A Nintendo reportou os danos em seus lucros para o primeiro trismestre finaceiro de 2009, que terminou dia 30 de junho. Os lucros caíram em 60%, dos 107 bilhões de yens (£678m/$1.12b) para 42.3 bilhões de yens (£270.8m/$445m).
No que diz respeito aos consoles o Wii vendeu 2.2 milhões de unidades, 3 milhões a menos que o mesmo período do ano passado, enquanto o DS vendeu em terno de 6 milhões, apenas 1 milhão a menos que ano passado. No todo a Nintendo vendeu 52.62 milhões de Wiis e 107.74 milhões de NDSs
Como a NintendoBlast já havia reportado, a Nintendo vem sistematicamente culpando a crise econômica somada ao line-up fraco de jogos para esse período do ano (em comparação ao ano passado), mas continua firme com seu plano de negócios de vender 26 milhões de Wii's e 30 milhões de unidades de DS para esse ano fiscal que deve acabar em março de 2010. A Nintendo prevê queda de 12% na arrecadação total, o que significa uma arrecadação de 490 billion yen (£3.14b/$5.15b).
Mas como tudo muda do dia pra noite do mundo dos jogos, Monster Hunter 3 acaba de fazer TRIPLICAR a venda dos Wiis depois de receber um SCORE 40 da Famitsu. A nota mais alta da revista de jogos repercurtiu ao ponto da equipe responsável pelo novo jogo de Zelda dizer que vai precisar retrabalhar a arte para ultrapassar a qualidade gráfica de MH3.
Eu vou apostando que a crise não é tão apocalíptica, e que o lançamento de Pokemon/Dragon Quest e MH vão dar o fôlego que a empresa precisa. A bump nas vendas que os softwares promovem somados à uma iminente queda de preço dos consoles da Nintendo prevista para os próximos meses podem reverter a situação e acabar por fechar o ano fiscal no positivo. Alguem duvida?