Jogamos

Análise: Grand Slam Tennis (Wii)

Games de esporte são quase sempre do tipo ame ou odeie. E isso porque na maioria das vezes exigem um tempo absurdo pra se “pegar o jeit... (por Gustavo Assumpção em 09/07/2009, via Nintendo Blast)

Untitled 1[4]

Games de esporte são quase sempre do tipo ame ou odeie. E isso porque na maioria das vezes exigem um tempo absurdo pra se “pegar o jeito” e conseguir realmente ser competitivo. Desde o início eu me perguntei se esse seria o caso de Grand Slam Tennis, o mais completo game do gênero a aparecer no Wii. Deu pra entender a expectativa?

grand-slam-tennis-10-20090310014903190_640w[3]Um ace em apresentação

Logo que você liga o Wii, o que mais chama a atenção no game é a maneira cuidadosa com que a EA tratou o acabamento de cada detalhe. É só prestar atenção nos menus, na dublagem e na licença oficial de dezenas de marcas de produtos esportivos, incluindo bonés, camisetas, bandanas e outras parafernalhas. Isso sem contar a exclusividade dos direitos de Wimbledon, Grand Slam que não é encontrado em nenhum outro game do gênero.

É claro que a licença de tenistas oficiais também não poderia faltar. A lista completa conta com os grandes nomes do esporte na atualidade além de tenistas que estão na história da modalidade. A lista completa é a seguinte:

  • Chris Evert (USA)
  • Justine Henin (BEL)
  • Martina Navratilova (USA)
  • Andy Murray (GBR) 
  • Michael Stich (GER)
  • Lindsay Davenport (USA)
  • Pat Cash (AUS)
  • Kei Nishikori (JPN)
  • Lleyton Hewitt (AUS)
  • Venus Williams (USA)
  • John McEnroe (USA)
  • Bjorn Borg (SWE)
  • Pete Sampras (USA)
  • Stefan Edberg (SWE)
  • Boris Becker (GER)
  • Roger Federer (SUI)
  • Rafael Nadal (ESP)
  • Andy Roddick (USA)
  • Novak Djokovic (SRB)
  • Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
  • Serena Williams (USA)
  • Maria Sharapova (RUS)
  • Ana Ivanovic (SRB)

Um ponto bastante chamativo logo que o jogador entra em contato com o game é o tratamento visual que a EA deu aos gráficos do jogo. Apesar da torcida possuir um aspecto mecânico horrível, a animação dos tenistas e a caricaturização feita é muito boa. A narração das partidas é um ponto que poderia ter sido melhor aproveitado. Os comentários são poucos, repetitivos e nada animadores.

 

Remote finalmente uma raquete!

174403 (1)    Logo após a surpresa da boa apresentação, o jogador pode escolher entre três modos principais de jogo. No primeiro, um single game básico podendo ser disputado em duplas ou contra um amigo. No segundo, o Tennis Party, vários minigames com regras das mais estranhas colocam até quatro jogadores na disputa.

174402Mas o modo que realmente brilha é o Grand Slam. A idéia é que ele, obviamente, simule a carreira de um atleta desde o início. Para isso, você deve começar criando a aparência do seu tenista, incluindo nome e sobrenome, cor da pele, tipo de cabelo e a roupa que ele usará. Depois é hora de encarar os desafios, que são ambientados em quatro grandes grupos, cada um tendo como plano de fundo um Grand Slam. 174406Esses grupos são compostos de confrontos contra oponentes e desafios retirados do modo Tennis Party.

Alguns desses desafios e confrontos, concedem ao jogador itens novos e até mesmo melhoria de suas habilidades. Se vencer a russa Ana Ivanovich por exemplo, seu personagem se tornará mais rápido (já que essa é a principal característica dela). O sistema é simples, funcional e sem complicações.

