Wii

A Primeira Hora: Speed Racer (Wii)

em 27/07/2009

Por KolnDoln Tentar fazer a primeira hora de jogo de corrida é um tanto difícil. Afinal, você basicamente acelera e estuda, a cada vol... (por Nintendo Blast em 27/07/2009, via Nintendo Blast)

Por KolnDoln

Tentar fazer a primeira hora de jogo de corrida é um tanto difícil. Afinal, você basicamente acelera e estuda, a cada volta, o melhor traçado da pista. Mas decidi fazer e escolhi este game por ser baseado do filme, e por isso há razões de dúvida sobre a qualidade do game. Afinal, sabemos que jogos e filmes dificilmente dão certo. Mas continuo levando em conta sempre a escolha de jogos medianos, porque falar dos grandes títulos já lançados para o Wii é muito fácil.

  • Abertura do jogo e o seu design

A compra deste jogo foi para mim muito ansiosa, claro, já havia visto fotos e videos, e a impressão que ficou em mente foi "F-Zero". Então, enquanto não chega e nem cheira um anuncio do F-zero de fato, este jogo chamou muito a minha atenção por muito tempo e agora finalmente o obtive.

Adoro ver as aberturas dos jogos, a tela inicial, espero muito algo legal (limpo e que dê gosto). Speed Racer não decepciona-me neste quesito. Abertura é quase uma apresentação dos pilotos e da pista, dá e aumenta o gostinho F-Zero de ser. As pistas super-futuristas e em ângulos dramáticos e sensacionais, vão passando e mostrando do que o jogo é capaz. A abertura só faz aumentar a vontade de jogar, com uma música bem tirada e bastante empolgante para começar o jogo.

Logo de início, após clicar em iniciar, há poucos pilotos para escolher, isto inclui os principais da série de anime. Não curto muito Speed Racer, mas acho o Corredor X, em primeiro momento, um personagem mais interessante e o escolho. Ao clicar no personagem, tenho uma imagem fantástica do modelo do carro. Quase vibro de tão bacana. Parece um tipo de F1 super evoluído (e se os carros de F1 já são do futuro, esses são ainda mais). Claro, para quem assistiu o filme, o modelo segue a linha do filme.

A curiosidade e a impressão da imagem do veículo foi tamanha, que retorno nos outros pilotos disponíveis para admirar cada um em particular. E aqui já percebo uma questão de gosto. Os veículos, assim como no filme, não seguem bem um padrão e as cores e desenhos são bem diversificados (muito além de F-Zero). E para quem é fã do anime, com certeza o Speed Racer é uma boa escolha.
  • Hora da corrida, e os controles...

No começo sinto a câmera distante, e ao mesmo tempo em cima demais do veículo, não há muito tempo quando inicia, o que achei ótimo (é 3,2,1 e go! sem apresentações e com posibilidade de acelerar e cortar a apresentação da pista ou da largada), exceto pela demora no loading, que foi bem utilizado dando dicas de manobras e explicando coisas úteis durante a corrida (há como colocar opção em português).

Usando apenas o Wii Remote na horizontal, como volante. O botão 2 serve para acelerar e o 1 para frear e dar ré, quando se está parado. O "+" (mais) é pause, e opções como sair da corrida. O "-" (menos) muda a câmera, deixando mais distante ou mais próximo.

Os botões A e B, no começo nada faziam, mas depois tornam-se mais úteis do que pode-se imaginar. O botão A serve para restaurar uma barra que fica no canto direito (que indica o dano do veículo). Se não o fizer o carro explode e você perde um bocado de posições e tempo. O botão B é o turbo. Uma outra barra azul vai enchendo enquanto você corre sem bater, e a medida que vai fazendo manobras (chamadas no jogo de car-fu), essa mesma barra azul serve tanto para recuperar o dano do veículo quanto para o turbo, o que faz variar a tática da corrida e torná-la difícil.

Os movimentos do wii Remote não se limita a imitar um volante, felizmente. E o direcional digital entra em ação em conjunto.

Algumas das manobras são fazer movimentos que desloquem o controle para esquerda e direita, assim o carro dá "escorões" nos adversários.

Ao fazer movimentos de baixo para cima ou de cima para baixo. O carro dá um salto, tal qual se vê no filme e no desenho. E a sensação (para quem curte o animê, claro) é muito legal. E faz pensar que está mesmo numa corrida do clássico.

Combinando esses dois movimentos com as respectivas direções do direcional digital, os movimentos se tornam mais rápidos e mais feroses. Exemplo, apertando o direcional digital para a esquerda, e deslocando o Wii Remote também para esquerda (mas pode ser para direita), o carro dará um giro de 180º. Se combinar com o direcional digital apertando para cima e o mesmo movimento de deslocamento para os lados, o carro salta num mortal empolgante e se feito corretamente ganha mais velocidade e preenche a barra azul mais rapidamente.

