Enquanto isso: E o Zeebo?

em 08/06/2009

Zeebo, para aqueles que não sabem, é um novo console produzido pela Tec Toy. O que o faz ser diferente dos outros consoles é a maneira com... (por Heitor De Paola em 08/06/2009, via Nintendo Blast)


Zeebo, para aqueles que não sabem, é um novo console produzido pela Tec Toy. O que o faz ser diferente dos outros consoles é a maneira como se adquire jogos para ele. Não existem entradas físicas para cartuchos, CDs ou DVDs. Todo o seu conteúdo é baixável através de uma rede 3G, chamada de Zeebonet. Ou seja, não é necessário que haja uma conexão com a internet para que se tenha acesso ao conteúdo. Desde que o sinal exista em sua área você poderá baixar jogos. Jogos esses, aliás, totalmente em português e com preços que começam em R$ 9,90.

Muita coisa tem sido dita sobre o Zeebo. Alguns aprovam a ideia enquanto outros prevêem uma completa falha. Muitos o comparam também com consoles da atual geração, dizendo que o bebê da Tec Toy não tem chance de competir com eles. Então é necessário que uma coisa fique clara: O Zeebo não chegou para competir neste mercado.

O Zeebo não foi feito tendo em mente você, jogador que provavelmente se encaixa no grupo "hardcore" e está a par de todas as últimas notícias e lançamentos do mercado. Ele aparece como um console voltado mais diretamente a classes com poder aquisitivo mais baixo, oferecendo muito mais atrativos do que um Mega Drive com jogos na memória, por exemplo. Além disso, um de seus controles, o chamado controle boomerang, tem um acelerômetro. Isto possibilita o comando de alguns jogos apenas com movimentos - não muito diferente do que temos no Wii - um tipo de diversão que estava, antes disto, completamente inacessível àqueles que não podem comprar o console da Nintendo. Também vale lembrar, como já citado acima, que todos os jogos do Zeebo estão em português. Isto, por si só, abre a possibilidade de aproveitamento para um grande público que nunca teve a oportunidade de estudar uma outra língua. Também vale ressaltar que não sabemos o futuro do Zeebo. A impossibilidade da existência de jogos piratas pode ser um grande atrativo para produtoras, em especial as indies. Quem sabe isto abra espaço para o aparecimento de vários jogos de origem brasileira que não teriam oportunidade em outros consoles. Se isto se tornará realidade, só o tempo nos dirá.

O Zeebo vem com seis jogos gratuitos (Fifa 09, Need For Speed Carbon, Treino Cerebral, Quake I, Quake II e Prey Evil); para adquirir outros jogos é necessário a compra de Z-Credits. Estes créditos ficam associados ao seu console e não a uma conta. A compra pode ser feita de diversas maneiras, como cartão de crédito, boleto bancário ou cartões pré-pagos.

Como dito, as opiniões sobre a empreitada da Tec Toy variam. Pessoalmente, acho ela muito interessante e válida. Existem alguns pontos incertos, como o preço do console - um tanto salgado no momento - mas já houve um anúncio de que ele provavelmente será diminuído até o fim do ano.


Esperemos para ver então, que rumo o Zeebo tomará.

Como adendo, fica aqui uma campanha publicitária para divulgar o novo console:



Site oficial: http://www.zeebo.com.br/

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.