Tudo começou com uma breve demonstração de Beatles Rock Band. Um pouco de gameplay foi mostrado, além de finalmente termos visto como os Beatles foram recriados virtualmente. Também foi dito que a música All You Need is Love será exclusiva do 360. Eis o maior exemplo da briga pelas exclusividades. Uma única música de diferença se torna highlight da conferência – e olha que nem é uma das melhores da banda.
Em seguida foi a vez de Tony Hawk subir ao palco e falar sobre o periférico necessário para se jogar Tony Hawk Ride. Apesar de toda a crítica inicial, estou começando a simpatizar com a ideia. O Skate parece ser muito bem feito, contando com um detector de movimento bem preciso. Além disso, ele conta com um sensor infra-vermelho na lateral. Isso possibilita simular a ação de passar o pé no chão para pegar velocidade com um skate, é muito interessante.
Mas por mais que muitos estivessem interessados em saber mais sobre o skate de mentira, a animação verdadeira apareceu
Sobe ao palco então Moromu Toriyama e Yoshinori da Square Enix, para mostrarem pela primeira vez Final Fantasy XIII rodando em um 360. Foi perceptível que o vídeo não empolgou muito os presentes, ainda mais por se tratar do mesmo demo já visto diversas vezes. Ao menos, uma data de lançamento foi finalmente definida: Primavera do hemisfério norte de 2010, ou seja, outono por aqui.
A partir deste momento, uma série de jogos, ditos exclusivos da Microsoft, apareceram. Em primeiro lugar surgiu Cliff B. da Epic, para mostrar Shadow Complex. Como foi dito pelos próprios criadores, o sistema de jogo é baseado naquele visto pela primeira vez
Em seguida foi mostrado rapidamente um jogo chamado Joy Ride, que será gratuito e oferecerá suporte aos avatares (sabe, aqueles clones de Miis?). A brevidade deste título só foi superada por Crackdown 2, que teve um trailer tão curto que mostrá-lo ou apenas dizer que o jogo existe resultaria na mesma coisa.
Em contrapartida, o jogo mostrado a seguir foi realmente uma surpresa. Apesar dos boatos que rolaram parecerem completamente inverossímeis, Left 4 Dead 2 é uma realidade. Tudo que foi mostrado foi um vídeo, provavelmente, da introdução do jogo. Ainda assim, é possível presumir que a continuação dará um enfoque maior a armas brancas, como serras-elétricas e frigideiras, ao invés de armas de fogo. O jogo tem data de lançamento para dia 17 de novembro.
Foi então a vez de Sam Fisher dar o ar da graça. Conviction é real, e está fantástico. Aqueles que jogaram antigos jogos da franquia irão se surpreender, pois o protagonista está muito diferente. A sua missão agora é a busca de uma vingança contra o assassino de sua filha. E isso realmente alterou a psique do personagem. Fisher está mais brutal e violento do que nunca, sem se importar em quebrar vasos sanitários com a cabeça das pessoas que está interrogando. Sai ainda este ano.
Depois disso, duas franquias já consagradas dá Microsoft marcaram presença. A primeira foi Forza 3, que promete bastante com vários recursos de compartilhamento e criação de skins de carros, e
Outro jogo que apareceu na conferência que era muito esperado foi Alan Wake. Há anos pouquíssimas informações eram liberadas sobre o jogo, mas a expectativa do mesmo sempre foi muito grande. Enfim gameplay foi mostrado, e parece muito interessante. Mas a maior surpresa ainda estava por vir...
Ou, ao menos, deveria ter sido a maior surpresa. Imagine como seria a reação das pessoas se, do nada, Hideo Kojima aparecesse na palestra da Microsoft? Seria um espanto e tanto. Infelizmente, toda essa tática de contadores em cima de contadores (em cima de contadores) serviu apenas para uma única coisa: desinteresse completo da maioria. Percebia-se que a surpresa que a revelação deveria causar não estava presente porque muitos já a esperavam. E o pior de tudo é que a notícia foi boa: Um novo Metal Gear está sendo feito para o 360, se chamará Metal Gear Solid Rising, e terá Raiden como protagonista. Agora, lembra-se do que disse acima que todos os jogos mencionados a seguir seriam exclusividade do 360? Bem, parece que a Microsoft andou contando algumas mentirinhas, pois o Twitter de Leigh Alexander da Gamasutra confirma que essa exclusividade não existe.
E, por fim, chegou a vez de falar dos melhoramentos que ocorrerão com o próprio console. O 360 receberá uma série de novos recursos, como Last Fm, o Zune vídeos (com vídeos de qualidade 1080p) e Facebook. Mas a grande notícia veio em seguida.
Talvez você já tenha ouvido falar que controles através de movimento são a maior coisa desde que inventaram pão de forma sem casca? Bem, desde que a Nintendo mostrou esse caminho muitos se mostraram interessados, e a Microsoft mostrou a sua versão da ideia. Trata-se de uma câmera que ainda não tem nome, é apenas chamada de Projeto Natal. Ela é capaz de detectar movimentos corporais completos, até mesmo pernas. A ideia é apagar qualquer resquício de um controle: O controle será você! Alguns tech demos foram mostrados: Um deles simula o movimento de jogar tinta em uma tela, enquanto outro pede que o jogador rebata algumas bolas vindas em sua direção. A câmera não é apenas capaz de captar movimentos, como reconhece voz e pode escanear objetos. Por exemplo, durante o demo das tintas, tudo que era necessário era dizer “marrom claro” ou “azul escuro” e a cor mudava instantaneamente. Até mesmo Spielberg subiu ao palco mas, ao invés de anunciar algum jogo que usasse o periférico, apenas disse o quanto o achava fantástico e que não podia esperar para trabalhar com ele no futuro.
O argumento por trás da ideia é que a existência de controles inibe as pessoas de se aproximarem de jogos. Nas palavras do próprio Spielberg “não é sobre reinventar a roda; é sobre tornar a roda invisível”. Kudo Tsunoda, um dos idealizadores do projeto, ainda aproveitou para tirar uma lasca do Wii ao dizer “você faz exercícios verdadeiramente. Não é o tipo de jogo em que você fica balançando um controle que nem bobo”.
Para fechar o quadro sobre o Projeto Natal, Peter Molyneux subiu ao palco para falar das possibilidades do projeto. Mostrou uma IA programada em um garoto, e como é possível interagir com ele através da câmera. A pessoa que está interagindo faz um desenho no papel e ergue em direção á câmera. Ela automaticamente escaneia a folha e o desenho contido nela, para então criar uma reação condizente ao garoto. Se tudo isso é verdade ou não, é difícil dizer. Apenas quando ela estiver disponível para teste é que saberemos.
O fato é que esta parece ser uma grande aposta da Microsoft. Como Peter Molyneux disse ao final “a quebra com o passado é clara. (...) com o Natal, todo mundo jogar com o melhor controle jamais inventado: você!”