Conheça Nostalgia (DS), o RPG que vai alçar vôo em setembro

em 25/07/2009

Parece ter virado um estigma dos RPGS unir grandes equipes em torno de um mesmo projeto. Foi assim há mais de quinze anos com Chrono Trig... (por Gustavo Assumpção em 25/07/2009, via Nintendo Blast)

nostalgia

Parece ter virado um estigma dos RPGS unir grandes equipes em torno de um mesmo projeto. Foi assim há mais de quinze anos com Chrono Trigger, e desde aquele momento histórico vem se repetindo com certa constância.

Pois bem, a mais nova empreitada seguindo a risca essa escrita é o RPG Nostalgia, união de esforços da Tecmo, Red Company (conhecida pela série Sakura Taisen) e Matrix (que desenvolveu os remakes de Final Fantasy III e IV para o DS) que chega ao ocidente em setembro depois de um lançamento nada animador no mercado japonês.

Seguindo a fórmula básica dos games do gênero: batalhas por turnos, personagens em estilo anime e uma história heróica, a idéia é oferecer a mesma sensação que os melhores RPGs conseguiram, sem claro deixar de inovar.

2

181043A principal das inovações acontece logo no enredo. Ao invés de criar um mundo onde a história se desenrole, Nostalgia coloca como principal cenário o próprio planeta Terra no século XIX em meio a colonização e a revolução industrial. Completamente steampunk, o game tem como protagonista o jovem londrino Eddie, que viaja o mundo à bordo de um dirigível a procura de seu pai. E não pense que a história se restringe a capital inglesa. Você terá 181044que viajar o mundo e visitar cidades como Cairo, Tokyo, Nova York e até mesmo o a selva amazônica! É clarop que durante a jornada outros personagens entram para a sua equipe (imagem acima).

É com base nesse dirigível, de curioso nome Maverick, que a jogabilidade foi criada. Espere muitas batalhas aéreas, lembrando vagamente outro sucesso do gênero, Skies of Arcadia. Nos mapas, você pode escolher voar em altitudes baixas e enfrentar inimigos mais fracos ou viajar em grandes altitudes, porém enfrentando desafios 181026mais complexos.

O esquema tradicional de batalha proporciona os mesmos meios que a maioria dos RPGS: atacar, usar itens ou magias e se defender estão entre as opções disponíveis. O ganho de níveis usa um esquema parecido com Final Fantasy X. Visualmente, os traços são bem característicos, mas os modelos poligonais deixam a desejar se comparados a outros games mais recentes. Embora isso 181039não seja um problem muito grande, empobrece o grande empenho em outros quesitos.

Com lançamento marcado para setembro pelas mãos da Ignition (mesma produtora que colocará Muramasa (Wii) no mercado americano), Nostalgia já é um dos games mais esperados pelos fãs do gênero. No Japão, passou desapercebido, mas quem sabe não tenha mais sorte no mercado ocidental. Vale a pena esperar e conferir.

181045


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.