  • Um hora, duas pistas e três corridas

O jogo em si, é um jogo de corrida, claro. E o objetivo é vencer, chegar em primeiro. Mas o jogo não é somente uma corrida. Durante as três corridas que disputei, isso valeu o campeonato que são curtos, mas algumas pistas podem levar de 2 a 7 minutos para dar uma única volta. Senti-me como se estivesse num campo de batalha em movimento constante. E ao contrário do que se pode imaginar não é nem um pouco estressante e é bem viciante.

A música das pistas é simplesmente fantásticas e combina perfeitamente com a velocidade. A sensação de se jogar um F-Zero está lá, sem dúvida. Mas apenas nisso os jogos se aparecem. O jogo mais parece uma corrida de 500 milhas (ou fórmula Indy como preferirem), do que fórmula 1. E qual a diferença?

Bem simples, na fórmula 1 as curvas são mais fechadas e você basicamente tem que ter um excelente trabalho de freio e aceleração muito mais intensos do que as 500 milhas. Enquanto as 500 milhas valoriza-se muito mais o traçado da pista para fazer a volta mais rápida, e tudo mais está lá, como por exemplo pegar o vácuo do corredor da frente. E você perde tempo e velocidade se estiver no traçado errado (e esse é o ponto realístico do game, pouco mais o suficiente para torná-lo um dos melhores ou se não, ao menos uma boa pedida para o console). Porém, para a felicidade as pistas não são redondas, elas são amplas e alongadas e no começo é muito difícil fazer uma curva mais fechada sem esbarrar na lateral ou derrapar demais.

E tudo isso, somado a música, veículos bem desenhados e empolgantes, e mais gráficos, diria, a altura do Wii e que realmente impressionam por suas cores e formas, torna o jogo sensacional e viciante.

Vencer pode ser tanto difícil como fácil. No começo o nível de dificuldade é pequeno (como é de se esperar) e dá para notar isso na primeira corrida. Porém na secunda vista, com um visual mais espalhafatoso, mas ainda assim bonito e empolgante, já se pode notar uma dificuldade a mais, até porque a pista é mais longa. Inclusive perdi nela. Cheguei em 7º lugar e no final tinha a opção para correr novamente e foi o que fiz. E dessa vez consegui chegar numa posição mais confortável.

A maior graça do jogo está na dificuldade de correr perfeitamente, de acertar o traçado das pistas e fazer a volta mais rápida, o que é o ponto forte do jogo, na minha opinião, é claro. Pois a medida que algumas pistas são extremamente longas para fazer uma única volta, torna-se difícil acertar uma volta completa e perfeita, aumentando a graça de jogar mais vezes tendo esse objetivo (claro que aqui falo para quem é fã mesmo, daqueles loucos por jogos de corrida onde a velocidade é significativa).

Um ponto extra que é interessante e ao mesmo tempo até negativo ao jogo é poder utilizar os turbos em seqüência (e no total 4), pois o veículo atinge uma velocidade elevadíssima e constante o que tira um pouco da graça e da dificuldade do jogo. Mesmo assim ainda é bem legal.

Não deu ainda uma hora de jogo, desde que liguei e assisti a abertura. E por isso sobrou-me tempo para ir no modo tomada de tempo e dar umas voltas e aprender mais sobre as manobras, curtir mais o visual estonteante e verificar todas as opções do jogo (inclusive uma que ensina passo a passo cada manobra de forma crescente). O que é foi bastante útil para voltar a jogar dessa vez mais a altura dos adversários que não tem pena de você.
  • A primeira hora em Speed Racer

Achei o máximo que o jogo seja de corrida, afinal baseado num filme que não foi lá essas coisas. A ideia de extrair apenas a parte principal e mais interessante que o filme tinha, foi simplesmente a melhor jogada.

Após jogar, as comparações de outrora com F-Zero simplesmente se foram. O jogo não é F-zero e nem tenta ser. É totalmente original e feito para quem gosta de corridas. Senti-me jogando um título de Arcade, e essa sensação foi o que me fez adorar o jogo e foi além do que eu esperava.

Fazia tempo que não me sentia tão empolgado em um jogo de corrida, uma vez que hoje a maioria dos jogos você perde horas fazendo "manutenção" nos veículos. Acho que por ser do estilo Arcade é que torna o jogo de algum interesse. Vide jogos como Excite Truck ou sua recente continuação. São originais em suas formas e são Arcades, e isso os torna viciantes.

Não se pode esperar desses títulos a perfeição, e sim a emoção, a sensação e o prazer pela jogatina. E Speed Racer proporcionou-me muito bem isso e em apenas três corridas, já me fez sentir viciado

Os controles são bem precisos e a noção de velocidade é bem empolgante. Depois de jogar muito Mario Kart Wii, Speed Racer é simplesmente muito rápido e o único motivo do replay do jogo ser tão baixo é a ausência de um modo online, tinha que ter!

Mas mesmo sem o modo online, o jogo não é descartável, sem dúvida.

Jogo recomendado para quem gosta do estilo Arcade e também para quem não tem tido boas opções do gênero.
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