Mas talvez a grande dúvida era como se comportariam os controles do game. Pois bem, a resposta é a seguinte: com ou sem o Motion Plus são os mais realistas já criados em um game de tênis. Grand Slam exige do jogador uma perícia única, uma atenção tremenda e um controle de força/ posicionamento bem grande.

grand-slam-tennis-10-20090310014906487_640w[3]Não pense que é fácil se acostumar com os comandos. Leva tempo para você conseguir dosar a força de forma funcional e eficiente. Mas depois de algum tempo de treino e empenh   o é perfeitamente possível ser competitivo e se dar bem nos torneios.

Com o MotionPlus, a jogabilidade melhora consideravelmente. Principalmente porque os controles ganham um dinamismo impressionante e um realismo até certo ponto frustrante. A precisão de fazer jogadas com mais efeito ou então velocidade aumenta e se torna mais fáceis. Fácil também é errar a quantidade de força aplicada e ouvir o famoso “out”. Garanto que você vai ouvir várias vezes…

Resumindo, Grand Slam Tennis é um game que exige muito do jogador. E quem estiver disposto a se dedicar no início vai ter acesso a uma experiência de jogo extremamente satisfatória. Sem medo nenhum, esse é o melhor game de tênis já criado.

Grand Slam Tennis – Nintendo Wii – Nota Final: 8.5

Gráficos: 7.5 Som: 7.0 Jogabilidade: 9.0 Diversão: 9.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa, quero muito esse jogo, nao achei uma nota muito boa, mas nao me importo para notas, deve ser demais

    ResponderExcluir
  2. Não gostei nem um pouco a jogabilidade com o wii motion plus é um furo nesse jogo

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vou esperar pela próxima versão da série Top Spin para o Wii, que certamente também usará o Motion Plus. Virtua Tennis é arcade demais e esse Grand Slam Tennis está dividindo opiniões.

    ResponderExcluir
  4. esses jogos dão raiva porque parece tudo port...

    ResponderExcluir
  5. port ? pensei que esse jogo fosse "exclusivo" pro WII.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que era exclusivo, mas se é, mais parece um semi exclusivo...

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo não parece ser muito bom.
    Sei lá, alguma coisa nele não me atrai

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha a mesma sensação, mas após jogar mudei rapidinho de opinião

    ResponderExcluir
  9. Já que vc disse. Quem sabe algum dia eu teste.(talvez no dia em que eu tiver um Wii)

    ResponderExcluir
  10. orra, deve ser muito bom jogar isso com o motion plus :D

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. [orra, deve ser muito bom jogar isso com o motion plus ]
    Não é, o jogo foi muito mal programado para usar o motion

    ResponderExcluir
  13. Nunca gostei dos gráficos desse jogo... vamos ver a jogabilidade, q é o q interessa

    ResponderExcluir
  14. Caraca tem certeza? Ouvi falar maravilhas dele.

    ResponderExcluir
  15. Tico, joguei ele aqui em casa é uma porcaria

    ResponderExcluir
  16. Nem é tudo isso... estou com ele aqui, ele é bem legal, mas nem de longe é o melhor game de tenis já criado, Virtua Tennis pra PS3 dá um baile nele... eu esperava sinceramente mais do Motion Plus, é vdd ele entende spins, slices e as famosas chapadas(bolas sem efeitos) mas os slices geralmente seguem o mesmo curso, deixadinhas são quase impossiveis(o que vc consegue é que a bola fique lenta mas ela nao para na beira da rede...) bem, acho sinceramente que a EA deveria ter focado um pouco mais nos controles do Motion Plus.

    O modo Grand Slam, achei muito ruim... tudo bem vc cria seu personagem e faz o modo carreira isso é legal, mas... e se vc quisesse jogar com o federer? nadal? murray?djokovic? Não tem como! Isso eu achei bem ruim... nao sei se essa serie ja existia antes... mas o jogo me decepcionou um pouco.

    Entretanto nao deixa de ser um bom jogo.

    ResponderExcluir
  17. vo compra quando estiver com ii motion plus

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google