Logo no lançamento, o Wii foi vítima de uma verdadeira praga que assolou o lineup dos primeiros anos de vida do console. Hoje, parece que está esse problema está em parte superado. Mas para relembrar essa página da história do console, elaboramos um Top 10 com os melhores ports que apareceram no console.
10. House of the Dead 2&3 Returns - SEGA
Um ótimo exemplo de como um port pode ser ligeiramente melhorado. Trazendo as então duas últimas versões da série (2 do Dreamcast e 3 do X-box), Returns trazia controles extremamente simples e funcionais, apesar dos games parecerem datados e superficiais. O curioso é que fez um enorme sucesso, principalmente no continente europeu. House of the Dead 2&3 Returns alcançou mais de 900 mil unidades vendidas pelo globo.
9. Godfather Blackhand Edition – EA
Godfather foi um game que despertou sensações diversas nas mais diferentes pessoas. E é claro que esse port para o Wii repetiu em muito esse sentimento. Blackhand não é um game ruim, afinal conta com o mesmo valor de produção do original, mas parece em muitos momentos um game menor e portado as pressas. Mesmo assim, merece algum crédito. É um game bem jogável.
8. Scarface – Atari
Outro game bastante controverso, principalmente pela jogabilidade clone de Grand Theft Au to e a violência gratuita das missões, Scarfarce vale somente para quem foi/ é fã do ótimo filme que originou o game. Tecnicamente o game é bastante problemático, embora os controles no Wii tenham ficado em muitos momentos melhor que o original. É um game, como já foi dito, controverso, mas cheio de estilo.
7. Medal of Honor Heroes 2 - EA
Usando muito bem o pointer, Heroes 2 é um sólido game da série Medal of Honor. Apesar das missões não serem lá muito originais e do visual ser de um game de PSP, ele agrada os fãs de FPS, que até aquele momento tinham poucas opções do gênero no console. Quem superar os problemas técnicos, vai se divertir.
6. Metal Slug Anthology – SNK Playmore
Essa coletânea dos games "Metal Slug", "Metal Slug 2", "Metal Slug X", "Metal Slug 3", "Metal Slug 4", "Metal Slug 5" e "Metal Slug 6" é um sopro de nostalgia em quem cresceu jogando videogame. Vale mais por essa sensação de regressão ao passado, já que todos os games são meio parecidos, tornando a coletânea bem repetitiva.
5. Table Tennis – Rockstar
Table Tennis teve a difícil missão de ser um port de um dos games mais impressionantes da primeira leva do X-box 360. Perdendo o modo online e o realismo visual, o game ga nhou em jogabilidade, apesar de não ter controles com a precisão esperada. É um belo game pra se jogar descompromissada, divertido, mas parece necessitar de uma lapidação maior.
4. New Play Control Pìkmin – Nintendo
O melhor dos “Play Control” lançado até agora é um presente para quem não teve a oportunidade de jogar um dos games mais inovadores da geração passada. E um dos mais carismáticos também. Os co ntroles aqui ficaram muito bons, práticos e eficientes. É um game bem acima da média e ainda hoje, mostra que envelheceu muito bem.
3. The Legend of Zelda Twilight Princess – Nintendo
Para muitos, Twilight não pode ser considerado um port. Mas a verdade é que ele foi apenas portado do GameCube para o Wii, se aproveitando claro das funcionalidades do controle do videogame branco da Nintendo. Controverso, Twilight apresenta alguns defeitos grave s problemas em sua estrutura técnica, como um visual meio “embaçado” e perdas poligonais. A trilha sonora também deixou muito a desejar. Apesar desses pequenos problemas, o game é muito acima da média.
2. Okami – Capcom
O que dizer de um dos mais belos games de todos os tempos? De uma expressão artística rara, é uma verdadeira aula d e estilo e como fazer um game carismático e impactante. No Wii, o controle via Remote + Nunchuk trouxe uma imersão e uma precisão ainda maior na jogabilidade. É um game imperdível para qualquer dono do console.
1. Resident Evil 4 Wii Editiom – Capcom
O melhor port no Wii é talvez o melhor game da geração passada. Com uma riqueza de jogabilidade ímpar, uma atmosfera muito bem criada e uma jornada surpreendente e divertida, RE 4 Wii Edition tem ainda a adição dos controles mais precisos em um game do gênero no con sole. Pra muitos é um game condenável no que mudou os rumos da série para games com mais ação em detrimento da temática mais Survival Horror. Eu porém vejo isso de uma forma extremamente positiva. É o caminhar normal de uma série que precisava se reinventar. E o fez de maneira perfeita.