Todos estão dizendo porai e poraqui que a Nintendo talvez não tenha feito uma conferência à altura da Microsoft e da Sony, apresentando apenas o que era esperado e óbvio – continuações de franquias de sucesso, sem muita inovação. E um desses anúncios foi o de New Super Mario Bros. Wii.
E não demorou muito para que surgissem críticas ao novo-velho jogo da franquia para o Wii. Quem jogou a demo do título percebeu que NSMB Wii apenas captura o que havia de mais desinteressante no título do DS e o trás para o Wii, como se isso fosse capaz de fazer algum sucesso. A jogabilidade se apresenta a mesma dos jogos da série – estilo plataforma 2D com leves toques 3D que consagraram o título para o DS. Agora também existe a possibilidade de jogar com até 4 jogadores simultâneos na tela. O problema é que isso não empolga em nada o jogador, já que a física do jogo foi alterada – para pior.
Gus Lanzetta, colaborador da UOL, citou:
“Uma pena que a física está bem mais difícil de dominar do que nos antigos jogos da série. E também é uma pena que ficar fazendo bagunça pelo cenário com quatro pessoas não lembre em nada à experiência de jogos típicos do Mario. O fator exploração, de jogar no seu ritmo já era. E como toda vez que um dos jogadores morre ele retorna quase que instantaneamente, todo o desafio parece desaparecer.”
Particularmente eu acho uma pena a Nintendo não conseguir fazer algo realmente de novo para o seu console – principalmente na E3, momento chave para anunciar algo que dê uma chacoalhada na indústria. De um lado temos o lançamento de Mario Galaxy 2, que é fenomenal em todos os seus aspectos, e do outro temos New Super Mario Bros. Wii que parece está chegando só para encher linguiça, com mais do mesmo que foi visto no DS.
Resta a nós, gamers, esperar para que o jogo, quando no seu lançamento, traga novidades que realmente façam valer a pena comprar o game.