Enquanto isso: Need for Speed pode voltar às origens

em 08/07/2009

Eis uma notícia que muito me agrada. É inegável o sucesso da franquia Need for Speed , principalmente a partir da época “Velozes e Furiosos... (por Jones Oliveira em 08/07/2009, via Nintendo Blast)

Eis uma notícia que muito me agrada. É inegável o sucesso da franquia Need for Speed, principalmente a partir da época “Velozes e Furiosos” com Need for Speed Underground. O jogo era empolgante, mas não simulava nadica de nada – era arcade demais para quem gosta de simulação. Pois bem, eis que o diretor de desenvolvimento da Criterion Games, Alex Ward, publicou no Twitter uma mensagem que indica o desenvolvimento de um título da franquia que remontará à versão clássica da série.nfs1-4

Para quem não lembra, a versão original de Need for Speed, chamada de Road & Track Presents: The Need for Speed, foi lançada para 3DO e trazia carros incrivelmente reais, com roncos de motor fieis aos das super-máquinas que naquelas pistas virtuais passeavam e um nível de simulação jamais visto até então. Além disso, o game trazia vários vídeos reais dos carros em ação, cantando pneu, em alta velocidade e derrapando pra lá e pra cá – nada mais emocionante que ver um Diablo fazer isso. A produção do game foi acompanhada por uma equipe de especialistas em automóveis e por fabricantes também – algo inédito naquela época.

nfs1-2 Need for Speed hoje está dividido em três linhas: Shift, que prioriza a simulação, Nitro, que tem mais as características arcades que o game teve nos últimos tempos, e World Online, uma tentativa de tornar o game um MMO (Multiplayer Massive Online). A equipe da Criterion, entretanto, afirma estar trabalhando em uma versão revolucionária. Seria ela essa versão que irá remontar às origens da franquia?

Particularmente eu espero que sim. The Need for Speed é criticado hoje por muitas pessoas por ter uma física horrível e ser extremamente difícil controlar os carros. Mas na época aquilo tudo era maravilhoso – o jogo era inteligente e revolucionário ao seu estilo. Mas o melhor mesmo eram os gráficos, a visão do cockpit particular de cada carro, as fotos dos carrões em todos os ângulos (por dentro e por fora) e os vídeos super empolgantes. Sem contar a sensação de realmente estar dirigindo uma Ferrari, um Porsche, um Mazda, um Viper, um Acura ou uma Lamborghini, graças aos maravilhosos efeitos sonoros, captados diretamente dos carros. Se a qualidade for mantida (guardando as devidas proporções, claro), eu torcerei bastante para que o game saia dessa forma – e claro, para uma plataforma Nintendo.

 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.