC)
- Crystalis – (GBC)
- Ridge Racer 64 – (N64)
- Pokémon Puzzle League – (N64)
- Wave Race: Blue Storm – (GC)
- Nintendo Puzzle Collection – (GC)
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest – (GC)
- The Legend of Zelda: Collector's Edition – (GC)
- 1080° Avalanche – (GC)
- Mario vs. Donkey Kong – (GBA)
- Ridge Racer DS – (DS)
- Metroid Prime Hunters – (DS)
- Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis – (DS)
- Crosswords DS – (DS)
- Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again –(DSiWare)
Paon
A Paon ganhou grande destaque após a venda da Rare para a Microsoft. Daquele ponto, eles passaram a desenvolver os games da série Donkey Kong. Em 2005, com a falência da Data East, a equipe adquiriu os direitos da série Hercules no Eikõ, e desde então aumentou ainda mais a sua importância.
- DK: King of Swing (GBA)
- Donkey Kong Barrel Blast (Wii)
- DK: Jungle Climber (DS)
- Hercules no Eikō: Tamashī no Shōmei (DS)
- Klonoa: Door to Phantomile (Wii)
Project Sora
Formada recentemente, a equipe é pertencente 72% a Nintendo e 28% a própria Sora. Com mais ou menos 30 funcionários, a equipe é chefiada por Masahiro Sakurai, o criador das séries Smash Bros e Kirby. A expectativa é que o primeiro game da Sora seja anunciado no próximo ano, com lançamento somente em 2011. Na época de sua criação, Sakurai deixou claro que o principal objetivo da equipe era trabalhar na criação de games inovadores e hardcores, claro que com exclusividade nos consoles da Big N. Resta saber quais frutos essa nova equipe vai render.
A Nintendo ainda conta com a participação de uma série de equipes que não possuem ligação financeira com a Nintendo, mas atualmente só desenvolvem para Wii e DS. Confira a lista abaixo:
- 5th Cell – Criadores de Drawn to Life, Lock's Quest e Scribblenauts, todos para o Nintendo DS
- EA Salt Lake — Divisão da Eletronic Arts que trabalha somente com games para Wii e DS
- Fall Line — Divisão da Disney que também trabalha exclusivamente com as plataformas Nintendo.
- Firebrand Games — Divisão da Codemasters que trabalha comente com o Nintendo DS.
- Fuse Games — Empresa britânica especialista em games de pinball, tendo desenvolvido games do estilo baseados nas franquias Mario e Metroid.
- Headstrong Games — Equipe sediada em Londres, divisão da Kuju, responsável por games como Batallion Wars e House of the Dead Overkill.
- Jet Black Games — Formada por ex-membros da EA Canada, ainda não finalizou nenhum projeto.
- Jupiter — Apesar de oficialmente independente, já criou dezenas de games, exclusivamente em portáteis da Nintendo. Atualmente é parceira da SquareEnix no desenvolvimento para DS.
- Image Epoch – Outra equipe com forte apreço pelo Wii/ DS. Criou algumas das séries mais interessantes como Luminous Arc e o recente Arc Rise Fantasia
- Nibris – Apesar de não ter lançado nenhum game para nenhum console, a Nibris produz oficialmente quatro games, todos para plataformas Nintendo (incluindo o sumido Sadness).
- Shin'en — Desenvolvedora exclusiva de games para o DS.
E ainda existem as produtoras que não são oficialmente exclusivas, mas que já trabalharam (ou trabalham) com séries pertencentes à própria Big N:
- Artoon — Criadores de Yoshi Topsy-Turvy, Yoshi's Island DS, e Span Smasher.
- Cing — Desenvolvedora de games para DS como Trace Memory e Hotel Dusk: Room 215 além de ajudar na concepção do já clássico Little King's Story.
- Hudson Soft — Mesmo subordinada a Konami, a Hudson continua a ter uma relação bastante estreita com a Nintendo, tanto que criou a série Mario Party, uma das de maior sucesso da Big N.
- Good Feel – Desenvolveram Wario Land: Shake It! para o Wii
- iNiS — Desenvolvedora de games de ritmo para o DS como Osu! Tatakae! Ouendan, que no ocidente acabou chamado de Elite Beat Agents.
- Mitchell Corporation — Desenvolvedora de Polarium e Magnetica dois games para o DS.
- Next Level Games — Criadores da série Mario Strikers e de Punch-Out Wii.
- Sandlot – Atualmente desenvolvendo Dynamic Slash a ser publicado pela Nintendo.
- Suzak: Empresa japonesa que já criou games da série F-Zero e Wario.
- Team Ninja — Co-desenvolvedora do esperado Metroid: Other M.
- Tose: Desenvolvedores da série Legendary Starfy
- Treasure Co. Ltd — Desenvolvedores de Wario World (GC) e do clássico Sin and Punishment.
Excluímos dessa lista os times internos da própria Nintendo, como o Nintendo Entertainment Analysis and Development e o Nintendo Software Planning and Development. Eles serão tema de uma matéria futura aqui no Blast. Aguarde!