Parece ter virado um estigma dos RPGS unir grandes equipes em torno de um mesmo projeto. Foi assim há mais de quinze anos com Chrono Trigger, e desde aquele momento histórico vem se repetindo com certa constância.
Pois bem, a mais nova empreitada seguindo a risca essa escrita é o RPG Nostalgia, união de esforços da Tecmo, Red Company (conhecida pela série Sakura Taisen) e Matrix (que desenvolveu os remakes de Final Fantasy III e IV para o DS) que chega ao ocidente em setembro depois de um lançamento nada animador no mercado japonês.
Seguindo a fórmula básica dos games do gênero: batalhas por turnos, personagens em estilo anime e uma história heróica, a idéia é oferecer a mesma sensação que os melhores RPGs conseguiram, sem claro deixar de inovar.
A principal das inovações acontece logo no enredo. Ao invés de criar um mundo onde a história se desenrole, Nostalgia coloca como principal cenário o próprio planeta Terra no século XIX em meio a colonização e a revolução industrial. Completamente steampunk, o game tem como protagonista o jovem londrino Eddie, que viaja o mundo à bordo de um dirigível a procura de seu pai. E não pense que a história se restringe a capital inglesa. Você terá que viajar o mundo e visitar cidades como Cairo, Tokyo, Nova York e até mesmo o a selva amazônica! É clarop que durante a jornada outros personagens entram para a sua equipe (imagem acima).
É com base nesse dirigível, de curioso nome Maverick, que a jogabilidade foi criada. Espere muitas batalhas aéreas, lembrando vagamente outro sucesso do gênero, Skies of Arcadia. Nos mapas, você pode escolher voar em altitudes baixas e enfrentar inimigos mais fracos ou viajar em grandes altitudes, porém enfrentando desafios mais complexos.
O esquema tradicional de batalha proporciona os mesmos meios que a maioria dos RPGS: atacar, usar itens ou magias e se defender estão entre as opções disponíveis. O ganho de níveis usa um esquema parecido com Final Fantasy X. Visualmente, os traços são bem característicos, mas os modelos poligonais deixam a desejar se comparados a outros games mais recentes. Embora isso não seja um problem muito grande, empobrece o grande empenho em outros quesitos.
Com lançamento marcado para setembro pelas mãos da Ignition (mesma produtora que colocará Muramasa (Wii) no mercado americano), Nostalgia já é um dos games mais esperados pelos fãs do gênero. No Japão, passou desapercebido, mas quem sabe não tenha mais sorte no mercado ocidental. Vale a pena esperar e conferir.