DS

Enquanto isso: com iPhone 3GS, Apple avança no mercado de games?

em 13/07/2009

Há algum tempo, fizemos aqui no Nintendo Blast uma análise do iPhone e seu papel no mercado de games , chegando à conclusão que o sistema... (por Sérgio Estrella em 13/07/2009, via Nintendo Blast)

iphone3gs

Há algum tempo, fizemos aqui no Nintendo Blast uma análise do iPhone e seu papel no mercado de games, chegando à conclusão que o sistema visa basicamente o que muitos gostam de chamar de “casuais”. De lá pra cá, a Apple anunciou uma nova versão do smartphone, o iPhone 3GS. Será que com o novo modelo, a plataforma avança no que diz respeito à games?

O iPhone 3GS tem o mesmo design do iPhone 3G, mas tem foco na velocidade: é 2,1 vezes mais rápido ao enviar mensagens e 2,9 vezes mais veloz ao abrir páginas web. Ele agora grava vídeo, ganhou nova câmera de 3 MP e recurso de controle por voz. Além disso, usa materiais mais ecológicos, como vidro sem arsênio e LCD sem mercúrio, e sua bateria ganhou maior durabilidade.

No que diz respeito ao sistema operacional, o 3GS vem de fábrica com o iPhone OS 3.0, nova versão que também estará disponível para o modelo 3G. Em outras palavras, todos os aplicativos e jogos para o sistema também deverão funcionar no modelo “antigo”, o que impede o uso das melhores especificações pelos desenvolvedores, oferecendo apenas um melhor desempenho na versão 3GS – o que, em se tratando de jogos, não significa nada.

Conclusão: por um lado o iPhone não ganhará jogos tecnicamente melhores, mas por outro verá sua base ampliada pelo novo modelo. Apesar disso, não é possível notar nenhum avanço da plataforma dentro do universo gamer. Ao que parece, a Apple não está mesmo visando este mercado, e os jogos são apenas um “extra” no iPhone, que só deverá ver novidades mais substancias numa futura nova versão. Portanto, o Nintendo DS – ou mesmo o PSP –, continua sendo a melhor opção para quem procura um videogame portátil.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Sérgio Estrella
Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).