Não teve como não se decepcionar com a coletiva que a Nintendo realizou ontem no pré-E3. Enquanto todos esperávamos algum grande game novo ou principalmente, algum periférico inovador, eis que a Nintendo fez o arroz com feijão que aparentemente virou regra para a produtora. No geral, a coletiva não foi ruim. É só comparar com o desempenho do ano passado e ver que bons games foram divulgados. O problema é que mais uma vez só vimos continuações de séries consagradas. Novos EPs parecem estar bem longe dos desejos da Nintendo.
Mas talvez o pior erro da Nintendo foi ter que engolir que as suas duas principais concorrentes – Sony e Microsoft – apresentaram soluções muito viáveis para concorrer com o Wii. E mais que isso. Se levarmos em consideração o Project Natal, apresentado pela Microsoft, vemos que a evolução do sistema de reconhecimento de movimentos pode nos levar a um caminho inimaginável, que parece não ter sido acompanhado pela Nintendo. Resumindo: a Big N se acomodou. Se os concorrentes conseguirão suplantar o Wii, ainda é muito cedo pra saber. O que podemos dizer é que a Nintendo precisa mostrar mais garra e empenho do que vem mostrando. Em todos os sentidos.
Outro ponto que a estratégia da Nintendo parece confusa e sem direção é com relação ao seu serviço de downloads. Pouquíssimos games foram anunciados para WiiWare e DSiWare. Nem o interessante Rock´n Roll Climber, apresentando na GDC, esteve presente. Juntando isso ao sistema online pífio do Wii, fica realmente complicado crer que algum dia o console ofereça um bom conteúdo na área. E conteúdo bom é a chave para manter o público fiel.
Quanto ao lineup do Wii para 2009, a expectativa é baixa. Dos games Nintendo apenas Wii Sports Resort, Wii Fit Plus e New Super Mario Bros. Wii chegarão até o fim do ano, três games com apelo casual. Os demais só em 2010. No DS, esse ano teremos The Legendary Starfy, Fossil Fighters, Professor Layton and the Diabolical Box, Mario and Luigi Bowser Inside Story, Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky, Style Savvy e The Legend of Zelda: Spirit Tracks.
O Wii claramente será segurado pelas thirdies que possuem boas novidades. The Conduit, Dead Space Extraction, Grand Slam Tennis, Silent Hill Shattered Memories. RE Darkside Chronicles, FF CC Crystal Bearers, Red Steel 2, Rabbids Go Home, TMNT Smash Up… é uma ótima linha de exclusividades, mas a sensação é de que ainda falta algo novo…
A questão é: o que vai acontecer a partir de agora? Acho que é uma questão. como já foi dita, que só o tempo poderá dizer. Tudo vai depender da capacidade de superação da Big N e da recepção que o público terá das novidades de Sony e Microsoft.